Se você fez o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2019 e ainda não sabe como passar no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), saiba que é importante começar a buscar informações sobre o assunto. Na verdade, o Sisu é um sistema do Ministério da Educação (MEC) que permite o ingresso a centenas de universidades públicas no país por meio da sua nota no Enem. Por isso, vamos ensinar nesse post como passar no Sisu e não ter problemas na hora de entrar o sistema. Por essa razão, se você ainda não sabe muito bem como funciona o programa, esse texto será útil. Veja a seguir como passar no Sisu e como funciona esse sistema de ingresso para as universidades públicas, que é uma alternativa a mais em relação aos vestibulares.

Como passar no Sisu

Para conseguir passar no Sisu, é fundamental que você tenha participado da última edição do Enem, não tenha zerado a prova de Redação e tenha no mínimo uma nota equivalente a 100 pontos. Portanto, para participar do Sisu 2020, você precisa ter feito a prova do ano de 2019 e respeitar os pré-requisitos descritos anteriormente. Esse é o passo principal. Com a nota do Enem, será possível concorrer a uma vaga em um curso de graduação de uma universidade pública. Vale lembrar que não existe uma nota de aprovação para o Sisu, mas sim o ponto de corte de cada curso. Sendo assim, essa é uma questão bastante relativa e vai variar de acordo com o curso e com a instituição a qual você pretende concorrer a uma vaga. Além da vaga que você pretende concorrer em uma instituição pública de ensino, o Sisu pode garantir a você uma bolsa de estudo parcial ou integral em uma universidade privada. Saiba que o governo tem um programa chamado Prouni ( Programa Universidade para Todos) e para poder se inscrever nesse programa, é necessário ter participado do Sisu. Se você deseja saber como conseguir uma bolsa de estudo, uma boa pedida é dar uma conferida no blog Vai de Bolsa.

Como descobrir a nota mínima para ingressar no Sisu?

As notas mínimas são definidas de acordo com o ponto de corte de cada curso em cada universidade. Sendo assim, é preciso aguardar a divulgação das notas do Enem, que estão previstas para o mês de janeiro de 2020. Após saber a sua nota, a plataforma de inscrições para o Sisu fica aberta para que os alunos que realizaram a última edição do Enem possam realizar a inscrição no respectivo curso da universidade desejada. O período de inscrição para o ano de 2020 ainda não está disponível. A plataforma até agora não divulgou o cronograma oficial de inscrições. Mas geralmente esse processo ocorre nos primeiros meses no ano, entre janeiro e fevereiro. Desse modo, é preciso acompanhar os veículos oficiais de divulgação ou as mídias de informação para não perder a data. Mas fique tranquilo, que isso é amplamente divulgado e você saberá quando estará aberto o processo de inscrição.

Como se inscrever para o Sisu?

A plataforma de inscrição é bastante simples e intuitiva. O objetivo do Sisu é justamente o de facilitar o acesso às universidades públicas e tornar o ensino superior democrático. Para se inscrever, você deverá ter em mãos o número de inscrição e a senha do Enem 2019, mais os documentos como carteira de identidade (RG) e comprovante de pessoa física (CPF). Para ter acesso a esses dados, você deverá fazer a inscrição na própria página do Enem, onde você obterá os resultados da prova e da Redação. Caso você ainda tenha dúvidas sobre o funcionamento do portal do Sisu, vale a pena dar uma lida no blog Vai de Bolsa. Nesse post, você encontrará informações detalhadas sobre o funcionamento da plataforma.

Quais os cursos mais concorridos do Sisu?

É mais do que sabido que a graduação de Medicina é a mais concorrida. Mas vale lembrar também que o nível de concorrência do curso vai depender da quantidade de vagas mais o número de candidatos. Desse modo, um bom termômetro para saber se o curso que você está se candidatando é concorrido ou não pode ser aferido pela nota de corte. Sendo assim, um curso com uma nota de corte alta, ele certamente terá um nível de concorrência alto.

Quais os cursos menos concorridos do Sisu?

Para saber se um curso é menos concorrido, basta aplicar a lógica inversa do tópico anterior. Sendo assim, serão aqueles com a nota de corte mais baixa. Ou seja, são os cursos menos populares, que não tem tanta atração pela maioria dos candidatos. Dessa forma, caso você não esteja muito seguro com a sua classificação da nota do Enem, é possível que você seja selecionado para uma vaga em um curso com nota de corte baixa. No blog Vai de Bolsa você pode encontrar uma lista com os cursos menos concorridos.

Estratégias para passar no Sisu

Caso você não tenha atingido a nota de corte necessária, não desanime, pois ainda há chances. Durante o processo de inscrição são realizadas duas chamadas. Geralmente as vagas remanescentes são preenchidas posteriormente. Isso acontece, porque, na maioria das vezes, os candidatos optam por outro curso e as vagas acabam sobrando. Desse modo, você deve ficar atento as chamadas seguintes para não perder a oportunidade de ocupar a vaga desejada. Mesmo assim, se você não conseguiu ser aprovado na segunda chamada, é importante que você manifeste o interesse para a lista de espera. Para isso, você deve confirmar na própria plataforma o interesse. Sendo assim, as instituições divulgam uma data e hora específica para uma chamada oral. Portanto, você precisa estar atento a essas informações. Um descuido pode ser fatal e você perderá a vaga por falta de atenção. Lembre-se de monitorar frequentemente o portal de inscrição do Sisu e de verificar como está a nota de corte. Caso você esteja muito longe de obter a vaga, saiba que é possível trocar de curso até uma data limite estipulada pelo portal. Para isso, você só precisa ter cuidado para não colocar uma área que não seja muito do seu perfil. Pois, se você for selecionado, saiba que é muito penoso fazer algo que não se tem muita afinidade, portanto, o curso tão sonhado, será na verdade um pesadelo. Além disso, você pode ter tirado a vaga de alguém, que potencialmente teria afinidade com o curso. Portanto, decida sabiamente qual curso se encaixa no seu perfil.

Faça uma lista de preferência

Uma boa dica de como passar no Sisu também pode ser a de fazer uma lista de preferência. Ao fazer essa lista, você precisa ter autoconhecimento, justamente para identificar quais as possíveis áreas de interesse que você tem afinidade. Após identificar os cursos em potencial, ou seja, aqueles que mais se encaixam no seu perfil, talvez seja interessante consultar na internet quais era as notas de corte das edições anteriores. Esse pode ser um termômetro para saber como é o nível de concorrência de determinado curso. Isso ajudará você a se preparar psicologicamente para a competitividade.

Alternativas para quem não foi aprovado no Sisu

Caso você não tenha conseguido ocupar uma vaga na universidade pública, não desanime. Existem programas do governo podem auxiliar você para conseguir uma vaga em uma instituição privada de ensino superior. Veja a seguir quais são:
  • ProUni: Programa Universidade para Todos – Esse programa oferece bolsa de ensino parcial ou integral. Para isso, é preciso ter obtido um desempenho mínimo de 450 pontos na prova do Enem e uma nota diferente de zero na Redação. O ProUni ocorre duas vezes ao ano e a forma de inscrição é pelo Sisu. Você pode saber mais sobre esse programa no blog Vai de Bolsa.
  • Fies: Fundo de Financiamento Estudantil – Essa também é uma forma de buscar acesso em uma universidade privada. Porém, a diferença é que os valores das parcelas são financiados. Para isso, é preciso que você seja organizado financeiramente para não ficar endividado. Veja mais no Vai de Bolsa.
Agora que você sabe mais sobre como passar no Sisu, é importante que você saiba que um bom desempenho na prova do Enem e na Redação podem colocar você em uma universidade pública de referência. Para isso, é importante dedicação e uma boa rotina de estudos, desse modo, o sucesso será garantido. Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.