Uma empresa que prioriza os funcionários, é transparente, honesta, oferece benefícios e plano de carreira pode ser o sonho de muitos profissionais. Uma organização com clima agradável e com parceria entre os colegas e chefes também faz parte desse combo tão buscado pelos candidatos. Esses ingredientes também são fundamentais para o ranking das melhores empresas para trabalhar no País.

Mas, afinal, como identificar essas companhias? O primeiro passo pode ser verificar quais as melhores empresas para trabalhar segundo o Great Place to Work (GPTW), consultoria que atua em 60 países e elabora rankings anualmente com os melhores exemplos no âmbito organizacional. Conhecendo melhor essa lista, você poderá saber quais pontos avaliar ao buscar a sua “empresa dos sonhos”.

Como é feito o ranking das melhores empresas para trabalhar

O Great Place to Work (GPTW) divulga, anualmente, mais de 40 rankings. Essas listas visam premiar as Melhores Empresas para Trabalhar em diferentes setores, como os de TI e da saúde, ou a partir da avaliação de determinados temas, como as melhores empresas para trabalhar para mulheres. Também existem rankings que levam em conta o tamanho da organização.

Para chegar a essas listas, o GPTW faz pesquisas frequentes com os funcionários das empresas. Nesses questionários, os colaboradores respondem sobre diversos itens, como transparência e incentivo recebido dos gestores e líderes, segurança no local de trabalho e como é a comunicação entre chefes e funcionários.

Também são avaliados pontos como o clima organizacional, o sistema de remuneração e de promoção, até questões mais subjetivas, como se o funcionário se sente parte daquela empresa, se sente orgulho pelo que faz, se considera aquele só mais um emprego ou não.

Depois que esse questionário é realizado, caso a empresa consiga atingir 70% de pontuação, a organização passa para outras etapas. Faz parte desse segundo momento a avaliação dos comentários dos funcionários – que dizem o que faz daquela organização um bom lugar para se trabalhar e como a empresa poderia melhorar – e das práticas das empresas.

Nessa etapa, as empresas devem apresentar os projetos e programas que desenvolvem com os colaboradores. Todas essas avaliações formam a nota final de cada organização. As melhores pontuações entram para o ranking das melhores empresas para trabalhar no Brasil, seja no ranking geral, seja no ranking setorizado ou temático.

Mas, afinal, atualmente, quais são as melhores empresas para trabalhar?

Como comentamos antes, a cada ano o GPTW divulga uma relação renovada das melhores empresas para trabalhar no País. Existem também diversas listas, como citamos.

O primeiro passo, então, é você analisar se existe uma lista específica relacionada com a área na qual você atua ou na qual você deseja iniciar uma carreira. Também vale avaliar se o seu foco são empresas de pequeno, médio ou grande porte. Você pode começar a sua consulta pelos rankings divulgados em agosto de 2018.

Para darmos um exemplo aqui, vamos relacionar as 10 melhores empresas para trabalhar, segundo o GPTW e considerando as organizações de grande porte, com mais de mil funcionários:

  1. Caterpillar;
  2. Magazine Luiza;
  3. SAP Labs;
  4. Laboratório Sabin;
  5. Tokio Marine;
  6. Kimberly-Clark;
  7. Gazin;
  8. Dell;
  9. Mars;
  10. Unidas.

Acessando o site do GPTW, você terá acesso a todos os rankings organizados pela consultoria. Para migrar de um ranking para o outro, basta selecionar os filtros que são do seu interesse.

Como conseguir uma oportunidade e fazer carreira nessas empresas?

Agora que você identificou quais são as melhores empresas para trabalhar no País, as organizações que têm as melhores condições de trabalho e oferecem grandes oportunidades de crescer profissionalmente, chegou a hora de arregaçar as mangas!

O seu sonho é trabalhar em uma dessas empresas? Então você precisa direcionar os seus esforços para conquistar uma oportunidade em uma dessas organizações. Como a lista é formada por empresas que são referência, tenha certeza que a concorrência será grande. Ou seja, você vai precisar se esforçar para diferenciar-se de outros candidatos e conseguir a sua vaga.

Veja alguns itens que podem ajudá-lo nesse processo:

1. Estude sobre a empresa

O primeiro passo é saber tudo que você puder sobre a organização na qual você deseja trabalhar. Estude os valores, os projetos e em que momento a organização está. Saber se a empresa está expandindo em alguma região é importante para identificar onde estão as vagas. Também é o momento de saber se o seu perfil se encaixa com o da empresa e se você se imagina crescendo profissionalmente lá dentro.

Depois de estudar esses pontos, procure colocar-se em sintonia com os valores e o momento atual da companhia. Identifique no que você poderá contribuir para que a empresa consiga ser mais eficiente e crescer.

2. Atenção às oportunidades

Uma boa dica para achar a sua oportunidade é criar conexões com funcionários da empresa nas redes sociais – especialmente no LinkedIn. Assim, é possível estabelecer uma rede de contatos e saber ainda mais sobre a organização.

Se surgir alguma oportunidade de interação, siga em frente, mas sempre em tom profissional. Além disso, não esqueça de cadastrar seu currículo no banco de talentos da organização e acompanhar semanalmente as vagas abertas.

3. Capacite-se

Você costuma preencher os pré-requisitos exigidos pelas melhores empresas para trabalhar? Ótimo! Mas, ainda assim, é possível valorizar mais seu currículo e apresentar uma formação extra e que seja um diferencial para você.

Quem sabe essa não seja a hora de voltar a investir nos seus estudos? Reflita se não chegou o momento de fazer uma segunda graduação ou uma especialização em alguma área específica de atuação da empresa na qual você planeja trabalhar.

Lembre-se sempre que a concorrência é grande e estar bem preparado é fundamental! Caso você ainda não preencha a formação mínima, chegou o momento de correr atrás. Há diversas opções de cursos que podem ajudar, inclusive na modalidade a distância.

Ou seja, sempre é tempo de investir em você e de se preparar para ser um forte candidato para a empresa dos seus sonhos.

Gostou deste conteúdo? Se você se interessa por qualificação profissional, pelo mercado de trabalho e por cursos de graduação e de pós-graduação, pode encontrar outros conteúdos relacionados com esses temas navegando pelo nosso blog. Até o próximo texto!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui