Cadastre-se
Cadastre-se e receba dicas, descontos, notícias e informações sobre o mundo da educação!

Como fazer uma redação dissertativa em 3 passos simples

  • Enem
  • 28/dez/21
  • por Ewerton Geniseli

Elaborar uma boa redação pode fazer com que você tenha excelentes chances de ir bem em uma prova, principalmente se for de vestibular, o que possibilita garantir um futuro profissional de muito sucesso. Mas a dúvida que fica é como fazer uma redação dissertativa, aquela normalmente solicitada nessas provas.

É exatamente o que vamos descobrir aqui. Por isso, é importante conhecer quais são os tipos dessa redação e algumas técnicas fundamentais para se destacar na prova, aumentando suas chances de ganhar uma boa nota.

Então, se você quer ficar por dentro desse assunto continue a leitura aqui no Vai de Bolsa e conheça mais detalhes sobre o que é uma redação dissertativa e como fazer um texto desse tipo.

Leia mais: Tema de redação do Enem: o que pode cair e como se preparar?

Bolsa de Estudos
👉 A 1ª mensalidade da sua graduação a partir de R$ 59? Só a Anhanguera para oferecer um Vale Educação com esse desconto.

O que é uma redação dissertativa?

O texto escrito de maneira dissertativa é aquele que usa de argumentos para explicar a sua ideia sobre um determinado tema proposto. Inclusive, este é um gênero textual existente muito solicitado em provas como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), vestibulares e até em processos seletivos.

Sendo assim, é muito importante ter conhecimento deste tipo de redação para saber qual a melhor forma de elaborá-la para alcançar a sonhada nota 10, ou quem sabe a nota 1000, se tratando do Enem.

A partir de uma redação dissertativa-argumentativa, por exemplo, quem está avaliando o texto pode ter uma noção melhor da sua escrita e também do poder de convencimento que possui, baseado no tema proposto.

Usando esse tipo de texto para uma avaliação, o revisor pode entender melhor como funciona o raciocínio lógico do candidato, sua argumentação, além de seus conhecimentos e visão de mundo. Além disso, também é possível analisar o domínio que ele possui da língua portuguesa. Por isso é importante revisá-lo e evitar erros de gramática.

Leia também: Citações para redação: 10 opções para utilizar no Enem

Tipos de redação dissertativa

  • Dissertativa-argumentativa: essa redação nesse formato, como o nome já sugere, permite que você argumente sobre algum assunto ou alguém, com o objetivo de convencer quem está lendo seu texto;
  • Dissertativa-expositiva: neste tipo, não há o objetivo de convencer quem está lendo, mas é necessário explicar os fatos, sendo fundamental a utilização de dados para embasar seu tema.

Como fazer uma redação dissertativa passo a passo?

Antes de iniciar uma redação é necessário estruturar suas ideias sobre o assunto proposto. Essa é a regra principal sobre como fazer uma redação dissertativa.

Mas uma dúvida muito comum entre os estudantes é como elaborar a sequência certa em uma redação dissertativa. É isso que vamos te contar logo abaixo:

1. Crie uma introdução para o assunto

A parte da introdução é fundamental no seu texto, primeiramente para você prender a atenção do leitor e, em segundo lugar, mas não menos importante, contar sobre o tema que vai dissertar.

Em seguida, saiba que para fazer uma boa introdução é necessário ler atentamente o tema proposto e elaborar as ideias que pretende desenrolar no texto. Pare, pense e escreva. Aposte no rascunho caso isso seja possível.

2. Agora é hora de desenvolver o tema

Depois de falar sobre o seu tema, nessa parte você já estará no corpo do texto, onde deve destacar seus argumentos sobre o assunto. Lembrando que é necessário a coerência e não esquecer que seu texto precisa ter coesão, para ser claro a qualquer pessoa.

Em resumo, aqui será apresentada a sua tese, ou opinião sobre o assunto. É interessante usar pesquisas, caso saiba, para embasar e ajudar no poder de convencimento do seu texto.

É importante também não se esquecer do tempo de prova, caso esteja prestando o vestibular. A organização é fundamental.

3. Conclusão do texto

Como o nome já sugere, a conclusão tem por objetivo fechar seu texto, de preferência com chave de ouro. Para isso, é necessário organizar as ideias desenvolvidas ao longo da introdução e buscar uma solução para o tema proposto.

Tente elaborar essa conclusão dentro de um parágrafo, usando argumentos válidos e possíveis, de forma clara e objetiva, sem fugir do tema.

Saiba mais: Quer escrever melhor? 10 dicas para redação do Enem

Não deixe de testar sua escrita para aperfeiçoar sua redação!

Certamente, uma das melhores maneiras de desenvolver a sua escrita é treinando e lendo bastante. Para fazer uma boa redação dissertativa, a dica crucial é pegar temas propostos em vestibulares de edições anteriores e escrever sobre eles.

A partir disso, quando chegar na hora de realizar a prova você terá mais confiança para buscar a nota máxima e, depois que leu essas dicas do Vai de Bolsa, com certeza conseguirá uma excelente nota.

Aproveite para continuar navegando por aqui no blog e confira outras dicas imperdíveis tanto para melhorar a sua redação, quanto para conhecer mais sobre as áreas de atuações do mercado de trabalho.

Tags:
  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *