Cadastre-se
Cadastre-se e receba dicas, descontos, notícias e informações sobre o mundo da educação!

Como congressos acadêmicos ajudam na sua carreira

A universidade é um ambiente cheio de oportunidades de aprendizado e a sala de aula é apenas parte de tudo que ela pode oferecer aos alunos. Eventos, projetos de extensão, grupos de pesquisa e outras atividades ajudam a conectar conhecimentos e acrescentam experiência aos estudantes. Neste artigo, em especial, vamos focar nos congressos acadêmicos e mostrar por que eles são essenciais para o desenvolvimento do aluno. Confira!

O que são congressos acadêmicos?

Congressos são um tipo de evento que reúne pesquisadores, estudantes e profissionais de uma mesma área. Geralmente, são maiores do que seminários e simpósios, buscando abordar diversos assuntos sobre uma linha de estudo. 

Ou seja, em cada painel ou palestra, aborda-se um tema específico dentro desta área. Por isso, esses eventos costumam também ter uma duração mais longa, de três dias ou mais. 

Neles, também é possível apresentar trabalhos escritos ou pôsteres, com uma pesquisa desenvolvida anteriormente. Para participar desta parte, você precisa ficar atento à chamada de trabalhos, que acontece antes do congresso. 

Bolsa de Estudos
👉 A 1ª mensalidade da sua graduação a partir de R$ 59? Só a Anhanguera para oferecer um Vale Educação com esse desconto.

Assim, pode se inscrever e submeter sua pesquisa para avaliação, em um formato específico definido pela organização. Mas a participação no congresso não está atrelada à apresentação de um trabalho. Você pode participar dele apenas como ouvinte. 

A vantagem de apresentar um pôster ou uma comunicação oral é que você mostra para outros estudiosos da área o que está produzindo, faz contatos e ainda ganha pontos no currículo.

Essas vantagens são especialmente úteis se você pretende fazer uma pós-graduação no futuro ou seguir carreira acadêmica. 

Mas congressos acadêmicos não são apenas para quem quer se tornar um pesquisador. Veja, a seguir, mais motivos para participar desses eventos!

Por que congressos acadêmicos são importantes?

Como você viu, congressos são parte essencial da experiência universitária. Mas se você quer entender melhor as vantagens de participar deste tipo de atividade extracurricular, confira os motivos que separamos.

Fazer networking

Congressos podem ser locais, regionais ou nacionais e possibilitam o encontro de muitos profissionais e pesquisadores da mesma área. Se você sente que não conhece muitas das referências naquilo que estuda, os congressos acadêmicos podem ser a oportunidade perfeita!

Além disso, você pode mostrar seu trabalho e atrair interessados, que vão fazer sugestões e acrescentar informações às quais nem tinha acesso antes! Portanto, vá para os eventos acadêmicos preparado para fazer contatos, pesquise sobre os palestrantes antes e leve um bloco de notas para registrar os pontos mais importantes.

Observar diferentes pontos de vista

Muitas vezes, a sala de aula oferece um único ponto de vista sobre determinado tema. Isso acontece por vários motivos, como limitação de tempo ou da área de pesquisa do professor. Por isso, os congressos são excelentes formas de expandir seus conhecimentos para além do que você aprendeu até agora. 

Como reúnem diversos estudiosos, esses eventos fazer diferentes pontos de vista com debates muito ricos e embasados em pesquisa acadêmica. 

Além disso, os congressos costumam trazer profissionais que são especialistas em suas áreas. Isso significa que eles são capazes de aprofundar seus conhecimentos em determinado assunto, mais do que o professor poderia fazer em sala de aula, já que precisa dar conta de diversos conteúdos. 

Obter uma formação mais completa

Apenas ir para a aula não é suficiente para quem quer viver a experiência universitária por completo. Então, se você tiver a oportunidade, procure complementar a sua formação com outras vivências, como eventos acadêmicos, projetos de extensão, grupos de pesquisa e outras atividade extracurriculares. 

Tudo isso vai ser útil para o seu currículo, especialmente se você não tem muitas experiências profissionais, pois mostra que você é proativo e interessado em aprender. Além de ajudar a fixar os conteúdos da aula e articular diferentes formas de conhecimento. 

E viver a experiência universitária de forma completa vai além do mercado de trabalho. Afinal, acrescenta muita bagagem cultural e acadêmica, que pode ser aproveitada de diversas formas. 

Direcionar seus interesses

Se você ainda não tem certeza da área que deseja seguir dentro da sua formação, os congressos acadêmicos também são uma excelente oportunidade para fazer isso. Como eles abordam temas mais gerais e, ao mesmo tempo, tem atividades bem específicas, você consegue entender mais sobre segmentos interessantes. Assim, fica mais fácil escolher em qual deles vai investir o seu futuro profissional!

Ganhar certificados

É claro que os certificados são apenas uma consequência da participação em eventos acadêmicos, mas isso não quer dizer que eles são menos importantes. 

Se você tem horas complementares a cumprir na faculdade ou apenas quer incrementar o currículo, os certificados são essenciais. Então essa é uma das vantagens de fazer parte de um congresso acadêmico: eles acrescentam muito ao participar de processos seletivos na pós-graduação ou para quem quer ser professor universitário. 

Porém, lembre-se: a maioria dos congressos exigem inscrição prévia, mesmo para ouvintes, ou então passa uma lista de presentes durante o evento. Portanto, fique atento para não perder seu certificado!

Como agir em congressos acadêmicos?

Como nós lembramos nos tópicos anterior, além de se inscrever para o congresso, você precisa se preparar um pouco antes do evento. 

Mas fique tranquilo, não é nada que exige um grande esforço. Acompanhe as dicas a seguir e aproveite ao máximo as atividades!

Pesquise sobre os temas e palestrantes

Conforme você viu antes, o networking e a troca de informações são essenciais para extrair o máximo dos congressos acadêmicos. Então, antes do evento, faça uma breve pesquisa sobre os principais palestrantes e sobre os assuntos que serão abordados nos painéis.

Esse estudo não precisa ser aprofundado, mas é interessante conferir o currículo Lattes dos profissionais e entender, ao menos, o que será abordado na palestra. Assim, você não cai totalmente de paraquedas nas atividades e consegue aproveitar melhor. 

Além disso, consegue elaborar perguntas e participar da discussão de forma mais produtiva. 

Faça perguntas, mas não exagere

Já que estamos falando em perguntas, vale discutir um pouco mais sobre elas. Essa é uma grande polêmica dos eventos acadêmicos. Afinal, quem nunca viu aquela pessoa que gosta de monopolizar as perguntas e fala por todo o tempo disponibilizado para elas?

Claro que é importante demonstrar interesse e aproveitar para extrair o máximo possível dos conhecimentos disponíveis, mas cuide para não ser inconveniente. 

Além disso, tente se ater ao tema da palestra. Mesmo que o palestrante tenha outras pesquisas relevantes, elas podem não ser tão interessantes para os demais espectadores. Então, se você quer conversar sobre esses temas, procure o profissional depois da atividade ou peça um e-mail para tirar suas dúvidas. 

Registre tudo que for relevante

Outro ponto fundamental para aproveitar ao máximo os congressos acadêmicos é levar um caderno ou bloco de notas para o evento. Assim, você consegue anotar os pontos mais importantes das palestras e suas dúvidas, para perguntar no final, ou o nome de livros citados. 

Além disso, o bloquinho pode ser o melhor amigo do networking! Nele, você consegue registrar o nome de pessoas que conheceu ou palestrantes que não tinha pesquisado antes, mas tem pesquisas relevantes. Assim como pode servir para anotar pontos para debater com eles no futuro e seus contatos. 

Quais são os principais congressos acadêmicos no Brasil?

Existem diversos congressos em todo país, focados nas mais diversas áreas de conhecimento. Portanto, fique atento à agenda da sua universidade e acompanhe também as redes sociais de outras instituições e conselhos. 

Contudo, existem alguns eventos nacionais que podem ser boas formas de começar a frequentar congressos. Conheça alguns:

E se você ficou interessado em eventos acadêmicos, já pensou em ser professor do ensino superior? Confira nosso artigo sobre como seguir carreira universitária e veja o que precisa fazer!

Tags:
  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *