O curso técnico é uma das opções que mais aproxima o estudante do mercado de trabalho. Essa característica do curso técnico é explicada porque esse tipo de formação é mais focada nos conhecimentos que a pessoa precisa ter para desempenhar uma função. Além disso, o curso técnico tem um prazo de formação menor, o que exige que a prática em relação a uma carreira aconteça mais rápido do que em um curso de graduação.

Os cursos técnicos duram, geralmente, a metade do tempo de um curso de bacharelado ou de licenciatura. Um outro fator positivo para quem quer entrar logo no mercado de trabalho é que os cursos técnicos são bem vistos pelas empresas, as quais desejam ter perfis técnicos e que deem conta das demandas práticas diárias de seus negócios. Por tudo isso, um curso técnico é uma ótima opção tanto para quem está procurando o primeiro emprego quanto para aqueles que já trabalham na área e necessitam apenas de um aperfeiçoamento.

Benefícios do curso técnico para quem está iniciando uma carreira

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, as pessoas estão procurando se capacitar mais. A qualificação profissional hoje faz toda a diferença no processo de seleção para uma nova vaga de trabalho e, com isso, o curso técnico tornou-se uma opção em alta por apresentar variedade de cursos e por ser um tipo mais rápido de formação.

Veja alguns benefícios para quem faz um curso técnico:

1. Algumas vagas de trabalho são voltadas especialmente para quem se formou no ensino técnico. Muitas empresas – principalmente indústrias – estão cada vez mais abrindo oportunidades especificamente para quem optou por um estudo mais voltado para o mercado de trabalho e para o conhecimento prático de cada função. Mesmo quando as vagas não são específicas para técnicos, mas abertas para qualquer profissional com ensino médio completo, os profissionais que fizeram um curso técnico tendem a se sair melhor, em especial os profissionais de informática e eletrônica.

2. Em relação ao salário, poucas empresas ainda fazem distinção de um bacharel para um técnico. A realidade é que muitas delas já equiparam essas formações, até porque as exigências e as responsabilidades para cada vaga são as mesmas. A médio prazo, quando o perfil do cargo é mais técnico, muitas vezes os profissionais formados em um curso técnico conseguem receber mais do que aqueles que se formaram em um curso superior.

3. As perspectivas profissionais estão cada vez maiores para quem busca a formação do ensino técnico.

4. O curso técnico de nível médio geralmente oferece o primeiro emprego ao jovem. Na maioria das vezes, a empregabilidade é garantida.

5. Para aqueles que desejam crescer profissionalmente após o ensino técnico, surge o interesse pelo curso superior na mesma área ou por uma especialização técnica. Com isso, o aluno já chega com um conhecimento prático e aproveita melhor a graduação ou a sua especialização na área. Automaticamente, a vida profissional inicia mais cedo e, com isso, é possível adquirir uma bagagem profissional maior em um prazo curto de trajetória no mercado.

Descubra os cursos técnicos que mais oferecem empregos

Entra ano, sai ano, confira a lista dos cursos técnicos que mais empregam no Brasil:

  1. Técnico em Enfermagem
  2. Técnico em Redes de Computadores
  3. Desenvolvedor Mobile
  4. Técnico em Comércio Exterior
  5. Técnico em Logística
  6. Técnico em Meio Ambiente
  7. Técnico em Mecânica
  8. Técnico em Nutrição

Curso técnico profissionalizante auxilia no acesso ao mercado de trabalho

Um curso técnico oferece excelentes oportunidades no mercado. Como o Brasil ainda é carente desse perfil profissional, a cada ano surgem mais oportunidades de colocação para os profissionais qualificados.

Pesquisas demonstram que profissionais com curso técnico possuem salários melhores do que os profissionais sem essa formação. Outros estudos afirmam que, após concluir os estudos, o profissional formado em um curso técnico aguarda menos de um ano para começar a trabalhar na área.

Uma iniciativa que podemos citar é o Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Esse programa gratuito, criado pelo governo federal, procura facilitar o ingresso dos estudantes em cursos técnicos e profissionalizantes.

A qualificação é um dos pré-requisitos para ter acesso ao mercado de trabalho. Alguns ramos estão com ausência de profissionais qualificados, o que torna o curso técnico algo vantajoso para o currículo de um profissional que deseja iniciar logo no mercado.

Gostou desse conteúdo? Então acompanhe o nosso blog, onde tratamos sobre ensino técnico, ensino superior e mercado de trabalho.