Falar inglês pode ser uma maneira de abrir portas e desbravar certos caminhos profissionais. Afinal de contas, essa é uma das línguas mais influentes no mundo e saber falar um segundo idioma pode ser uma maneira de valorizar seu currículo. Além disso, dominar a língua inglesa também pode trazer uma série de benefícios, como: aprender mais sobre outra cultura, mais chances de comunicação na hora de viajar, poder ler livros que ainda não foram traduzidos, entre outros. Ou seja, sua carreira ganha muito!

Saber uma segunda língua é algo que não faz bem apenas para a sua carreira profissional, mas também para seu – conhecimento pessoal. Pois, saber falar inglês, garante que você continue aprendendo  e melhore a forma que se expressa e se comunica, além de conhecer melhor a língua materna.

Isso acontece porque o estudo de uma língua estrangeira faz com que você estude sobre o seu próprio idioma, melhorando consideravelmente os conhecimentos das normas, tanto da modalidade escrita da língua, quanto da modalidade oral da língua.

Neste post, vamos dar mais detalhes de como estudar inglês e as maneiras mais acessíveis para dominar o idioma. Confira!

Leia também: Série profissões do futuro: inovação e tecnologia

A importância estudar inglês

Saber falar um segundo idioma é algo que torna você alguém bastante diferenciado. Vale lembrar que isso serve tanto para sua carreira profissional, quanto para a vida pessoal. No entanto, estudar inglês até por apps pode trazer diversos benefícios e um deles é o conhecimento. Quem estuda e é fluente em uma segunda língua, geralmente, agrega mais conhecimento sobre outras culturas e tem mais facilidade de comunicação.

Além disso, ser proficiente em um segundo idioma pode ser uma boa estratégia para se recolocar profissionalmente, ou até mesmo estudar no exterior. Pois vale lembrar, que para quem deseja fazer um curso de pós-graduação nível mestrado e doutorado, é imprescindível o domínio de uma segunda língua. Pois uma das etapas para a seleção dessas pós é a prova de proficiência em língua estrangeira.

Portanto, se você deseja dar uma incrementada nos estudos, carreira profissional ou até mesmo investir em uma aprendizagem para benefício pessoas, saiba que estudar inglês pode ser uma excelente opção.

Veja a seguir e descubra porque isso pode ser tão interessante:

1- A possibilidade de aprender ainda mais

Se existe algo que uma língua insere na mente de uma pessoa, é a possibilidade de aumentar o conhecimento. Estudar inglês pode ser uma boa estratégia para aumentar o vocabulário, saber mais sobre outra cultura, mais poder de comunicação e expressão, por exemplo.

Se você tem fome de conhecimento, aprender outros idiomas pode ser uma maneira de alimentar essa fome. Pois, essa atividade permite que você continue exercitando o cérebro e a memória. Portanto, dois fatores essenciais para o aprendizado.

Nesse sentido, quando você for estudar alguma disciplina mais complexa ou conteúdo mais complicado, você terá mais facilidade para fazer isso.

Leia também: Saiba como funciona o Duolingo: app para estudar inglês

2- Melhorar a comunicação

Quanto mais se aprende e se estuda um outro idioma, melhor fica a comunicação. Estudar inglês pode permitir que você faça aulas de conversação e conheça novas pessoas durante essas atividades. O que pode ser uma maneira de melhorar bastante essa habilidade.

Pois, ao ter contato com outro idioma e falar com outras pessoas, você começa a adquirir uma desenvoltura melhor, podendo ser uma eficiente estratégia para ajudar a quebrar a timidez e adquirir mais confiança em seus atos comunicativos.

3- Crescimento pessoal

Estudar inglês além de ser um aprendizado interessante. Essa pode ser uma chave para o crescimento pessoal. Pois você terá contato com algo que é novo, aprenderá muito sobre algumas questões referentes aos países que falam essa língua. Ou seja, você irá imergir em uma outra cultura e isso será fundamental para adquirir mais conhecimento.

Portanto, essa acaba sendo uma maneira muito eficiente de investir em você para desenvolver competências que até então não eram conhecidas.

Quando você perceber, será possível notar que é possível se comunicar, ouvir e entender outra língua que até então era estranha. Isso trará uma sensação muito boa de satisfação e crescimento pessoal.

4- Possibilidade de estudar em outros países

Essa é uma das maiores vantagens de estudar inglês. Pois quando chegar a hora de você fazer um curso de intercâmbio ou uma pós-graduação, você terá mais facilidade em dar conta de uma segunda língua.

Vale lembrar que estudar fora pode ser um grande diferencial para o currículo e para a carreira profissional. Para isso, é necessário fazer provas e testes que avaliam como está o seu nível de proficiência.

Um bastante conhecido no meio acadêmico é o TOEFL (Test of English as a Foreign Language), traduzindo, seria como teste de inglês como língua estrangeira. Vale lembrar que esse exame é requerido em muitas universidades internacionais, portanto, um meio de ingresso para estudar no exterior.

Ao estudar inglês, você estará com esse idioma afiado e não terá dificuldades em realizar esse teste. E isso acaba sendo uma mão na roda, pois é uma coisa a menos para se preocupar.

5- Menos dificuldades na hora de viajar para o exterior

Estudar inglês garante a você mais autonomia com essa língua. Isso acaba sendo uma grande vantagem na hora de viajar. Como o inglês é uma língua muito influente, estudá-la permite que você possa se comunicar com inúmeros habitantes de diversos países.

Portanto, essa pode ser uma maneira de sofrer menos com a comunicação na hora de viajar, permitindo que você tenha mais tranquilidade. Vale lembrar que, nos dias atuais, existem diversas fontes de estudar inglês, isso pode ser feito com vídeo aulas ou até mesmo através de plataformas de ensino online.

Leia também: Conheça agora os melhores países para intercâmbio

6- Mais possibilidades de diversificar fontes de conhecimento

Muitas obras importantes da literatura ou da ciência ainda não foram traduzidas para o português. Portanto, estudar inglês pode permitir que você tenha acesso a elas e garanta o conhecimento antes que uma tradução chegue ao mercado nacional.

Essa pode ser uma maneira de você ganhar tempo e adquirir mais conhecimento, fazendo com que seu estudo tenha uma fonte bibliográfica mais ampla. É importante ressaltar que isso deixa o seu estudo muito mais sólido e diferenciado, pois contém algo que poucos acadêmicos utilizaram.

7- Exercitar o cérebro

A capacidade que o ser humano tem para armazenar informações e se comunicar é algo fenomenal. Aprender um idioma estrangeiro permite que você exercite o cérebro de forma instintiva e natural.

Pois a linguagem como o homem reproduz é algo que parte da predisposição mental e você, ao estudar inglês, estará incrementando ainda mais essa faculdade.

8- Vantagens para a sua vida

Estudar inglês pode ser muito vantajoso para a sua vida de modo geral. Afinal de contas, é um grande diferencial para o currículo, pois você adquire mais conhecimento e pode investir nos estudos acadêmicos.

Portanto, isso torna você uma pessoa bastante diferenciada em todos os meios que participa, sendo profissional, pessoal ou acadêmico.

9- Possibilidade de ensinar uma língua estrangeira

Outra vantagem de estudar inglês é a possibilidade de trabalhar com ensino, por exemplo. Muitas pessoas buscam aulas de língua estrangeira e têm dificuldades de encontrar um horário compatível com a rotina.

Portanto, essa pode ser uma maneira de você ganhar um troco extra ao dar aulas particulares ou até mesmo desenvolver algum método de aprendizagem que possa ser vendido para alguma plataforma de ensino online.

10- Expandir o campo de pesquisa

Ter um bom domínio da língua inglesa também permite que você melhore o campo de pesquisa. Pois uma coisa é procurar coisas em português no Google, agora em inglês, a coisa muda de figura.

Faça o teste para comprovar, você poderá acessar outras páginas e isso pode ser uma ferramenta interessante para sair do senso comum.

Conclusão

Agora que você sabe sobre a importância de estudar inglês e como isso pode mudar a sua vida, basta começar. Utilize a tecnologia a seu favor e pratique alguns exercícios. Certamente, você terá uma evolução rápida e em seguida estará dando conta completamente de um segundo idioma.

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui