Curso de especialização: como encontrar a melhor opção para você

Curso de especialização: como encontrar a melhor opção para você

Após conquistar o seu diploma de graduação, um bom emprego e o respeito de sua equipe de trabalho, o sentimento de satisfação é inevitável. Entretanto, é possível que a sua primeira escolha de faculdade não o faça tão feliz ou que você sinta vontade de buscar outras oportunidades em um novo segmento ou até mesmo em uma outra profissão. Se você se encaixa em uma dessas opções, este é o momento para buscar um curso de especialização.

Seja para manter sua ascensão profissional ou mudar os rumos dela, a especialização é o melhor caminho. Porém, após decidir que é o momento de voltar aos estudos, será preciso definir qual o melhor curso de especialização para você. Confira, a seguir, algumas dicas que poderão ajudá-lo a fazer essa escolha.

Antes de escolher o curso de especialização, defina os seus objetivos

O seu primeiro passo deve ser pensar e decidir quais serão os seus próximos objetivos profissionais – isso será importante para que a especialização escolhida esteja totalmente alinhada a eles.

Portanto, assim como sugere o portal Contrata Net, se você é formado em Administração e quer trabalhar com Marketing, talvez seja melhor buscar cursos nessa área. Porém, caso tenha como principal objetivo ocupar um cargo de alta gestão em uma empresa, o MBA pode ser a melhor opção para você.

Tenha em mente que não existe “a melhor pós-graduação” por definição. O que existe, realmente, é o curso de especialização que é o ideal para você conforme os seus objetivos a curto, médio e longo prazos.

Assim, o seu objetivo deve ser o seu principal motivador e, como tal, deve pautar a sua busca por cursos, instituições e modalidades de ensino. Quando você tem um objetivo bem definido, é possível mensurar se suas necessidades foram atendidas e se a sua iniciativa foi bem-sucedida.

Verifique suas restrições e possibilidades para fazer um curso de especialização

Antes de definir seu curso de especialização, vale analisar sua agenda e suas finanças. Com a vida corrida que temos atualmente, na qual, muitas vezes, é preciso conciliar trabalho, família e vida social, fica difícil encontrar tempo para se dedicar aos estudos.

Além disso, há opções de pós-graduação com um investimento justo e outras com um valor bem alto. Sendo assim, é preciso encontrar aquela que se encaixa nas suas possibilidades.

Fora os custos com a mensalidade do curso de especialização, é preciso levar em conta os custos de transporte e o tempo que você irá gastar no deslocamento ou para realizar os seus estudos.

Caso você tenha pouco tempo disponível para deslocamentos ou uma rotina que já prevê muitos gastos nesse sentido, talvez seja interessante considerar opções de cursos EaD (ensino a distância). Segundo o portal Exame, uma das principais vantagens de um curso de especialização EaD é justamente a economia em relação ao tempo de deslocamento
dos alunos.

Muitas vezes, o estudante trabalha longe da universidade e não consegue chegar a tempo do início das aulas, seja por conta do trânsito ou por causa do horário de saída do trabalho. Ao optar por uma pós-graduação a distância, você poderia ir mais cedo para casa, evitar horas de trânsito e estudar quando achar mais conveniente.

Os preços das pós-graduações a distância também costumam ser mais acessíveis. Isso quebra mais uma barreira que poderia dificultar o ingresso no curso de especialização desejada, já que o objetivo de quem procura por cursos especialização é buscar novos desafios e oportunidades, não acabar endividado ou sobrecarregado.

Assim, os cursos EaD permitem que você dê atenção à sua qualificação enquanto estuda em horários que se encaixam na sua rotina.

Confira 3 cursos de especialização que poderão turbinar sua carreira

Como comentamos antes, você deve considerar os seus objetivos profissionais na hora de escolher um curso de especialização, mas esse não deve ser o seu único critério. Será importante analisar também a demanda do mercado de trabalho para não investir em uma área que não proporcionará retorno financeiro e profissional no futuro.

O Portal G1 apresentou um levantamento das empresas de recrutamento Michael Page, Page Personnel, Robert Half e Catho que aponta as profissões com maior possibilidade de demanda a partir de análises de mercado e tendências de contratações das empresas para o ano de 2019. Separamos algumas dessas carreiras em alta para você analisar se elas se encaixam também nos seus objetivos.

Conheça três carreiras e cursos de especialização que são tendência no mercado de trabalho:

1. Gestão de Qualidade

O especialista nessa área é o responsável por implantar o sistema de “Boas Práticas de Fabricação”, assim como preparar a empresa e os colaboradores para auditorias internas e externas. A Estácio de Sá, por exemplo, oferece o MBA nesse segmento na modalidade a distância.

Podem se matricular no curso da Estácio graduados em diversas áreas. Essa formação interessa, especialmente, para executivos, empreendedores, administradores e consultores.

Pelo fato de o profissional especializado nessa área ter o controle de todos os processos de boas práticas de fabricação necessários para deixar o processo de qualidade 100% correto e não ter impacto em outras áreas ou no registro e venda dos produtos, essa especialização está em alta no mercado.

2. Gerente de marketing de performance

Esse profissional é o responsável por direcionar o investimento das empresas e das organizações no melhor canal para cada negócio. Para isso, o gerente de marketing de performance baseia-se em números do negócio e nas ações de marketing de performance realizadas.

Para quem deseja fazer um curso de especialização nessa área, a Faculdade Unyleya oferta o MBA Executivo em Marketing e Redes Sociais. Esse curso de pós-graduação proporciona ao aluno pleno conhecimento a respeito das redes sociais web, seus papéis, suas principais ferramentas e suas características.

Esse conhecimento visa promover e estimular uma nova forma de relacionamento das marcas com os seus clientes, assim como a geração de oportunidades e o desenvolvimento de cada negócio.

Esse profissional está em alta porque cada vez mais as empresas apontam o marketing com uma área estratégica. Ao mesmo tempo, o mercado precisa de profissionais focados em performance e que sejam especializados no controle e no monitoramento do retorno dos investimentos feitos nas diferentes mídias.

3. Cientista/engenheiro de dados

É o profissional que cria soluções complexas que envolvem captar, analisar e enxergar tendências em dados (informações) que impactem nos negócios, além de gerar e prever ondas de crescimento exponencial.

Tanto a Estácio de Sá quanto a Faculdade Unyleya oferecem o curso de especialização em Ciência de Dados. Esse é um curso de especialização específico com muitas chances de crescimento no mercado.

A profissão de cientista/engenheiro de dados está em alta porque é uma das profissões que faz o elo entre o nosso presente e o futuro. O cientista de dados faz parte de uma nova geração de profissionais analíticos que será cada vez mais crucial para o mercado. Após a maior onda de transformação digital no Brasil, essa posição entra de forma definitiva para a cultura do mercado.