Cadastre-se
Cadastre-se e receba dicas, descontos, notícias e informações sobre o mundo da educação!
curso de extensão

Como agregar valor à sua carreira com um curso de extensão?

O curso de extensão é uma modalidade de formação de curta duração oferecida por universidades. Ele pode ser feito em paralelo com a graduação ou servir como uma atualização para profissionais que já estão no mercado de trabalho há algum tempo. Geralmente, são atividades gratuitas de instituições de ensino superior também oferecidas à comunidade externa. É uma boa forma de agregar valor a sua carreira. 

Em suma, as universidades atuam dentro do tripé ensino, pesquisa e extensão. Dentro dessas três áreas, são realizadas várias atividades. Nesse contexto, a extensão tem tanta importância quanto o ensino (as disciplinas do curso de graduação) e a pesquisa (feita em laboratórios, por exemplo). Ela complementa com ações práticas o que é aprendido em sala de aula. Isso para os alunos. Mas a extensão pode ter reflexo na sua carreira.

É preciso frisar também que extensão é diferente de pós-graduação. Quer saber mais sobre essa forma de capacitação? Então continue lendo e veja como esses cursos podem te ajudar a agregar mais valor ao seu currículo!

Leia mais: Projetos de extensão para a comunidade: saiba o que é

Bolsa de Estudos
👉 A 1ª mensalidade da sua graduação a partir de R$ 59? Só a Anhanguera para oferecer um Vale Educação com esse desconto.

Quem pode fazer um curso de extensão?

Logo de início, é importante destacar que qualquer pessoa pode fazer um curso de extensão, independente de ter vínculo ou não com a universidade. Também não é exigido diploma do ensino superior para fazer parte de um curso de extensão.

Isso significa que esses cursos são bastante acessíveis e podem fazer toda a diferença na sua carreira!

Como funcionam os cursos de extensão?

Os cursos de extensão podem ter diferentes níveis de aprofundamento e duram, em geral, cerca de 3 meses. Eles possuem certificados emitidos pela universidade e são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Ou seja, valem em qualquer lugar do Brasil e até no exterior. 

Vale lembrar, porém, que certificado é diferente de diploma e um não substitui o outro. Ou seja, o certificado nesse caso é um atestado de que você assistiu às aulas e completou os requisitos para concluir um curso mais curto.  

E, assim como em outros níveis de educação, as aulas podem ser presenciais ou à distância. Mas atenção: um curso de extensão não é a mesma coisa que uma pós-graduação! Ele é pensado para ser mais curto e focado em um assunto específico. Para entender melhor essa diferença, acesse nosso artigo sobre o tema!

Qual a diferença entre curso livre e curso de extensão?

Muita gente confunde cursos livres e de extensão. No entanto, essas duas modalidades são diferentes. 

Enquanto os cursos livres podem ser oferecidos por qualquer instituição de ensino, os cursos de extensão devem ser sempre vinculados a uma faculdade credenciada pelo MEC. 

Além disso, o curso livre costuma ter um foco maior no mercado de trabalho. Já o curso de extensão é mais acadêmico, por estar vinculado a uma instituição de ensino superior. Apesar disso, um curso de extensão pode agregar muito valor ao seu currículo.

Por que fazer um curso de extensão?

Como falamos, os cursos de extensão são uma ótima forma de agregar valor ao seu currículo. Principalmente em áreas com muitas atualizações, como áreas fiscal, tributária, jurídica e de recursos humanos.

Se surge um novo imposto, por exemplo, o curso de extensão pode ser uma forma rápida de acompanhar essa mudança. Do mesmo jeito que uma nova lei ou norma. 

Além disso, fazer cursos de extensão mostram para os recrutadores das empresas que o profissional está sempre buscando se atualizar e se modernizar. E são muito úteis para quem está querendo mudar de carreira, sem fazer uma nova graduação.

Por isso, é importante colocar esses cursos no seu currículo. Principalmente se você ainda não tem muita experiência profissional. Eles ajudam a chamar atenção para as suas principais áreas de interesse e demonstram bastante comprometimento. 

Mas como colocar esses cursos no currículo? Em resumo, você deve preencher as seguintes informações:

  • Nome do curso;
  • Instituição;
  • Data;
  • Carga horária.

E para saber mais sobre como fazer um currículo perfeito, acesse o nosso artigo sobre o assunto e saiba como se destacar dos concorrentes!

Onde fazer um curso de extensão?

Só que, além de fazer os cursos e incluí-los no seu currículo, é importante prestar atenção no público-alvo, na duração e no programa das disciplinas para saber se ele é o que você precisa. 

Além disso, fique atento à credibilidade da instituição que o oferece para não cair em ciladas. Até porque, não adianta gastar tempo (e, muitas vezes, dinheiro) para depois saber que seu certificado não é valorizado pelo mercado de trabalho. 

Uma boa opção para quem busca um curso de extensão reconhecido é procurar nas universidades federais. A maioria delas oferece uma extensa variedade de cursos gratuitos e até online. 

A USP, por exemplo, oferece cursos de extensão divididos em cursos de aperfeiçoamento, atualização, difusão e especialização. Cada um com focos e durações específicos. 

Confira outras instituições superiores que oferecem diversos cursos de extensão durante o ano letivo:

  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
  • Universidade Federal do ABC (UFABC);
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro;
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);
  • Universidade Federal de Sergipe (UFS);
  • Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS);
  • Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Mas se você não encontrar o que está procurando em uma dessas instituições, entre em contato a universidade mais próxima e se informe sobre os seus programas de extensão universitária. 

Além de cursos, a maioria das faculdades oferece também serviços para a comunidade, como oficinas para crianças, atendimento odontológico, atividades físicas, cursos de idiomas, entre outros. 

Afinal, a extensão universitária faz parte dos três pilares da universidade, junto com o ensino e a pesquisa. 

Cursos gratuitos com certificado online são opção

E se você não encontrar os cursos que procura nas instituições listadas acima, consulte também nosso artigo sobre instituições que oferecem cursos gratuitos com certificado online! Acesse já e garanta um currículo mais completo.

Procure por um curso de extensão!

Além de agregar no seu currículo, fazer um curso de extensão é uma maneira de não perder os vínculos com a sua universidade, por exemplo. Em muitas instituições, há programas para manter contato com egressos. Em algumas ações, esse relacionamento ocorre por meio de cursos de extensão.

Como destacamos nesse post, outra vantagens desses cursos é que são gratuitos. Além disso, há cursos de de extensão em várias áreas do conhecimento. Além disso, há cursos de extensão gratuitos simplesmente para prática esportiva, aprendizagem do inglês, dança, ou até mesmo para meditação, como ocorre na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por exemplo.

Confira mais informações sobre cursos, capacitações, mercado de trabalho e dicas no blog Vai de Bolsa.

Tags:
  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *