Aos concurseiros de plantão, temos uma ótima notícia! Os concursos da Ebserh 2020 já têm bancas organizadoras definidas e os editais, que preveem mais de 2 mil vagas, serão publicados no dia 4 de novembro de 2019.

As vagas dos primeiros concursos da Ebserh 2020 serão distribuídas para as 39 unidades localizadas nas diversas regiões do país e, especialmente, para o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU).

As seleções

De acordo com informações da Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh, a diferença entre as duas seleções é que o Concurso Nacional da Ebserh visa repor profissionais nos 39 hospitais universitários federais que já tiveram seus outros certames, bem como permitir aperfeiçoar e ampliar serviços, além de manter a excelência na assistência, ensino e pesquisa.

Por outro lado, o concurso para o HC-UFU irá selecionar os seus primeiros profissionais da Rede Ebserh. Visto que, recentemente, o hospital teve o seu quantitativo autorizado pelo Ministério da Economia.

Dessa forma, a contratação dos profissionais para o HC-UFU permitirá a reativação de leitos que hoje encontram-se fechados por falta de pessoal, proporcionando um maior foco na formação de profissionais e na pesquisa, estes que são os principais diferenciais de um hospital universitários federal.

As bancas

Segundo as informações publicadas no Diário Oficial da União, na data de 8 de outubro de 2019, foram selecionados o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) e a Fundação Vunesp para realizarem as bancas para os primeiros concursos da Ebserh em 2020.

  • O IBFC organizará o concurso nacional da Ebserh;
  • A Fundação Vunesp organizará a primeira seleção para o HC-UFU.

Mais de 2 mil vagas ofertadas

Para o concurso nacional da Ebserh estão previstas 1.363 vagas que serão distribuídas pelas 39 unidades em todo o país, incluindo hospitais, complexos hospitalares e a sede da Ebserh. 

Previamente, serão 448 vagas para médicos de 69 especialidades, 800 vagas para profissionais da área assistencial e 115 vagas para profissionais das áreas administrativas.

Para o concurso do HC-UFU estão previstas 887 vagas, sendo estas 173 para médicos de 71 especialidades, 614 para profissionais da área assistencial e 100 vagas para profissionais das áreas administrativas.

Em ambos os casos, com a publicação oficial dos editais dos concursos da Rede Ebserh, os números podem variar em 25% para acréscimos ou supressões.

Datas de realização das provas

As provas do Concurso Nacional da Ebserh e do HC-UFU serão realizadas em fevereiro 2020. Porém, segundo o diretor de gestão de pessoas da Ebserh, Rodrigo Barbosa, a aplicação das provas será realizada em datas diferentes.

2 de fevereiro de 2020 – Prova do Concurso Nacional

9 de fevereiro de 2020 – Prova do Concurso para o HC-UFU

Etapas das seleção

Para todos os cargos, os candidatos inscritos nos concursos da Ebserh 2020 passarão por duas etapas de seleção:

  • 1ª etapa: Avaliação dos candidatos através de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório.
  • 2ª etapa: Avaliação dos candidatos através de análise de títulos e de experiência profissional, de caráter classificatório.

Concurso Ebserh 2018

No último concurso da Ebserh, realizado em 2018, as provas objetivas contaram com 100 questões, sendo elas:

  • 40 questões de conhecimentos gerais: língua portuguesa, raciocínio lógico, Legislação aplicada à Ebserh e Legislação aplicada ao SUS.
  • 60 questões de conhecimentos específicos, cujo as disciplinas variam de acordo com o cargo pretendido.

Para os cargos de médico, normalmente, a estrutura das provas é diferente. Na última edição do concurso da Ebserh 2018, por exemplo, a prova objetiva foi dividida entre 30 questões de conhecimentos gerais, 30 questões de conhecimentos complementares e 40 questões de conhecimentos específicos.

Dica do blog!

Para quem já quiser ir se preparando para os concursos da Ebserh 2020, é possível encontrar diversos arquivos sobre a Legislação e Normas da Ebserh clicando aqui. Já a Legislação aplicada ao SUS pode ser encontrada clicando aqui.

Para também já ir se preparando para os testes de raciocínio lógico, aqui no blog dá para conferir o nosso post com as nossas dicas de 9 sites com exercícios de matemática e nosso outro post com os melhores testes de lógica.

Sobre a Rede Ebserh

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Criada em 15 de dezembro 2011, por meio da Lei nº 12.550, a Ebserh tem como missão prestar serviços gratuitos de assistência médico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnóstico e terapêutico à comunidade.

A criação da Ebserh, inclusive, faz parte de um conjunto de medidas adotadas pelo Governo Federal para a reestruturação dos hospitais vinculados às instituições federais de ensino superior. Assim, através do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf) são realizadas ações para garantir a recuperação física e tecnológica e também de atuar na reestruturação do quadro de recursos humanos das unidades.

A Ebserh também presta serviços de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão, ao ensino-aprendizagem e à formação de pessoas no campo da saúde pública para as instituições públicas federais de ensino ou instituições congêneres.

Atualmente, a estatal é a maior rede de hospitais públicos do Brasil, atuando em uma rede que inclui o órgão central da empresa e 40 Hospitais Universitários Federais (HUFs), que exercem a função de centros de referência de média e alta complexidade para o Sistema Único de Saúde (SUS).