Cadastre-se
Cadastre-se e receba dicas, descontos, notícias e informações sobre o mundo da educação!
curso-tecnico-de-seguranca-do-trabalho

Confira o que se aprende em um curso técnico de Segurança do Trabalho

 

A segurança nas empresas é levada muito a sério no Brasil. A legislação é rigorosa e as companhias estão cada vez mais preocupadas em manter a qualidade do ambiente de trabalho e a integridade da saúde dos seus funcionários. Com isso, nunca sai de cena a importância do profissional formado no curso técnico de Segurança do Trabalho.

Para quem deseja se especializar nessa área, o curso técnico em Segurança do Trabalho é o mais indicado. Diferente da graduação, o ensino técnico faz o aluno aprender a profissão em um tempo mais curto e com muito conhecimento prático. Neste post, vamos apresentar mais detalhes dessa profissão e do curso técnico que especializa o profissional a trabalhar nessa área.

 

Conheça a profissão do técnico habilitado em Segurança do Trabalho

 

O técnico em Segurança do Trabalho será o profissional responsável pela segurança no ambiente do trabalho de empresas e organizações de todos os portes e setores. A principal função desse profissional é realizar serviços de prevenção de acidentes de trabalho. Para isso, o técnico em Segurança do Trabalho elabora estratégias e promove palestras e treinamentos dentro de uma empresa ou órgão público.

Bolsa ENEM
👉 Estão abertas as inscrições para o VESTIBULAR Estácio que está chegando com 70%* de desconto em todo curso.

Programas de prevenção também podem ser elaborados por esse profissional. Para isso, o técnico em Segurança do Trabalho necessita ter conhecimento de toda a estrutura da empresa, tanto da parte física quanto dos recursos materiais da organização.

A área de atuação desse profissional é ampla. O futuro técnico em Segurança do Trabalho pode atuar em empresas privadas ou públicas, órgãos e instituições, desde que estes tenham empregados regidos pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). O técnico também pode atuar como prestador de serviço para qualquer empresa como autônomo.

 

Confira mais sobre o curso técnico em Segurança no Trabalho

 

No curso técnico em Segurança do Trabalho, o aluno receberá a melhor capacitação, sempre orientado pelos melhores professores. O diferencial dessa formação é que o estudante aprende a profissão desde o primeiro dia de aula.

O conteúdo do curso técnico em Segurança do Trabalho é qualificado e focado no cargo escolhido. Além disso, o ensino técnico oferece um estágio, onde o aluno tem seu primeiro contato com o mercado de trabalho. Esse estágio pode virar efetivo se o aluno se destacar na empresa.

Uma da vantagens de fazer um curso técnico em Segurança do Trabalho é que o futuro técnico irá vivenciar a futura profissão em sala de aula. Grande parte da grade curricular do curso é voltada ao aprendizado das principais técnicas e procedimentos da área.

Entre outras disciplinas, o técnico em Segurança do Trabalho terá aulas de Análise de Riscos, Saúde e Segurança Hospitalar, Tecnologia Industrial, Técnica de Prevenção de Sinistros, Medicina Ocupacional, Noções de Primeiros Socorros, Ergonomia, Organização Industrial, Sistema de Gestão e Legislação.

Bolsa ENEM

Você sabia que pode conseguir uma bolsa de até 60% no curso todo na Estácio com a sua nota do ENEM dos últimos 5 anos? Confira aqui o valor da sua bolsa e economize na graduação! 🎓

O aluno também terá noções de Ética e Cidadania, Administração Aplicada e Proteção ao Meio Ambiente. O curso dura em torno de 18 meses e o estudante só precisa ter o ensino médio completo para se inscrever. Outra vantagem do curso técnico é o valor da mensalidade, que costuma ser mais acessível que o de uma graduação.

 

Emprego sempre em alta: o mercado precisa de profissionais qualificados

 

Entre as qualidades desejadas para um profissional com formação técnica em Segurança do Trabalho estão a capacidade de administrar conflitos, ter uma boa observação técnica, manter atenção nos detalhes, ter proatividade, ética, um ótimo relacionamento interpessoal, uma excelente comunicação e um alto poder de concentração. Esses elementos são fundamentais porque, nesse cargo, qualquer erro pode ser fatal.

Com toda essa responsabilidade, o cuidado com as tarefas também é uma característica fundamental para que o profissional possa exercer essa função.

Além disso, é importante que o aluno goste de trabalhar com pessoas e que desenvolva a capacidade de escutar os demais. Essa característica será fundamental porque esse profissional precisará ouvir os funcionários da empresa na qual ele irá atuar para conseguir identificar os problemas de segurança e implantar as soluções necessárias.

Gostou do nosso post? Então indique a leitura para um amigo! O curso técnico em Segurança de Trabalho é um dos mais procurados por alunos que buscam no ensino técnico o caminho mais curto para o mercado de trabalho. Invista no ensino técnico você também e seja um técnico em Segurança do Trabalho!

 

 

Tags:
  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *