Como fazer um currículo perfeito para o primeiro emprego

Chegou a hora de você ingressar no mercado de trabalho. O primeiro passo para conquistar o primeiro emprego é ter um currículo. É bem provável que você já esteja inseguro pensando como fazer um currículo perfeito. Nós vamos te ajudar a arrasar no currículo para o primeiro emprego, e te mostrar como fazer um currículo de respeito. Mesmo sem experiência profissional, você precisará de um currículo para começar a trabalhar.

Bem provável que antes mesmo de agendar uma entrevista de emprego, o empregador pedirá o seu currículo. Será a partir dele, que surgirão as primeiras oportunidades. Se você se encontra nessa situação, leia o post até o final para aprender como fazer um currículo atraente.

Leia também: Como se preparar para uma entrevista de emprego

Mas o que é um curriculum vitae?

Primeiro você precisa saber o que é um currículo, caso ainda não saiba ou tenha uma ideia superficial a respeito. Em resumo, trata-se de um documento que contém, de forma breve, informações a respeito da educação, experiência profissional, qualificações e habilidades de uma pessoa.

É possível elaborar um excelente currículo, mesmo sem experiência profissional. Neste caso, ao fazer o currículo, você vai priorizar as suas qualidades, conhecimentos e méritos. O caminho é causar uma boa impressão ao empregador. Mostrar o quanto esta primeira oportunidade de trabalho será vantajosa também para quem lhe empregar.

Portanto, não é momento de enrolar, mas de fazer bem feito. É necessário que este currículo para primeiro emprego contemple alguns requisitos considerados obrigatórios. Informações pessoais, objetivo profissional, formação acadêmica, idiomas, cursos extras, informações adicionais.

Vamos te ajudar explicando item por item como elaborar um currículo. Assim ficará fácil!

1 – Informações pessoais

Todo currículo começa com informações básicas sobre você. Como fazer: nome completo, idade, estado civil, endereço, e-mail, links das redes sociais e telefone para contato. Uma informação importante sobre o e-mail. Ele precisa ser um e-mail com aspecto profissional, de preferência com o seu nome. Não é recomendado usar apelidos ou termos inapropriados, que não passem uma mensagem profissional. Por exemplo, aninhazinhamenina@gmail.com não seria um endereço eletrônico legal de colocar no currículo. Melhor seria: anacarolinabotelho@gmail.com.

2 – Objetivo profissional

Um erro comum deste item do curriculum vitae é colocar informações genéricas como “meu objetivo é ajudar a empresa a crescer”. O mais indicado é você resumir qual o seu objetivo profissional em relação à vaga que está se candidatando. Seja direto e foque na vaga em si, já que você ainda não possui experiência profissional.

Também pode destacar a vaga da seguinte forma: “tenho interesse de emprego/estágio na área administrativa da empresa X” (coloque o nome da empresa). Como você está em busca do primeiro emprego, mostre interesse nas posições iniciais. Estagiário, se estiver na faculdade, jovem aprendiz, se estiver no ensino médio.

Se você tem facilidade em estar entre pessoas e se relacionar, pode direcionar o objetivo para a área de vendas ou atendimento, por exemplo. Caso a sua aptidão seja com cálculos/números deixe isso claro e mencione o interesse em trabalhar no departamento financeiro.

3 – Formação acadêmica

Este é um item essencial de como fazer um currículo para primeiro emprego. A formação acadêmica, ou seja, seu grau de escolaridade, contará muitos pontos a seu favor.

Seja claro e mencione o curso, instituição, data de início e conclusão (ou data prevista para concluir). Importante incluir apenas o ensino formal. É recomendado que sejam cursos reconhecidos e com certificações.

4 – Idiomas

Cada vez mais solicitado em vagas de emprego, ter conhecimento em um idioma ou mais será um diferencial no seu currículo para primeiro emprego. Neste item você deve colocar a sua formação, se tiver realizado cursos, grau de conhecimento em cada idioma mencionado, bem como seu nível de proficiência.

5 – Cursos extras

Neste tópico, você poderá colocar cursos extras que tenha realizado, além da sua formação acadêmica. São cursos que o empregador verá como diferencial para a vaga pretendida. Destaque de forma sucinta, se forem realmente relevantes: aulas especiais, palestras, oficinas, cursos online, projetos acadêmicos.

Você pode procurar também um curso online para complementar seu currículo. Procure por um em plataformas de capacitação como a Udemy. Neste outro artigo do Vai de Bolsa mostramos cinco opções de cursos gratuitos que oferecem certificado online.

6 – Informações adicionais

Aqui você terá a oportunidade de listar outras informações qualitativas que ajudarão na conquista do seu primeiro emprego. Neste item você deve pensar em elementos que te destaquem em relação aos demais candidatos.

  • Teve alguma disciplina que você se destacou na faculdade e que vale mencionar porque será diferencial nesta vaga de emprego?
  • Cursou disciplinas optativas que também podem ser relevantes para a vaga?
  • Fez ou faz trabalho voluntariado?
  • Trabalhou em empresa júnior ou centro acadêmico?
  • Ganhou prêmios ou teve conquistas que merecem destaque?

Como fazer um currículo sem experiência profissional?

Uma dúvida muito frequente é sobre como colocar a experiência profissional no currículo para o primeiro emprego. Conforme mostramos acima, preenchendo estes itens principais você já estará se diferenciando dos demais candidatos. Destaque outras experiências que ajudaram no seu desenvolvimento, as suas qualidades e conhecimentos. A falta de experiência profissional não será um impeditivo para conquistar uma vaga de iniciante, jovem aprendiz, estagiário ou recém-formado.

O fato é que todos precisam de uma primeira experiência para começar no mercado de trabalho. Não é mesmo? Quando não se tem experiência profissional, devem ser priorizadas principalmente as suas qualidade e diferenciais. A empresa tem que enxergar você como uma oportunidade. Uma pessoa que vai agregar e que está disposta a aprender e crescer profissionalmente. Qualquer forma de qualificação pode servir a seu favor. Deixe claro no seu currículo que você está interessado em progredir pessoal e profissionalmente.

No blog Vai de Bolsa, nós já ensinamos como fazer o melhor modelo de currículo. Vale a pena conferir.

Jamais minta no seu currículo

Um dos maiores erros que você pode cometer é mentir no seu currículo. Inventar experiências, cursos, e outras informações é grave e fácil de ser descoberto hoje em dia, sobretudo com a internet. Por isso, seja verdadeiro com todas as informações que colocar no seu currículo para primeiro emprego. Mentir não vai lhe garantir aquela vaga de emprego tão sonhada. Muito pelo contrário, evite passar por situações constrangedoras. Confie nas suas capacidades, seja honesto, que as portas se abrirão no mercado de trabalho.

Atenção ao escrever o seu currículo

Sabendo de todas as informações que o seu currículo para primeiro emprego precisa ter, esteja atento à forma como você vai escrevê-lo. Atenha-se às normas cultas da língua portuguesa, ortografia correta, concordâncias, fluência e coerência do texto. Faça uma revisão final e peça para outras pessoas lerem para você também. Já pensou entregar um currículo com erros ou informações incorretas? Portanto, cuidado e atenção na hora de redigir o currículo vitae.

Escreva o currículo com atenção e cuidado. A forma mais comum de apresentação do seu currículo quando ele é enviado online é o formato pdf. Caso você for enviar por e-mail, o melhor é transformar o seu arquivo de word em pdf. Assim, o empregador receberá um documento “fechado”, sem possibilidade de adulterações.

Algumas gafes que você deve evitar

Listamos abaixo algumas informações que costumam ser colocadas, mas que na verdade não deveriam constar. Elas podem até serem vistas como “gafes”, portanto evite-as.

  • Não mencione dados pessoais como números de documentos seus, dados do cônjuge ou parentes.
  • Não coloque pretensão salarial se não foi solicitado pelo empregador. No corpo do currículo vitae não é recomendado.
  • Não acrescente cópia de certificados e diplomas ao currículo. Caso seja necessário, leve apenas na entrevista de emprego.
  • Faça um currículo de maneira formal, “clean”, sem usar fundos coloridos, fontes muito diferentes, desenhos e excesso de fotos. As empresas ainda optam pelo tradicional.
  • Não coloque cartas ou contatos de referência.
  • Não coloque títulos como “currículo vitae” ou “currículo”
  • Não use fotos ou mencione nome de familiares.
  • Não assine, nem coloque data.

Viu como um bom currículo é importante para a conquista do tão sonhado primeiro emprego? Esperamos que com essas dicas você consiga fazer um currículo perfeito e logo seja chamado para uma entrevista.

Confira outras dicas sobre emprego, mercado de trabalho e cursos de capacitação no blog Vai de Bolsa!

Tags:
  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *