A matemática pode ser um dos maiores pesadelos de muitos estudantes. Mas, com o auxílio da tecnologia, é possível ter uma “ajudinha” online de professores em qualquer lugar do mundo. Estudar matemática pode ser divertido e instigante se for feito de maneira mais moderna e descontraída. Por esse motivo, o blog Vai de Bolsa vai contar para você hoje como estudar matemática na internet por meio de vídeos na plataforma Youtube.

Leia também: Os conteúdos de matemática mais cobrados no Enem

10 canais do Youtube que ajudam a estudar matemática

Segundo o levantamento Pesquisa Video Viewers: como os brasileiros estão consumindo vídeos em 2018, feito pela Google, nove em cada dez pessoas utilizam o Youtube para buscar conteúdo educacional. Essa busca acontece sobretudo na faixa etária pré-vestibular. Assim, separamos essa lista para que você possa buscar conteúdo sobre matemática online e melhorar seus estudos.

1. Matemática em Exercícios

O canal, que já tem mais de 170 mil inscritos, é de Guilherme Miguel Rosa, o Prof. Gui. Ele é graduado em Matemática-Licenciatura pelo Instituto Federal Catarinense e mestre em Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

São 30 playlists com os mais diversos assuntos sobre matemática. Ele ainda divide as playlists em categorias. Ensino Médio e Vestibulares, Matemática para Concursos, Ensino Superior – Cálculo e uma playlist geral que engloba todos os assuntos.

Só na playlist Ensino Médio e Vestibulares são mais de 100 vídeos explicativos com exercícios na prática.

O canal também conta com vídeos com curiosidades sobre a matemática e vídeos de músicas que facilitam a memorização das matérias.

2. Matemática Rio com Prof. Rafael Procopio

Canal criado pelo professor Rafael Procopio, especialista em ensino de matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professor da rede pública municipal do Rio de Janeiro.

Criado em 2010, o professor já tem mais de um milhão e meio de inscritos. São quase 100 playlists recheadas de conteúdo para quem está com dificuldade de aprender matemática.

Assim como o canal Matemática em Exercícios, este também tem uma playlist só com paródias de músicas.

São mais de 30 vídeos para facilitar a memorização das matérias. Somente para o Enem, o canal conta com 10 playlists, uma para cada ano de prova, com mais de 700 vídeos.

3. Marcos Aba Matemática

São mais de 2 milhões e 600 mil inscritos e quase 2 mil vídeos disponíveis nesse canal.

Criado em 2010, o canal conta com a colaboração de diversos professores que foram sendo incluídos com o passar do tempo.

São mais de 100 playlists disponíveis, porém algumas delas são também de outras matérias.

Na playlist Dicas de Estudo, são 43 vídeos com as mais variadas informações para o estudante. Desde conteúdo sobre mau humor até como aumentar a eficácia do aprendizado.

Outra playlist bem diferente é a Raciocínio Lógico, com vídeos com informações sobre o assunto para crianças e adultos, além de questões do Enem que envolvem raciocínio lógico.

4. Stoodi

O canal faz parte de um projeto criado a partir do site Stoodi, em que são ensinadas todas as matérias necessárias para realizar o Enem ou vestibulares. Já falamos sobre ele aqui.

Não são tantas playlists como nos canais anteriores, mas o foco são videoaulas de reforço escolar e preparação para vestibular e Enem.

Na playlist Aulas de Matemática são 41 vídeos, alguns deles contendo material extra para estudar e listas de exercícios.

Na playlist Para Gabaritar no Enem, dois dos 36 vídeos são exclusivos sobre o que cai na prova de matemática do Enem.

Além dessas, todas as playlists que envolvem correção de provas de Enem anteriores ou resolução de exercícios sempre têm muitos vídeos sobre como estudar matemática.

5. O Monstro da Matemática

Criado no final do ano de 2015, o canal tem como foco a matemática fácil para o Enem e Concursos Públicos. O idealizador, chamado de “O Monstro”, é Lucas de Stefano. O canal tem 22 mil inscritos e cinco playlists.

Uma delas se chama Revisão Enem, que conta com cinco módulos, cada um deles com material em PDF disponível para complementar os estudos.

https://www.youtube.com/watch?v=yYOvpXAWfPU&list=PLqLfro3fTfxNqvmrs37FaQjQc9BT4XiG4

Sobre esse assunto também tem a Resolvendo Questões de Enem, com sete vídeos divididos por assuntos em que questões sobre eles são resolvidas.

Outra playlist com dicas sobre provas é a Para você detonar nos concursos! São 16 vídeos cheios de dicas.

6. Ferretto Matemática

Criado em 2014 pelo Professor Ferretto, o canal conta com quase 600 vídeos e já tem mais de 2 milhões de inscritos. São 30 playlists criadas.

Entre elas Dicas e Macetes para o Enem e Vestibulares, com 22 vídeos, e o Curso Completo de Matemática Básica, com 32 vídeos.

Além do canal no Youtube, o professor possui também um blog em que ensina uma série de conteúdos com textos explicativos. O acesso é gratuito, e há uma área exclusiva para quem se inscrever.

Já quem prefere fazer um estudo mais aprofundado, o professor tem um curso completo de Matemática, Física e Química para vestibulares e Enem. O curso é pago e conta com plano de estudos, material de apoio, simulados semanais e monitoria com profissionais.

7. Equaciona Matemática

Este canal foi criado por Paulo Pereira, mestre em Matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA. Também é professor de Matemática de grandes instituições de ensino no Rio de Janeiro.

O canal tem mais de 400 mil inscritos e conta com 36 playlists.

Muitos vídeos são exclusivos sobre provas de algumas instituições brasileiras. Como exemplos, a playlist EEAR, que prepara para a prova da Escola de Especialistas de Aeronáutica, e a playlist AFA, que trata da prova da Academia da Força Aérea.

8. Portal da Matemática

O canal Portal da Matemática é uma criação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). São pouco mais de 100 mil inscritos no canal.

Ele tem videoaulas de matemática que cobrem o currículo do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.

Cada ano tem uma série de playlists exclusivas sobre conteúdo ensinado para os estudantes que estão cursando. Além destas, também tem uma playlist para professores com 14 vídeos.

Por fim, também tem uma playlist com problemas do Livro Círculo Matemático Moscou. Esse círculo, popular em Moscou, são reuniões extracurriculares, normalmente semanais, que fazem com que os alunos exercitem questões não convencionais de sala de aula.

Além do canal no Youtube, também é possível adquirir conteúdo no Portal da Matemática da OBMEP com acesso gratuito aos vídeos do canal, bem como exercícios resolvidos, caderno de exercícios e material teórico.

9. Professora Angela Matemática

Mais um canal que ensina como estudar matemática. Esse é da professora e pedagoga Angela, que trabalha com alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Sua primeira graduação foi em Ciências Físicas e Biológicas, a segunda graduação em Matemática, a terceira graduação em Pedagogia e a pós-graduação em Aperfeiçoamento para o Ensino da Matemática.

São quase 700 mil inscritos no canal, que conta com 34 playlists. Só de Matemática Básica são 104 videoaulas que vão desde adição e subtração até polinômios.

 

A professora Angela também possui uma seleção de vídeos de Questões de Concursos Resolvidas. São oito vídeos em que ela lê as questões de concursos anteriores e as resolve.

10. Me Salva!

Assim como o Stoodi, esse não é um canal focado unicamente na matemática, mas na preparação para o Enem e vestibulares e reforço escolar de todas as matérias. O canal nasceu em 2010 e já conta com quase dois milhões de inscritos.

Além de vídeos gravados, o canal possui inúmeras transmissões ao vivo, principalmente agora que é época de provas.

Exclusivamente de matemática, o canal conta com quase 40 playlists com conteúdos tanto de ensino médio quanto de nível superior. Porém, mesmo em outras listas, é possível adquirir conteúdo da matéria, pois muitas falam das provas do Enem, de modo geral abrangendo tudo o que cai na prova.

Uma playlist bem legal é a Questões Confirmadas do Enem 2019, que dá dicas de como aumentar a pontuação do Enem.

O canal também possui um site que oferece um cursinho online. Além de ensinar como estudar matemática, ele facilita o estudo de outras matérias e faz correção de redação. O curso é pago e possui plano de estudos e simulados.

Se você quer saber mais sobre como estudar matemática ou outros assuntos, continue acompanhando nosso blog.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui