Cadastre-se
Cadastre-se e receba dicas, descontos, notícias e informações sobre o mundo da educação!
como se concentrar para estudar

Como se concentrar para estudar em casa? 6 dicas preciosas

Conseguir se concentrar nos estudos ainda é um desafio para a maioria dos estudantes. Muitos ainda se sentem perdidos quando o assunto é concentração nos estudos em casa. Para aqueles que estão estudando em casa por conta deste período pandêmico que estamos vivendo, é preciso lidar também com o confinamento integral em casa. Mas como se concentrar para estudar em casa? No nosso post vamos dar dicas preciosas para esse momento. 

Vale ressaltar que o EAD vem se tornando uma tendência que veio para ficar, muito por interferência da pandemia, mas também por toda comodidade, agilidade e economia que se tem nessa modalidade de estudo. Os estudantes que optarem por essa modalidade, por exemplo, precisam aprender técnicas para conseguir se concentrar na hora dos estudos com máxima produtividade e otimização do tempo. Principalmente, em casa.

No entanto, muitas vezes a falta de concentração não é culpa de quem está tentando estudar, mas sim do ambiente, da infraestrutura, enfim. Muitos são os empecilhos, não é? Por isso vamos apresentar 6 dicas de como se concentrar para estudar em casa e conseguir se sair bem na aula. 

A seguir, acompanhe o nosso post e aproveite as dicas!

Bolsa ENEM
👉 Estão abertas as inscrições para o VESTIBULAR Estácio que está chegando com 70%* de desconto em todo curso.

Leia também: Rotina de estudos: como montar uma eficiente

Dificuldades de como me concentrar para estudar

Como já dito, alguns obstáculos surgem na hora de se concentrar para estudar em casa. A procrastinação é um desses obstáculos. É normal deixarmos alguma obrigação para depois, o problema é que com algumas pessoas isso acontece o tempo todo. Às vezes pode parecer que meia hora na frente da TV não vai fazer falta, mas a verdade é que, sim, faz muita diferença no rendimento. 

Outro ponto muito importante é a falta de sono. Acontece que muitos estudantes escolheram a noite para estudar. Se você acredita que é o melhor horário para o seus estudos, tudo bem. No entanto, o que acontece muitas vezes é a procrastinação durante o dia e essa inversão de papéis para conseguir dar conta do recado. Estudar com sono não é a maneira mais correta de se concentrar para estudar, o ideal é que tenha um plano de estudo bem elaborado. 

A desorganização pode ser seu pior inimigo na hora dos estudos. Por mais que seja comum ficar em dúvida por onde começar, é preciso desenhar uma linha de atividades e horários bem definida. Para isso, é necessário uma análise de prioridades, maiores dificuldades, pausas, entre outras. 

Infelizmente o barulho é algo que está acima do nosso controle, mas você pode fugir dele. Procure por lugares com menos movimentação de pessoas, sem muita interferência para conseguir estudar. 

Agora vamos para as dicas práticas de como se concentrar para estudar! Bora lá?

Bolsa ENEM

Você sabia que pode conseguir uma bolsa de até 60% no curso todo na Estácio com a sua nota do ENEM dos últimos 5 anos? Confira aqui o valor da sua bolsa e economize na graduação! 🎓

Leia também: Procrastinação: confira 6 dicas para evitá-la na faculdade

6 dicas de como se concentrar para estudar

Você já leu quais são as possíveis dificuldades que você pode passar na hora de tentar se concentrar para os estudos, certo? Agora você pode analisar como está o seu processo e melhorar esses pontos de atenção. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para conseguir vencer esses obstáculos e conseguir garantir uma boa rotina de estudos! 

1. Fique longe do celular

Muitas vezes, quando pensamos em procrastinar, logo pensamos em mexer no celular. Quem nunca sentiu essa vontade no meio de alguma atividade, não é? No entanto, é um hábito que precisa de regras. Afinal, se você tem dificuldade em se concentrar, o celular se torna seu inimigo. Mantenha o celular longe e silencioso para que você não ouça nenhuma notificação. 

Você pode optar por baixar aplicativos que bloqueiam as notificações só libera quando você entra nos minutos de descanso. Por isso, defina seus horários de descanso e de estudo, assim você pode usá-lo quando for o momento correto. 

2. Alimente-se e descanse no dia anterior

A alimentação é fundamental para quem quer se concentrar nos estudos. Você precisa comer alimentos saudáveis, ricos em proteínas que mantenham a energia em cima. O ideal é que você evite comer muitos carboidratos e açúcar. Não se esqueça de beber muita água e de não exagerar nos cafés e energéticos. Uma das maneiras de como se concentrar para estudar é se alimentando da forma correta, afinal, sua saúde vem em primeiro lugar. 

Manter uma boa noite de sono é fundamental para a concentração ao estudar sozinho. Logo, tente assistir a um episódio de alguma série, ver um filme ou ler um livro antes de ir para a cama. Isso pode fazer com que você fique menos ansioso com os conteúdos que precisam ser estudados no dia seguinte.

3. Faça um cronograma de estudos

Uma dica fundamental de como se concentrar para estudar é a organização da rotina. Para isso, é necessário um cronograma de estudos que inclua tanto a parte acadêmica quanto os outros afazeres. 

Você pode, por exemplo, dividir o período de estudos para cada disciplina e separar um tempo para os exercícios e assistir às aulas. O ideal é que você consiga colocar horários nos estudos como se fosse uma aula. Estudar Geografia das 9h às 9h40, por exemplo. Isso vai contribuir para seu raciocínio e corpo. 

4. Faça pequenas pausas entre as matérias

É essencial que você tenha algumas pausas para descansar. Essas pausas são fundamentais para recarregar as energias, para preparar o corpo e a mente para uma nova etapa dos seus estudos. Você volta do descanso com mais ânimo e fôlego. Não é necessário esperar um dia inteiro para fazer uma pausa. Programe pequenos intervalos para caminhar alguns minutos, tomar um café, fazer um lanche ou ir ao banheiro.

Lembre-se: o cérebro não consegue estar concentrado por muitas horas seguidas. Por mais que você esteja determinado, o nosso corpo não permite. Por isso, defina suas folgas no seu plano de estudo, para comer, beber água e relaxar um pouco. Levantar da cadeira para se exercitar também é importante. 

5. Aprenda a fazer resumos

Estudar não significa somente ler os conteúdos que precisam ser entendidos, e sim fazer uma revisão deles. Assim, para fazer uma boa revisão, é importante estudar por meio de resumos. 

Para isso, leia o conteúdo e marque as partes que você julgar mais importantes. Uma dica de como se concentrar para estudar, é escrever os resumos à mão. Isso ajuda o cérebro a memorizar mais facilmente a matéria que você pretende estudar.  Além disso, é uma ótima técnica para melhorar a concentração.

6. Estude em um lugar adequado

Você precisa encontrar um ambiente adequado para os estudos. Para você conseguir estudar é necessário, antes de tudo, um local que seja arejado, com uma boa infraestrutura, sem movimentação de pessoas, que não tenha muito barulho ao redor. Esse é um ponto muito importante para você que está procurando saber como se concentrar para estudar em casa. 

Por isso, procure estudar em um local bem iluminado e tranquilo, no qual você possa focar os estudos, e que seja favorável à postura corporal. Outra dica para as pessoas que estudam a distância é evitar o excesso de conforto. Assim, é importante não estudar deitado em uma cama.

Gostou do conteúdo? Acesse o nosso blog e veja mais dicas de como melhorar seus estudos!

Tags:
  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *