Como gostar de ler: dicas infalíveis

Como gostar de ler: dicas infalíveis

Nos dias atuais onde todo mundo passa boa parte do tempo zapeando na internet, se torna um desafio manter a atenção na leitura. Como gostar de ler um bom livro diante de tantas distrações? Ler exige concentração e muita atenção. Em vários momentos da nossa vida vamos precisar nos debruçar em leituras, sejam elas através das telas ou no papel.

Já pensou estudar para o vestibular ou fazer um TCC sem ler absolutamente nada com profundidade? Tem situações que será necessária aquela leitura mais intensa, com conteúdo de verdade. Ou seja, quando lemos, ampliamos o nosso vocabulário, melhoramos a escrita e nos tornamos pessoas mais críticas. Por conta disso tudo que temos que transformar o ato de ler em algo prazeroso.

No Blog Vai de Bolsa, já abordamos como melhorar a leitura de textos. Mas agora é hora de você saber dos benefícios de ler um bom livro. Por isso, neste post, daremos dicas infalíveis de como gostar de ler. Os livros e você serão bons amigos daqui para frente.

Leia também: 5 livros de administração para ter na cabeceira

Como gostar de ler: inicie com livros pequenos

Você sabia que cerca de 66% dos brasileiros não gostam de ler, ou gostam pouco? Foi o que mostrou pesquisa realizada, em 2015, pela Plataforma Pró-Livro. No entanto, mesmo não gostando, metade da população acredita que a leitura traz conhecimento.

Por isso, um bom caminho é começar com calma por livros pequenos. Essa é outra dica infalível para você começar a gostar de ler. Não adianta pegar um livro de mil páginas se no momento você não consegue ler nem dez sem interrupções. É lógico que livros pequenos levam menos tempo para ler, e isso tende a lhe dar mais ânimo para persistir. Além disso, vão demandar menos esforço.

Outro ponto importante é o vocabulário. Escolha livros que inicialmente tenham um vocabulário de fácil entendimento.

Comece por livros com assuntos de seu interesse

Como gostar de ler se você escolhe livros com assuntos que odeia? Primeiramente defina quais assuntos de livros lhe atraem mais. Para gostar de ler, é preciso ler o que gosta. Então comece por um livro que você goste muito. Isso mesmo, que você adora e se sentirá motivado a ler. Escolher um tema que você realmente gosta será um combustível para novas leituras.

Faça uma listinha com vários assuntos que gostaria de ler, isso facilitará na hora da escolha. Adquirindo o prazer pela leitura, passa por começar lendo o que gosta. Depois vai ficando mais fácil.

Leia também: Conheça os melhores filmes e séries sobre filosofia

Gostar de ler com o que mais te agrada

Além de escolher temas que você tenha afinidade é fundamental identificar quais tipos e gêneros de leitura te agradam. A maioria das pessoas que não gostam de ler tiveram experiências ruins. Mas é hora de superar e seguir em frente. Dar uma nova oportunidade à leitura, recomeçando pelo o que você gosta.

Nada depõe mais contra a leitura do que nos deparamos com um livro que odiamos. Claro que às vezes é necessário, mas para começar a gostar de ler priorize primeiro o que tem real afinidade. Então, se você gosta de romance, leia romances. Ficção, quadrinhos, crônicas, poesias. Jornais, revistas. O importante é dar o primeiro passo. Depois que você criar o hábito lendo o que gosta, ficará mais fácil quando tiver que fazer leituras obrigatórias, que não lhe agradam tanto.

Reserve um tempo diário para leitura

Para criar o hábito pela leitura, primeiro você precisa priorizar um tempo para isso. Não use a falta de tempo como desculpa. Como gostar de ler se não reservar um período diário para isso, correto? Essa dica é de ouro. Coloque na agenda: ler todo dia, horário tal a tal. Defina a leitura como um afazer diário. Comece com apenas 30 minutos por dia e verá que, aos poucos, estará motivado a ler cada vez mais.

Caso tenha dificuldade em estipular um cronograma, faça uma tabelinha e coloque na parede do quarto. Use o lembrete do celular, alarmes de alerta atentando para o momento da leitura. Não se deixe sabotar. Assuma esse compromisso com você.

Determine o número de páginas para ler por dia

Defina a quantidade de páginas que você vai ler diariamente. Essa é uma outra estratégia que costuma funcionar. Estipule metas pessoais e vá aumentando gradativamente. A ideia é que você também se sinta motivado a bater estas metas. Porém, vá com calma. Comece aos poucos, sem exageros. De 5 a 10 páginas por dia estará ótimo neste início. Até porque o objetivo maior é você gostar de ler e fazer disso um hábito. Lembre-se que metas pequenas alcançadas, são melhores que metas não cumpridas.

Busque um local adequado para ler

Não dá para gostar de ler em ambientes conturbados e barulhentos. Escolha um local tranquilo, no qual você consiga se concentrar. A leitura exige concentração e muito foco. Para desenvolver o hábito da leitura leia em bibliotecas, numa sala de estudos, em casa. Desde que estes ambientes lhe permitam se concentrar.

Além de buscar um lugar adequado para ler, você deve evitar distrações. Não adianta sentar para ler e continuar com o celular ligado, olhando mensagens e redes sociais. Assim como é complicado ler com TV ligada, computador, música e conversas paralelas.

A hora da leitura deve ser vista como um compromisso. Se você não focar no tempo dedicado a ler será difícil estabelecer um hábito. Então já sabe, quando for abrir um livro, deixe os eletrônicos desligados ou longe de você. Salvo, claro, quando a leitura for através das telas.

Entre na história e saiba como gostar de ler

Quando você mergulha no enredo e na história do livro, a leitura flui. Você se pega pensando no livro e aí vem a vontade de voltar a ler, de saber o que vai acontecer. Se permita fazer essa imersão na história. Imagine, crie, faça as suas suposições como leitor. Anote, questione, converse com outras pessoas que estão fazendo a mesma leitura. Essa interação vai te ajudar a adquirir o gosto pela leitura. Gostar de ler se constrói dia a dia. Acredite, não surge de uma hora para outra. Você precisa se permitir.

Tenha o livro sempre com você

Para driblar a falta de tempo e rotina para a leitura, temos mais essa dica infalível. Como gostar de ler se você nunca tem um livro em mãos? Difícil, né? Portanto, escolha o livro da sua preferência e leve ele para todo lugar. Parece bobagem, mas experimente fazer isso. Qualquer brecha de tempo que você tiver ficará mais fácil recorrer à leitura. Aproveite o seu tempo livre para ler.

Saiu para almoçar, leia algumas páginas depois. Se você usa o transporte coletivo é uma oportunidade também de sacar o livro e devorar algumas páginas. Folheie um livro enquanto espera pacientes e clientes. São muitas possibilidades de tornar a leitura um hábito na sua vida.

Já pensou quantas vezes perdemos tempo com bobagens, literalmente? Tempo improdutivo que podemos reverter em algo realmente útil. Você há de concordar que ler um livro é investir em você. Leitura faz crescer pessoal e profissionalmente. É aprendizado, cultura e muito mais.

Faça uma lista com as próximas leituras

Viu até aqui que tem muitas formas de como gostar de ler. Fazer uma lista com títulos do seu interesse é uma ótima estratégia para não parar de ler. Uma vez iniciada esta jornada, engate um livro no outro. Nunca pare de ler. Procure outras publicações, peça indicações de leitura para os amigos, converse sobre os livros que está lendo.

Compartilhe a sua lista e vá atualizando com frequência. Isso também será um fator motivador para você. Será um desafio ir riscando os livros da lista à medida que for lendo.

Com estas dicas infalíveis, viu como é possível gostar de ler? Você consegue fazer disso um hábito na sua vida.

Se você está estudando para o Enem ou vestibular, também pode acessar os resumos de livros. Veja mais detalhes no Blog Vai de Bolsa.