Cadastre-se
Cadastre-se e receba dicas, descontos, notícias e informações sobre o mundo da educação!

Como funciona o Sisu? Saiba tudo sobre o sistema

  • Enem
  • 22/dez/21
  • por Ewerton Geniseli

Tem vontade de ingressar em uma instituição pública de ensino? Veja como funciona o Sisu 2022 e como esse programa pode ser a porta de entrada mais fácil para o seu sonho.

Com possibilidade de acesso a cursos de bacharelado, licenciatura e tecnólogos, esse sistema permite que diversas pessoas – que realizaram o Enem em sua última edição e atingiram uma nota maior que zero – consigam uma vaga em faculdades públicas de todo o país.

Em seguida, você confere todos os detalhes desse programa, quais são os critérios de participação, dicas de inscrição, nota de corte. Acompanhe a mais esse conteúdo especial do Vai de Bolsa!

Leia também: Cursos menos concorridos do Sisu: veja 20 opções mais fáceis de entrar

Bolsa de Estudos
👉 A 1ª mensalidade da sua graduação a partir de R$ 59? Só a Anhanguera para oferecer um Vale Educação com esse desconto.

O que é o Sisu?

Criado pelo Ministério da Educação (MEC), o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa que tem como objetivo dar acesso às vagas de instituições públicas de ensino superior para as pessoas que realizaram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em sua edição mais recente.

Por meio da pontuação obtida no exame, as pessoas inscritas no Sisu podem pleitear uma vaga em uma universidade pública. Dependendo da instituição e também do curso pretendido, os candidatos deverão ter alcançado a nota de corte exigida, que é o mínimo para ter a chance de conquistar a vaga. Esse é um dos principais critérios de classificação.

Nesse sentido, quanto melhor for a nota obtida no Enem, maiores são as possibilidades de conquistar uma vaga por meio do Sisu.

Veja ainda: Qual a melhor faculdade do Brasil? Confira o ranking aqui!

Como se inscrever no Sisu 2022

A primeira coisa que os interessados em se inscrever no Sisu 2022 devem ter em mente é que a realização do Enem na sua última edição é obrigatória. Além disso, no exame esse candidato não poderá ter zerado a prova e nem ter participado na condição de treineiro.

Dessa forma, se você se enquadrar nesses critérios, siga o passo a passo abaixo:

  • Acesse o site oficial de inscrição;
  • Informe os seus dados pessoais corretamente;
  • Em seguida, você poderá escolher até duas opções de cursos (faça essa escolha de forma bem criteriosa);
  • Por fim, confira os dados do curso e modalidade de vaga que você escolheu;
  • Pronto, a sua inscrição foi realizada. Portanto, aguarde o prazo para saber qual foi a sua classificação no sistema.

É importante lembrar que a inscrição no sistema não gera nenhum custo ao candidato. Caso você tenha sido cobrado de qualquer maneira, cuidado pois pode se tratar de um golpe.

Veja também: Como saber se estou na lista de espera do Sisu? Saiba mais aqui

Entenda como funciona o Sisu

Assim como nos anos anteriores, o Sisu 2022 oferecerá aos seus candidatos um prazo tranquilo para a realização da inscrição. Normalmente, este procedimento acontece duas vezes no ano, no mês de fevereiro e também em junho. Fique atento às datas no site do Sisu.

Igualmente nos anos passados, serão as opções de inscrição para as vagas, na qual os candidatos podem optar pela ampla concorrência, cotas do SISU 2022 e ações afirmativas.

Como é feito o cálculo da nota de corte?

A nota de corte informada pelo Sisu é uma referência do sistema para que os candidatos acompanhem qual é a pontuação mínima exigida para cada curso. Esses valores são atualizados diariamente com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, e também por modalidade de concorrência.

É possível conseguir uma vaga na modalidade EAD?

Sim! Atualmente, com os avanços tecnológicos, muitas pessoas estão optando por realizar um curso superior a distância. E essa possibilidade também acontece no Sisu 2022, pois uma instituição pode oferecer essa modalidade no sistema, por exemplo.

Vale destacar que após realizar a sua inscrição no Sisu é muito importante acompanhar o boletim do candidato, na página oficial do programa, para não perder os prazos de envio de documentação e até mesmo a sua vaga na instituição.

O resultado é divulgado de diversas formas, por meio do sistema, das instituições participantes, na Central de Atendimento do MEC por meio do telefone 0800-616161.

Leia também: Vitaminas que ajudam nos estudos: opções para a memória e concentração

Agora que você já sabe como funciona o Sisu, não deixe de acompanhar as próximas novidades sobre o sistema aqui no Vai de Bolsa. Fique por dentro de todas as dicas para trilhar uma carreira de sucesso e conquistar o seu espaço no mercado de trabalho!

Tags:
  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *