Cadastre-se
Cadastre-se e receba dicas, descontos, notícias e informações sobre o mundo da educação!

Curso de acupuntura: quem pode seguir esta profissão?

Está pensando em trabalhar na área de saúde e bem estar mas não sabe exatamente o que fazer? O curso de acupuntura pode ser uma boa opção para iniciar a atuar nessa área. A técnica chinesa é bastante popular no Brasil e utiliza agulhas para estimular a circulação sanguínea e a imunidade. Mas o que muita gente se pergunta é quem pode aplicar essa terapia. Muitas vezes é aplicada como técnica complementar e alternativa aos demais tratamentos médicos ou fisioterápicos, por exemplo.

Por isso, neste artigo, vamos mostrar quem é o profissional responsável pela prática, como funciona a sua capacitação e quais habilidades são necessárias para quem quer trabalhar com ela.

Continue lendo e entenda tudo!

O que é acupuntura?

Em primeiro lugar, é importante diferenciar a acupuntura de outras técnicas terapêuticas. Como você viu no começo do texto, essa prática consiste em utilizar agulhas finas para estimular pontos do corpo. 

Bolsa ENEM
👉 Estão abertas as inscrições para o VESTIBULAR Estácio que está chegando com 70%* de desconto em todo curso.

Para a medicina tradicional chinesa, esses pontos são conhecidos como meridianos e constituem áreas vitais do ser humano. Por isso, estimulá-los serve para equilibrar as energias do corpo e, assim, manter o corpo saudável. 

Atualmente, a acupuntura é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde como uma solução de medicina complementar e, no Brasil, ela faz parte até mesmo do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).

Quer saber exatamente como a acupuntura age? Então continue lendo os tópicos a seguir!

Como funciona a técnica?

Esse método consiste na aplicação de pequenas agulhas muito finas, de aço inoxidável, no corpo, que desencadeiam estímulos ao cérebro. A partir deles, são observados muitas respostas, dependendo da região.

Alguns pontos, por exemplo, provocam a produção de serotonina e outros neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem estar. Da mesma forma, os estímulos também causam maior liberação de endorfina, responsável por efeitos analgésicos, e hormônios como a cortisona, que age contra inflamações. 

E para quem tem doenças que atrapalham o sistema imunológico, a acupuntura induz o desenvolvimento das células de defesa do corpo. Dessa maneira, a técnica ajuda a combater sintomas da enxaqueca, estresse, gastrite, asma, insônia, sinusite, entre outros problemas de saúde!

Bolsa ENEM

Você sabia que pode conseguir uma bolsa de até 60% no curso todo na Estácio com a sua nota do ENEM dos últimos 5 anos? Confira aqui o valor da sua bolsa e economize na graduação! 🎓

Além disso, ela contribui também no tratamento de doenças graves, como o câncer, ao reduzir os efeitos colaterais do tratamento. Ao mesmo tempo em que dilata os vasos sanguíneos e faz com que os medicamentos circulem facilmente pelo organismo. 

Qual profissional pode fazer acupuntura?

Agora que você entendeu como a prática funciona e quais são seus benefícios, vamos para a parte prática. Quem pode atuar como acupunturista, o profissional responsável pela aplicação da técnica?

Logo de início, vale avisar: apesar de ser uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa, a sua aplicação não é restrita aos médicos. 

Os conselhos federais de enfermagem, biomedicina, fisioterapia e terapia ocupacional, por exemplo, reconhecem a prática entre seus profissionais. O que significa que eles podem se qualificar para atuar na área. 

Para isso, precisam apenas fazer um curso de acupuntura, na modalidade de pós-graduação lato sensu (especialização).

Como é o curso de acupuntura?

Mas o que os profissionais da saúde aprendem no curso de acupuntura? Como eles já tem boas noções de anatomia, o curso se dedica a aprofundar os conhecimentos dos alunos nas técnicas mais comuns, no diagnóstico e cuidado com lesões, além de matérias teóricas sobre medicina chinesa, entre outras.

Ele tem duração média de 2 anos e pode ser oferecido tanto nas modalidades presencial e semipresencial, quanto EAD

Como escolher um bom curso?

Uma dúvida comum entre quem está se interessando pela profissão é como encontrar um bom curso de acupuntura. Afinal, não é uma pós-graduação tão comum no mercado. Mas existem algumas dicas básicas que podem ajudar:

Conheça o currículo

Confira as disciplinas e o conteúdo programático do curso de acupuntura que você estiver pensando em escolher. O ideal é que ele equilibre conhecimentos teóricos e práticos, para que você consiga compreender a profissão de maneira completa. Assim como disciplinas de ética e voltadas para os desafios do profissional, como gestão de serviços de saúde.

Procure uma instituição de referência

Outra forma de garantir que seu curso vai ser sério e relevante, é conferir o histórico da instituição de ensino e verificar se ela é autorizada pelo Ministério da Educação a ministrar essas aulas. Para fazer isso, basta acessar o site e-mec e pesquisar. 

Pesquise sobre os professores 

Uma boa escola é feita de professores capacitados, certo? Então nada mais justo do que pesquisar o currículo dos seus futuros educadores antes de se inscrever na pós-graduação! Veja se existem antigos profissionais de acupuntura no quadro e se os professores têm realmente formação na área. 

Faça uma visita à instituição

Se possível, tente fazer uma visita à instituição de ensino na qual pretende estudar. Pergunte se é possível conhecer as salas de aula e laboratórios e veja se a infraestrutura oferecida é adequada. Também tire todas as suas dúvidas e procure conhecer alguns alunos que já fizeram o curso antes de você.

Quais habilidades preciso para ser um profissional de acupuntura?

Gostou do curso de acupuntura mas ainda tem dúvidas se a profissão é a certa para você? Então preste atenção em algumas habilidades fundamentais para um acupunturista.

Esse profissional precisa conhecer bem o corpo humano, obviamente, e ter sempre interesse em se aperfeiçoar. Já que a técnica, apesar de milenar, pode ser sempre melhorada e atualizada.

Além disso, o profissional da acupuntura deve ser atento a detalhes e paciente, para compreender os sintomas dos pacientes e fazer um diagnóstico. Assim como acompanhar o seu desenvolvimento ao longo das sessões e conseguir perceber se ele está evoluindo. 

Da mesma forma, o acupunturista precisa de algumas habilidades motoras, como facilidade de manusear as agulhas. 

Como são as oportunidades de trabalho para o acupunturista?

O profissional que faz um curso de acupuntura pode atuar em clínicas, hospitais e fazer até atendimentos domiciliares. Além disso, a acupuntura é uma terapia complementar oferecida pelo SUS. Ou seja, os profissionais podem trabalhar tanto na rede privada quanto pública. 

Quanto ao salário, esses profissionais ganham em média R$ 1.564,46, de acordo com dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho. Mas o valor pode ser maior ou menor, dependendo se ele trabalha com carteira assinada ou é autônomo, por exemplo. 

Gostou do curso de acupuntura?

Gostou de saber mais sobre o curso de acupuntura? Então conheça os melhores cursos, siga nossas dicas e se matricule. Trabalhar com saúde e bem estar pode ser muito recompensador!

Mas se ainda está em dúvida, conheça também 6 cursos técnicos na área da saúde que podem ser interessantes para você. 

Acompanhe outras dicas de mercado de trabalho, cursos e capacitações no blog Vai de Bolsa.

Tags:
  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *