Comunicação em Mídias Digitais: como atuar nessa área

0
3

As mídias digitais são todo o tipo de mídia, como por exemplo vídeos, animações, séries e jogos, disponibilizadas no meio digital. A área de comunicação em mídias digitais tem ganhado muito espaço nos últimos anos, por conta do crescimento da comunicação nesses canais. Se você tem afinidade com esse trabalho, saiba que é possível dar o primeiro passo com um curso de Comunicação em Mídias Digitais. Ou ainda aproveitar conhecimentos de outros cursos para atuar na área.

Segundo a pesquisa Digital AdSpend 2019, a mídia digital no Brasil já corresponde a um terço de todo o investimento em marketing e publicidade realizado no país. Isso significa um total de R$16,1 bilhões em investimentos apenas em 2018. Este levantamento foi realizado pela PwC e pela Interactive Advertising Bureau (IAB).

Além do curso específico de Comunicação em Mídias Digitais, também é possível ser graduado em Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Marketing Digital, Comunicação Social, Produção Multimídia ou Produção Audiovisual para se trabalhar com Comunicação em Mídias Digitais. 

Saiba mais detalhes neste post!

Áreas de atuação

O profissional que deseja trabalhar com Comunicação para Mídias Digitais possui um leque bem grande de possibilidades em sua carreira. Conheça um pouco mais sobre as áreas de atuação dentro da Comunicação em Mídias Digitais:

Redes Sociais

O profissional da Comunicação em Mídias Digitais que opta por trabalhar com redes sociais pode criar, planejar e realizar a gestão da comunicação nas redes sociais, ou então trabalhar diretamente com Marketing Digital.

Edição de Texto

É possível trabalhar dentro de equipes multidisciplinares, criando textos e hipertextos para sites, blogs, portais, redes sociais, ou qualquer outro meio digital.

Edição de som

Além de trabalhar com edição de texto, também é possível trabalhar com edição de vídeo, montando arquivos com músicas, diálogos ou vinhetas para veiculação em qualquer tipo de mídia eletrônica.

Tecnologia da mídia

Também é possível trabalhar com tecnologia da mídia, definindo e acompanhando a aplicação de softwares.

Computação Gráfica

Quem trabalha com computação gráfica, pode criar interfaces para cinema, mídias digitais, TV, jogos eletrônicos, e quaisquer outros meios digitais.

Design Digital

O profissional de Comunicação em Mídias Digitais pode trabalhar coordenando equipes de designers, desenhistas, ilustradores e diagramadores, em desenhos de sites.

Com o conhecimento deste profissional, é possível criar sites com um bom visual, equilibrando textos e imagens. Para isso é necessário ter conhecimento em ferramentas de computação gráfica.

Outras áreas de atuação

A coordenadora do curso de Mídias Sociais Digitais da Belas Artes, Maria Carolina Garcia, fez um levantamento das áreas de atuação do profissional das Mídias Digitais. Esse levantamento foi publicado pelo site Vagas.com e vale a pena conferir:

  • Produção de conteúdo para mídias sociais digitais, tanto em agências especializadas como no segmento corporativo (marketing de marcas);
  • Curadoria de conteúdo para mídias sociais digitais (especialmente para e-commerce);
  • Styling e direção de arte para mídias sociais digitais (para marketing digital em multiplataformas);
  • Monitoramento e métricas de resultados;
  • Construção de imagem e reputação online;
  • Monitoramento de influenciadores digitais;
  • Empreendedorismo em mídias sociais digitais (blogging, crowdsourcing, crowdfunding);
  • Análise de comportamento de consumo online;
  • Digital coolhunting;
  • Concepção de aplicativos, fashion films e webseries.

Mercado de trabalho

Entre os anos de 2016 e 2017, houve um aumento e 5,4% de assinantes de banda larga fixa no Brasil, o que corresponde a 1,4 milhão de assinantes, chegando ao marco de 27,5 milhões de usuários no ano. Já em 2019, o número cresceu ainda mais, passando para 31,1 milhões de usuários, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL).

Segundo a pesquisa TIC Domicílios, em 2018 haviam 46,5 milhões de casas com acesso à internet no Brasil, o que corresponde a um total de 67% das residências nacionais.

O que esses dados querem dizer? Que a popularização da internet é muito importante para o profissional de Comunicação em Mídias Digitais. Pois faz com que a demanda de conteúdo para o digital cresça de forma considerável, aumentando também o campo de atuação do profissional. É comum encontrar empresas especializadas em publicidade digital, ou no gerenciamento de redes sociais.

Educação corporativa

Outro campo que tem crescido muito para este profissional, é o de educação corporativa e ensino à distância. Nessas áreas, o profissional pode atuar desenvolvendo plataformas e simuladores, e também na criação e edição de conteúdo.

Também é muito comum encontrar este profissional trabalhando em agências de publicidade e marketing, ou então em produtoras de conteúdo audiovisual. Neste caso, é normal encontrar profissionais que possuem outra formação, com por exemplo, Marketing, Publicidade e Propaganda, Cinema, Audiovisual, Rádio e TV ou Jornalismo.

Leia também: Os 5 melhores cursos para quem é criativo. 

Conheça o curso

O curso de Comunicação em Mídias Digitais é encontrado na modalidade presencial ou no ensino à Distância (EaD). Normalmente, tem a duração de quatro anos e é necessário a realização de um trabalho de conclusão de curso (TCC) para a finalização da graduação. Não é comum encontrar cursos desta área com estágio obrigatório.

Na grade curricular é possível encontrar matérias relacionadas à teoria da comunicação, artes, história da comunicação e comunicação e expressão. Já as matérias mais específicas costumam englobar animação experimental, edição de vídeo, técnicas de produção, fotografia, cinema e criação audiovisual.

O curso tende a ser muito prático e dinâmico, com diversas aulas em laboratório.

Pós-Graduação em Comunicação em Mídias Digitais

Se você já possui uma formação superior, e deseja ampliar seus conhecimentos, ou então buscar mais uma certificação, pode optar por realizar uma pós graduação na área de Comunicação em Mídias Digitais.

Esta pós-graduação vai possibilitar ao aluno muitas ferramentas e habilidades para trabalhar com a comunicação digital, gerenciando produtos e empresas digitais. Vale ressaltar que muitas técnicas e teoria sobre Marketing Digital podem ser encontradas nesse curso.

O curso tem duração média de dois anos, e sua grade curricular pode variar muito, dependendo da instituição de ensino. Mas, o curso tende a desenvolver profissionais com características que possibilitam um melhor controle e gerenciamento de negócios digitais.

Essa é uma ótima opção para quem busca uma diferenciação no mercado de trabalho, mas já possui uma formação relacionada ao assunto.

Grade curricular

Conheça um pouco mais da grade curricular do curso de pós-Graduação em Comunicação em Mídias Digitais da Estácio:

  • Cenários digitais e comportamento do consumidor;
  • Direito do consumidor e propriedade intelectual;
  • Game Studies;
  • Métricas e monitoramento na web;
  • Negócios digitais;
  • Orientação de carreira com Coaching;
  • Storytelling;
  • Design de interação e interfaces digitais;
  • Design Thinking;
  • E-branding;
  • Mídia online e produção de conteúdo;
  • Mídias sociais e redes sociais;
  • Mobile Marketing;
  • Planejamento estratégico de Marketing Digital.

Leia também: Profissões na área de comunicação. 

Gostou da área de Comunicação em Mídias Digitais? Não perca mais artigos como esse, acompanhe o Blog Vai de Bolsa.