Nós já falamos aqui no Blog Vai de Bolsa sobre como você pode se organizar para estudar melhor. Para isso, você sabe que é preciso seguir uma série de passos e manter uma boa organização (aliás, para tudo na vida, né?). Nesse sentido, como estudar para o vestibular?

O vestibular é uma prova muito específica que une todo o conhecimento de uma vida de estudos. Da mesma forma. é um teste muito exigente, que exige concentração, memória, conhecimento, entre outras características. Hoje o blog Vai de Bolsa vai te dar uma série de dicas para você aplicar quando for estudar para o vestibular.

10 dicas de como estudar para o vestibular

Não basta apenas saber a matéria. É preciso muito foco, planejamento e dedicação. Separamos para você 10 dicas de como estudar para o vestibular, anote!

1. Organize um cronograma de estudos

Para uma prova tão grande e tão cheia de conteúdo é fundamental organizar os estudos. É bom separar seu dia em horas, e alocar cada hora para um tópico diferente (ou cada duas horas). Assim, você monta sua agenda para a semana e distribui as matérias de uma maneira que você consiga dar conta do conteúdo todo necessário.

Muitas pessoas precisam de seis meses ou até um ano de preparação para o vestibular. Saiba que esse tempo pode ser necessário e, portanto, você deve se organizar para isso. Com um cronograma semanal você vai poder enxergar tudo o que precisa estudar e se vai caber dentro do prazo que você tem disponível para isso.

Não esqueça de incluir seu descanso, seu lazer, um alongamento, um exercício físico e assim por diante. Faça um cronograma de forma realista e não somente o que você gostaria que ele fosse.

2. Treine com simulados e provas antigas

Muitos sites disponibilizam provas antigas dos vestibulares. Com certeza é uma das melhores maneiras de como estudar para o vestibular. Quando você realiza uma prova simulada consegue perceber o estilo da prova que você vai prestar no futuro. O tipo de questões que são pedidas, o tipo de abordagem e até o tempo de duração da prova.

Se familiarizar com esses detalhes pode ser um diferencial na hora de fazer a prova pra valer. Além de que você se sentirá mais seguro e confiante.

Par isso, treine como se fosse o dia oficial. Prepare o ambiente, o cronômetro e não faça prova com consulta! Pode ter certeza que vai ajudar muito quando chegar o dia da prova real.

3. Estude em grupo

Sempre vão ter algumas matérias e assuntos que você sabe ou gosta mais e outras que você não tem tanta facilidade. Sendo assim, se você se juntar à pessoas que entendem bem essas matérias que você não entende tanto, todo mundo sai ganhando, não é mesmo? Estudar em grupo pode ser muito enriquecedor desde que seja feito de forma organizada, como foco e disciplina.

Mesmo que todos tenham dificuldades parecidas, ainda sim duas (ou mais) cabeças pensam melhor que uma, certo? Invista em grupos que façam você crescer e onde todos tenham o mesmo objetivo: se dar bem no vestibular!

No Blog Vai de Bolsa, já falamos sobre grupos de estudos online.

4. Treine a redação

Com certeza uma das, senão a mais, importantes questões do vestibular é a redação. Para que você possa escrever uma boa redação é fundamental que você leia muito. Leia os livros pedidos pela organização e se puder, ainda mais.

Pratique constantemente a escrita. Utilize recursos de sites que oferecem correção de redação, ou peça para algum colega ou seus pais corrigirem. Saber ler, interpretar, ter um bom vocabulário e saber escrever corretamente é imprescindível. Esqueça os vícios de linguagens das redes sociais e opte por treinar bastante a escrita culta.

Como estudar redação para o vestibular já foi tema de outro post aqui do blog. Confira.

5. Estude o conteúdo no mesmo dia

Se você faz terceirão ou cursinho em um período, aproveite o contra turno para estudar a mesma matéria que você teve naquele dia. Quando for fazer seu cronograma, tente ajustar as matérias do dia conciliando com as aulas que terá. Dessa maneira você fixa o conteúdo e diminui as chances de esquecê-lo com mais facilidade.

6. Reconheça suas habilidades

Só você sabe o que você gosta e o que te faz bem, certo? Por que não usar isso ao seu favor e melhorar? Se você é uma pessoa que tem facilidade com a leitura, aproveite e leia bastante. Agora se você presta mais atenção e absorve melhor o conteúdo ouvindo, invista nos podcasts, ou nos vídeos no Youtube. Hoje em dia existem muitos recursos que contemplam cada tipo de habilidade diferente. Explore todos eles e veja com qual você se adapta melhor.

Perceba também que horas você “funciona” melhor. Se você acorda disposto ou é daqueles que prefere virar a noite. Entender suas habilidades e também suas limitações faz com que você monte seu cronograma de maneira mais eficiente e melhore sua maneira de como estudar para o vestibular.

Outra questão que deve ser observada é se você estuda bem somente no silêncio ou tolera o barulho. Prefere estudar com música ou não pode ser interrompido. Adaptar o local de estudo faz com que ele seja mais efetivo. Mas não esqueça que depois na hora do vestibular vai ter bastante ruído! É bom de vez em quando treinar suas habilidades em estudar com um certo barulhinho.

7. Mantenha-se atualizado

Atualidades sempre caem no vestibular. E em qualquer prova! Por isso não espere atualidades somente nas provas de história.

Todos os anos, os assuntos atuais são explorados desde a redação até nas provas de matemática e física. Para isso, a dica é sempre a mesma: leia muito. Mas leia fontes confiáveis (não vá cair nas fake news!).

Você pode ler revistas, jornais e notícias da internet.

8. Leia muito

E não somente as atualidades. Sabemos que todos os vestibulares tem uma lista de cerca de 10 livros que caem na prova. É fundamental que você leia todos eles na íntegra. Evite os resumos.

Além do conteúdo do livro que você deve saber interpretar para a prova, a leitura de um modo geral exercita a sua compreensão como um todo. Você aprende a escrever melhor, formar frases mais complexas, argumentar melhor e ter novas ideias. Além disso aprende a grafia correta das palavras.

Fora a cultura que você adquire. Ler é um exercício que deve perdurar por toda a sua vida.

9. Utilize as tecnologias disponíveis

Como já falamos anteriormente, existe toda uma tecnologia disponível para quem quer estudar. Temos aplicativo para estudar para o Enem, temos opções de estudo no Youtube e ainda muitos sites onde você pode buscar conteúdo de como estudar para o vestibular. Não faltam opções tecnológicas para ajudar nos estudos.

Além disso também você pode encontrar uma variedade de ferramentas online que auxiliam na organização dos estudos. Você pode fazer flashcards, cronograma, planejamento, podcasts e muito mais. Existe também muito material disponível na internet, como e-books, apostilas, videoaulas ou exercícios online, explore esses também.

A vantagem de toda essa tecnologia é a facilidade com que você acessa todo esse conteúdo. Você pode usar enquanto está dentro do transporte, na espera de algum atendimento ou em qualquer minuto que você tenha mais livre.

10. Não deixe o lazer de lado

Cuidar da sua saúde e do seu lazer é muito necessário durante esse processo de preparação para o vestibular. Não adianta mergulhar nos livros e esquecer que tem uma vida acontecendo lá fora. Você precisa ter saúde (física e mental) para dar conta de tanto conteúdo. Passeie, vá ao cinema, leia livros que não sejam sobre as matérias, namore, dance, tenha hobbies e fique com a família.

Mas lembre que também não dá pra “chutar o balde” e ir para a balada todo fim de semana. É preciso uma boa dose de disciplina e maturidade para entender que essa fase é de abrir mão de certos divertimentos para poder colher frutos lá na frente.

Exercícios físicos também são importantes. Reserve um horário na sua agenda e tente pelo menos caminhar por cerca de meia hora por dia. Já vai fazer uma grande diferença na sua saúde mental e sua saúde física agradece.

E não esqueça da alimentação, principalmente nos dias de prova. Tente manter uma rotina de refeições saudáveis e tente ao máximo fugir dos fast foods. Seu organismo agradece!

Agora é só colocar as dicas em prática e bom vestibular! Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdo como esse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui