O tão desejado sonho de fazer Medicina pode estar mais perto do que você imagina. O curso de medicina é o mais disputado de todos, principalmente em universidades públicas. O desejo de cursar medicina pode estar atrelado a vários motivos: a vontade de ajudar o próximo e fazer a diferença, o prestígio social que a profissão dá e até mesmo o retorno financeiro. De qualquer forma, para conseguir passar no vestibular, você deve manter uma árdua rotina de estudos. Afinal, como estudar para passar em medicina?

Essa não é uma tarefa simples, mas com algumas dicas e com muita vontade e perseverança, o sonho pode estar mais próximo ainda de você.

Ainda têm dúvidas sobre como é o curso? Separamos um material sobre como é o curso de Medicina para te ajudar a esclarecer os principais pontos.

Além disso, separamos várias dicas para você de como estudar para passar em Medicina de formais mais fácil e organizada. Acompanhe abaixo:

1. Analise o edital e conheça o conteúdo das provas

Antes de mais nada, você precisa saber qual conteúdo deve estudar, e para isso, você deve conhecer o edital do vestibular de cada prova.

Meses antes do vestibular, as universidades disponibilizam o edital e é por ele que você deve guiar seus estudos. Afinal, não é o momento de perder tempo estudando conteúdos que não vão cair na prova.

Entenda também quais conteúdos têm mais peso. Dessa forma, você também consegue guiar os seus estudos para ter uma carga maior nos temas mais exigidos. Isso vai te ajudar a ter uma nota maior no vestibular, ainda mais no vestibular de Medicina, onde a nota de corte é bem alta e qualquer ponto a mais faz muita diferença.

2. Faça um cronograma de estudos

Agora que você já sabe quais conteúdos vão cair no vestibular, faça um planejamento e um cronograma de conteúdo. É nesse momento que você deve pensar em quantas horas vai estudar por dia, e quanto tempo vai descansar na semana.

Algumas pessoas preferem estudar todos os dias, com uma carga um pouco menor, enquanto que outras pessoas concentram todos os estudos durante os dias da semana, e deixam o final de semana livre. Isso tudo depende do quanto você quer e pode disponibilizar. Mas lembre-se, é importante planejar um tempo de descanso.

Você deve levar o seu planejamento e cronograma à sério. Imagine que seus estudos são o seu trabalho atual, e dedique-se muito. Lembre-se que neste momento é muito importante que você crie uma rotina de estudos e que ela se torne um hábito na sua vida, durante este período. Dessa forma, você terá um direcionamento de como estudar para Medicina.

Além de planejar o tempo, crie o cronograma de estudo, baseando-se no edital. Alguns sites já possuem o cronograma pronto, como é o caso do Projeto Medicina. Caso opte por utilizar um cronograma pronto, não esqueça de revisá-lo e adaptá-lo para a sua realidade, se necessário.

Evite a autossabotagem nos estudos, veja como e saiba mais sobre isso neste artigo.

3. Organize suas prioridades

Você já sabe como organizar seus estudos para passar em Medicina. Mas, não é apenas estudando que você vai conseguir. É necessário que você organize suas prioridades, e dentro das prioridades deve existir o tempo de estudo, tempo de sono adequado, práticas de esportes e boa alimentação.

Estudar com sono, ou não ter uma boa noite de sono pode prejudicar todo o seu calendário de estudos. Isso porque, quando não se dorme direito, o cérebro não absorve tão bem as informações obtidas durante o dia. O mesmo vale para estudar com sono, você não absorverá da mesma forma o conteúdo.

Praticar esportes e se alimentar de forma saudável também aumenta a sua capacidade de estudos e de absorção de conteúdo. Inclua pelo menos caminhadas, alongamentos e práticas de exercícios leves no seu dia a da, além de ingerir frutas e verduras diariamente.

As outras atividades como, tarefas de casa, passeios e demais atividades devem ser pesadas: é possível delegar uma atividade doméstica para outra pessoa no período de estudos? Apenas você pode realizar essa atividade?

Entenda e converse com seus familiares para conseguir apoio neste momento. O mesmo vale para os amigos, demonstre que, após os estudos, você terá mais tempo para passear e sair com eles. Aprender a dizer não é importante neste momento.

4. Como estudar para Medicina antes do edital da prova?

Já começou os seus estudos e o edital da prova do ano ainda não saiu? Não tem problema, existem diversas formas para você começar a estudar o quanto antes.

Busque as provas dos anos anteriores e utilize-as como base para estudo. Realize as provas antigas como simulados e entenda quais são os principais pontos de dificuldade e quais são os assuntos que você tem mais facilidade.

Não esqueça de entender quais pontos da prova possuem maior peso, para que você se dedique mais à eles.
Além disso, existem diversos cronogramas na internet com conteúdos que costumam cair nas provas.

5. Não se esqueça da redação

A redação costuma ser um ponto super importante na maioria dos vestibulares. Então, dê uma atenção especial à ela. Estude os gêneros textuais, esteja atento as atualidades e pratique muito.

Encontre aqui temas que podem cair redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e prepare-se.

Hoje em dia existem diversas formas de se manter atualizado com o que acontece no mundo. É possível ler jornais e revistas, assistir os noticiários, e também, encontrar muito conteúdo na internet.

Existem diversos podcasts e documentários que também podem ser usados no seu cronograma de estudos, dessa forma, é possível sair um pouco da rotina e mesmo assim, continuar estudando.

6. Controle o nervosismo

Além de saber como estudar para Medicina, você precisa entender como controlar o nervosismo durante os exames. É muito comum que, durante o Enem ou no Vestibular, você fique nervoso. Isso é totalmente normal, afinal, é o momento que você colocará tudo em prática. Mas, existem algumas técnicas que podem te ajudar a ter uma prova mais tranquila.

Inclua na sua rotina exercícios de respiração e meditação. No dia da prova, aplique os exercícios de respiração e, se desejar, faça uma meditação antes do início.

Outro ponto importante é não ter conclusões precipitadas durante a prova. Evite pensamentos negativos como “não vou passar” ou “estudei tanto e agora não lembro de nada”. Lembre-se que, muitas vezes o candidato se surpreende com o resultado.

Para o vestibular, uma técnica que aumenta suas chances de passar, e te ajuda a lidar com o nervosismo, é prestar o vestibular para várias universidades. Você terá que entender como estudar para medicina em cada universidade, e isso pode aumentar um pouco a sua carga de estudos. Porém, suas chances aumentam e, você passa a ficar mais acostumado com o ambiente do vestibular. Na primeira prova, provavelmente você estará muito mais nervoso do que na última.

7. Tenha sempre seu objetivo como foco

É possível que durante o cronograma de estudos você fique desmotivado, ou cansado. É normal. Busque o equilíbrio e se achar importante, faça uma pequena pausa nos estudos. O importante é que todo o processa seja saudável.

Mantenha sempre em mente qual é o seu objetivo e qual é a sua motivação. Isso te ajudará a manter o foco nos estudos e será o seu guia para a próxima fase da sua vida.

Uma das formas de aumentar a concentração nos estudos e tornar este momento mais leve é ouvir música. Duvida? Leia mais sobre isso neste post.

Agora você já sabe como estudar para medicina, que tal começar a montar o seu cronograma? Para ajudar nesta tarefa existem duas técnicas de estudo muito interessantes que explicamos em outros dois artigos: mapas mentais e flashcards. Clique nos links e saiba mais!

Se você está na batalha por conquistar uma vaga em curso de Medicina, veja também quais são os melhores cursos de Medicina no país e entenda por que muitos estudantes brasileiros estão optando por fazer o curso no Paraguai.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui