Cadastre-se
Cadastre-se e receba dicas, descontos, notícias e informações sobre o mundo da educação!
como ganhar bolsa de estudos

Como ganhar bolsa de estudos em 5 passos. Veja aqui!

Cursar uma universidade e conquistar o diploma de curso superior é o sonho de muitos brasileiros quando pensam em uma profissão. Para conseguir uma melhor colocação no mercado de trabalho, ter uma graduação sempre acaba sendo um diferencial. Porém, não é a realidade para muitos que enfrentam problemas financeiros ou não conseguem passar em uma universidade pública, por exemplo. Se esta é a sua situação saiba que tudo tem jeito e um dos caminhos é você saber como ganhar bolsa de estudos!

Isso mesmo, há muitas formas de você conseguir custear os seus estudos no ensino superior por meio de uma bolsa de estudos integral ou parcial. Você só precisa cumprir alguns pré-requisitos, providenciar documentações e ficar de olho nos regulamentos dentro de cada curso e universidade. A verdade é que com uma bolsa de estudos você pode simplesmente não pagar nada durante todo o curso ou pagar muito menos. É dessa maneira que muitos brasileiros conseguem se formar.

Se você acha que não vai conseguir uma bolsa porque os programas só aceitam estudantes com notas excelentes ou em situação de baixa renda, saiba que há programas que não têm essas exigências. Continue lendo este conteúdo que preparamos 5 passos de como ganhar bolsa de estudos.

Veja como fazer para garantir a sua!

Bolsa de Estudos
👉 A 1ª mensalidade da sua graduação a partir de R$ 59? Só a Anhanguera para oferecer um Vale Educação com esse desconto.

Leia também: Como iniciar uma redação: aprenda a começar o texto em qualquer tema

Entenda o que é uma bolsa de estudos

Antes de entrarmos na parte do passo a passo de como ganhar bolsa de estudos, é interessante que você entenda do que se trata, quais são as modalidades e como funciona de forma geral. Assim fica mais fácil de ver qual se adaptaria melhor ao seu perfil. A bolsa de estudo é uma ajuda que o aluno ganha para poder concluir um curso.

É importante você saber que essa bolsa de estudos pode se apresentar de duas maneiras. Bolsas que cobrem os custos da mensalidade. Neste caso podem ser integrais (100% da mensalidade) ou parciais, que oferecem descontos de até 80% e o estudante desembolsa o restante do valor. E existem as bolsas que garantem o pagamento de um quantia mensal ao estudante. Ou seja, não pagam a mensalidade, mas oferecem um auxílio financeiro ao estudante para ajudar com o pagamento do curso.

Passo a passo de como ganhar bolsa de estudos

Se você desistiu do sonho do curso superior porque não tem condições de pagar uma universidade, calma que agora muitas possibilidades vão se abrir para você! Estas dicas que separamos sem dúvida podem te ajudar a conquistar uma bolsa de estudos parcial e quem sabe até integral. Veja a seguir:

1. Bolsa pelo Neora

Uma das formas mais simples de conseguir bolsa de estudos até o final do curso é por meio do Neora. Esse site vai conectar você e outros estudantes que buscam desconto com faculdades que ainda não fecharam suas turmas. Os abatimentos nas mensalidades podem chegar a 75%.

Ao entrar na plataforma é só digitar o nome do curso ou faculdade e o local onde você quer estudar. Feito isso vão aparecer os resultados por ordem de valor, relevância ou tamanho do desconto. Para usufruir do benefício é necessário pagar uma taxa e levar o comprovante até a universidade.

2 – Notas altas no vestibular e na faculdade

Uma outra forma de como ganhar bolsa de estudos é pelo mérito acadêmico. Ou seja, existem faculdades privadas que oferecem bolsas de estudos para os melhores alunos. O ideal é você se informar com a própria universidade onde deseja estudar. Algumas oferecem bolsas de estudo integral até o final do curso para quem acerta 75% das questões do vestibular, por exemplo. Outras oferecem bolsas de 100% para o primeiro colocado e de 50% para o segundo colocado.

3 – Vai de Bolsa

Para conquistar bolsas de estudos você ainda pode procurar por aqui no próprio Vai de Bolsa. Você só precisa fazer uma pesquisa dentro do site, escolher o curso de interesse, fazer um cadastro de pré-matrícula, pagar e usar para conseguir desconto nas mensalidades do curso. Porém, é importante ressaltar que você ainda precisará passar pelo processo seletivo da universidade, seja vestibular ou nota do Enem.

Você ainda pode tentar descontos pelos sites Quero Bolsa e Bolsas de Estudo, que podem chegar a 80%. Eles também são especializados em ofertas de bolsas de estudo com universidades parceiras. O mesmo vale para o portal Educa Mais Brasil, com descontos que podem chegar a 75% até o final do curso.

4 – Como ganhar bolsa de estudos pelo ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é um dos mais conhecidos para ganhar uma bolsa de estudos no País. São oferecidas pelo governo federal bolsas integrais e parciais em graduações presenciais e a distância em faculdades privadas de todas as regiões do país. A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo site do ProUni. São abertas inscrições duas vezes ao ano (primeiro e segundo semestre letivo).

Confira alguns pré-requisitos para concorrer a uma bolsa do ProUni:

  • Não possuir diploma de curso superior;
  • Ter renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa;
  • Ter realizado a edição mais recente Enem com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação. Quanto maior a pontuação, maiores as chances de conseguir uma bolsa.

5 – Prova de Bolsa e Enem

Está gostando de ver que existem muitas possibilidades de como ganhar bolsa de estudos? Pois saiba que tem mais! Algumas faculdades particulares também oferecem programas próprios de concessão de bolsas integrais e parciais. No entanto, os critérios dependem de cada instituição. Normalmente são solicitadas provas de bolsa, informações em relação à renda familiar, ao desempenho obtido no vestibular ou Enem.

Outro diferencial para pleitear uma bolsa é ter ótimo desempenho no Enem, isso porque ele pode ser usado em processos seletivos para pleitear bolsas dentro da universidade. Além dessas possibilidades, se você já trabalha ainda pode tentar um bolsa junto à empresa. As regras variam, mas vale consultar os Recursos Humanos e se informar!

Leia também: Bolsa de estudo sem Enem: como conseguir uma?

Agora já sabe como ganhar bolsa de estudos?

Viu como existem muitas formas de tentar ganhar uma bolsa de estudos né? Aqui apresentamos algumas delas e agora é só você partir para a ação e ficar mais próximo de realizar o sonho da graduação. Também vale mencionar Organização não Governamental Educafro, que oferece bolsas de estudo a negros e estudantes de baixa renda que estudaram em escolas públicas. O cadastro é pelo site é são solicitadas informações como CPF, etnia e renda familiar.

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.

Tags:
  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *