Escrever uma redação é algo que fazemos desde os primeiros anos do colégio. E mesmo assim, é uma atividade que gera muitas dúvidas, principalmente quando pensamos em como iniciar uma redação. Se essa é uma dúvida recorrente para quem está no ensino fundamental ou médio, imagine para quem está se preparando para o vestibular ou para o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio?

É que além de uma boa dose de inspiração e, claro, um português correto, uma redação precisa de um bom início: cativante, persuasivo e interessante.

Mas afinal, existe uma regra sobre como iniciar uma boa redação? Uma regra podemos adiantar que não existe. Porém, algumas dicas podem ajudar você a arrasar na produção e desenvolvimento do seu texto.

Neste artigo, vamos ajudar você a descobrir algumas ideias sobre como iniciar uma redação para arrasar e se dar bem na sua prova do Enem e do vestibular! 

Leia também: Modelos de redação: exemplos nota 1000 para te ajudar

Os principais tipos de redação

Antes de iniciar uma redação, é preciso saber qual modelo vamos trabalhar. Afinal de contas, é a partir dessa informação que vamos definir a forma que vamos nos expressar e como vamos construir a nossa linha de raciocínio.

Existem diversos tipos de redação, mas em provas de vestibular, os 3 modelos mais solicitados são:

Narrativa

O modelo de texto narrativo é aquele onde o autor irá narrar eventos reais ou fictícios, onde personagens estão envolvidos em determinadas ações. Diferentemente dos outros modelos, a narrativa não tem compromisso com a realidade.

Entre os elementos que compõem uma redação narrativa estão:

  • Narrador;
  • Enredo;
  • Personagens;
  • Tempo;
  • Espaço.

Descritiva

Já o texto descritivo é aquele que cria um retrato de determinada situação por meio de palavras. Para construir esse tipo de redação é preciso que o autor trabalhe sua observação e impressões para conseguir tratar dos fatos e personagens que estão no enredo.

Existem dois tipos de redação descritiva:

  • Descrição objetiva: sem juízo de valor, o texto indica características e descrições concretas
  • Descrição subjetiva: neste tipo de redação, o autor tem a liberdade para incluir suas impressões pessoais, como por exemplo em textos literários.

Dissertativa

A redação dissertativa é a mais pedida em processos de seleção. Nela, o autor precisa expor suas ideias e pontos de vista sobre determinado tema, embasando seu posicionamento em dados e informações concretas.

As redações dissertativas seguem dois modelos:

  • Dissertativo-expositivo: quando o autor descreve sobre determinado tema com foco em informar o leitor sem utilizar de argumentos para convencimento;
  • Dissertativo-argumentativo: neste modelo, o autor apresenta determinado tema, defende seu ponto de vista com base em informações e dados e utiliza de argumentos para convencer o leitor de seu posicionamento.

Como iniciar uma redação para o Enem

Quem está se preparando para o Enem, deve estudar a fundo a estrutura de uma redação dissertativo-argumentativa. Afinal de contas, esse é o modelo exigido no exame.

A estrutura de uma redação dissertativo-argumentativa é formada por:

  • Introdução
  • Desenvolvimento
  • Conclusão

Neste artigo, nosso foco será o desenvolvimento dessa introdução, que é caracterizada por:

  • Ser um breve parágrafo sem frases muito longas;
  • Trazer uma breve apresentação do tema;
  • Abordar a ideia que será defendida no decorrer do texto;
  • Apresentar uma linguagem clara, objetiva e respeitando o uso da norma culta da língua;
  • Tratar da linha de raciocínio que ajudará o leitor a entender o desenvolvimento e a conclusão do texto;
  • E ter uma boa frase de impacto para instigar o leitor a prosseguir com a leitura

Parece complicado? Nada disso! Com estudo, boas dicas e alguns exercícios, logo você estará desenvolvendo o início de sua redação dissertativa-argumentativa com facilidade. Veja nossas dicas de como iniciar uma redação.

4 formas de iniciar uma redação

1. Treine e memorize algumas frases

Uma boa forma de iniciar uma redação é utilizar uma frase de impacto. E você pode preparar algumas dessas frases enquanto está estudando para a prova.

A dica é treinar algumas frases de impacto que podem ser utilizadas independente do tema, fazendo algumas adaptações, é claro, e memorizá-las para que você possa fazer o uso delas durante sua prova.

Ter uma “frase na manga” pode ser uma excelente ideia de iniciar a sua redação. Veja alguns exemplos:

“Sob a perspectiva histórica…”

“Ao analisar/examinar os últimos acontecimentos…”

“Um dos desafios que atingem …”

“Com base nos dados …”

“A história nos mostra que…”

2. Memorize algumas citações

Se você gosta de citações, a dica é selecionar algumas que podem ser relacionadas a diversos temas e prepará-las para a introdução de sua redação no Enem.

Associar uma citação a um tema ou eixos sociais, além de facilitar o início de sua redação, pode deixá-la mais rica e convincente. Veja alguns exemplos:

  • Educação: “A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces.” Aristóteles, filósofo grego.
  • Saúde: “Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de doença.” Definição da Organização Mundial de Saúde.
  • Esporte: “Com o esporte é possível construir a cultura do encontro entre todos, por um mundo de paz. Papa Francisco
  • Meio Ambiente: “A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.”Johann Goethe
  • Inclusão social: “A inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades”. Paulo Freire.

3. Utilize uma ilusão histórica

Recorrer a uma alusão histórica para iniciar uma redação também é uma forma criativa e correta de fazer a introdução de seu texto.

A alusão histórica enriquece o seu texto já de início, e serve para que você possa fazer referência a um acontecimento, período histórico, a uma pessoa, entre outros. Veja alguns exemplos:

“Com o fim da Primeira Guerra Mundial…”

“As mudanças que ocorreram com a Revolução Industrial…”

“Historicamente…”

“O tema… não é recente, mas …”

“Por muito tempo…”

4. Faça uma comparação

Outra forma bastante comum de iniciar uma redação é trazer determinado exemplo para comparar com a ideia proposta. Essa comparação pode ser:

  • O exemplo de determinado país;
  • Uma experiência;
  • Algum dado, entre outros.

Aqui, o único alerta é relacionado à comparação de civilizações, que pode acabar ferindo os Direitos Humanos e anular a sua prova.

3 exemplos de como iniciar uma redação nota 1.000

Agora que você já sabe como iniciar uma redação, que tal se inspirar em redações nota 1.000 para fazer a introdução de seu texto? Confira alguns exemplos de quem se deu muito bem no Enem:

Enem 2019 – “Democratização do acesso ao cinema no Brasil” – Allana Miranda

“Ao longo do processo de formação da sociedade, o pensamento cinematográfico consolidou-se em diversas comunidades. No início do século XX, com os regimes totalitários, por exemplo, o cinema era utilizado como meio de dominação à adesão das massas ao governo. Embora o cinema tenha se popularizado, posteriormente, como entretenimento, nota-se, na contemporaneidade, a sua limitação social, em virtude do discurso elitizado que o compõem e da falta de acesso por parte da população. Essa visão negativa pode ser significativamente minimizada, desde que acompanhada da desconstrução coletiva, junto à redução do custo do ingresso para a maior acessibilidade.”

Enem 2018 – “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet” – Pedro Assaad

“As primeiras duas décadas do século XXI, no Brasil e no mundo globalizado, foram marcadas por consideráveis avanços científicos, dentre os quais destacam-se as tecnologias de informação e comunicação (TICs). Nesse sentido, tal panorama promoveu a ampliação do acesso ao conhecimento, por intermédio das redes sociais e mídias virtuais. Em contrapartida, nota-se que essa realidade impôs novos desafios às sociedades contemporâneas, como a possibilidade de manipulação comportamental via dados digitais. Desse modo, torna-se premente analisar os principais impactos dessa problemática: a perda da autonomia de pensamento e a sabotagem dos processos políticos democráticos.”

Enem 2017 – “ “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil” – Yasmin Lima Rocha

“A formação educacional de surdos encontra, no Brasil, uma série de empecilhos. Essa tese pode ser comprovada por meio de dados divulgados pelo Inep, os quais apontam que o número de surdos matriculados em instituições de educação básica tem diminuído ao longo dos últimos anos. Nesse sentido, algo deve ser feito para alterar essa situação, uma vez que milhares de surdos de todo o país têm o seu direito à educação vilipendiado, confrontando, portanto, a Constituição Cidadã de 1988, que assegura a educação como um direito social de todo o cidadão brasileiro.”

Agora que você já tem algumas ideias de como iniciar uma redação, a dica é treinar! Coloque em prática o que você está estudando e as nossas dicas e garanta a sua nota 1000 no Enem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui