curso de francês

Curso de francês online: 6 opções para aprender o idioma

Você sabia que o francês é o quinto idioma mais falado no mundo? São cerca de 300 milhões de falantes presentes em todos os cinco continentes. Por isso, fazer um curso de francês é investir tempo em uma das línguas que mais crescem em número de falantes. 

De acordo com o relatório anual do Observatório da Língua Francesa, o francês está atrás apenas do chinês, inglês, espanhol e árabe em número de falantes no mundo. A língua é oficial em 32 países. 

Com toda a certeza, aprender um novo idioma é expandir oportunidades, conhecer novas pessoas e culturas. E, de fato, está cada vez mais acessível estudar outras línguas.

Com o intuito de ajudar a encontrar boas plataformas para estudar francês, o blog Vai de bolsa selecionou 6 cursos de francês online para você escolher. Confira!

Leia mais: Saiba como funciona o Duolingo: o app para estudar inglês

Por que fazer um curso online de francês?

Aprender um idioma através de plataformas online está cada vez mais comum. Pois muitos conteúdos estão disponíveis de forma acessível e gratuita. Há diversas plataformas que preparam conteúdos e exercícios de maneira organizada e completa para os estudantes. 

A partir de uma metodologia gamificada, algumas plataformas ainda proporcionam diversão enquanto você estuda a língua. Estudar online também dá a liberdade de completar seus estudos ouvindo músicas e assistindo séries e vídeos na língua francesa.

Estudar um idioma a partir de uma plataforma pode promover metodologias de estudo diversas, onde o aluno possui autonomia para se organizar e estudar. Em princípio, essas ferramentas oferecem liberdade para o usuário estudar em locais e horários que estiverem mais disponíveis.  

Conheça 6 plataformas para aprender francês online 

Cada plataforma possui um diferencial. Dessa forma, a escolha de um curso de francês online vai depender do perfil de estudo do usuário. Isso porque aprendemos e memorizamos conteúdos a partir de diferentes maneiras.

Você capta melhor os conteúdos quando assiste um vídeo? Ou quando ouve um podcast? Prefere ler textos, ou praticar a fala em um idioma? Na hora de escolher uma plataforma de estudo leve em consideração sua forma potencial de aprendizado. 

1. Kultivi

Na Kultivi você poderá estudar francês de forma gratuita. São 76 aulas, de 30 minutos cada, disponíveis para serem assistidas no horário que você puder. Além disso, a plataforma emite certificado no final do curso. Para iniciar o curso é preciso fazer um cadastro simples.

A fim de auxiliar você nos estudos, a plataforma oferece uma série de materiais em texto. Bem como, todo o material utilizado de exposição das aulas estará disponível para ser baixado pelos usuários da plataforma. O curso pode ser feito pelo computador.

2. Memrise

A partir de uma metodologia aplicada nas interações cotidianas, a Memrise criou um curso a partir de três pontos.

O primeiro ponto busca garantir que você aprenda francês com palavras e frases utilizadas no cotidiano dos nativos do idioma. Já o segundo ponto pretende impulsionar o desenvolvimento de capacidades que ajudem a dominar o idioma em contextos do mundo real. 

Um diferencial deste curso é que, além de gratuito, ele utiliza recursos audiovisuais com voz natural, ou seja, gravados por nativos da língua utilizada. 

Com a finalidade de potencializar a prática da língua, o terceiro ponto do curso de francês da Memrise não vai focar em fazer você memorizar a gramática da língua, mas sim a prática da fala do idioma. A plataforma pode ser acessada na web, mas também nos apps para iOS e Android.

3. Très Bien Francês

Disponível para iOS e para uso na web, o curso da plataforma Très Bien Francês está organizado por temas de interesse. Você pode escolher começar a aprender francês a partir da gramática, assim como pode estudar assuntos específicos como cores, corpo humano, números, negócios, roupas, comidas e muito mais. 

O curso é diverso e contém 102 lições baseadas em situações da vida real. Ele é gratuito, entretanto se você quiser tirar dúvidas com professores será cobrada uma taxa por hora/aula. 

A plataforma também disponibiliza jogos para você aprender se divertindo. 

4. Duolingo

Este é um dos aplicativos mais populares quando o assunto é aprender um idioma. Atualmente mais de 300 milhões de usuários de todo o mundo estão cadastrados na ferramenta. De forma gratuita e com lições curtas e gamificadas, a plataforma apresenta praticidade no ensino de línguas como o francês. O aplicativo também possui uma versão paga.

A plataforma possui um sistema de notificações que tem o objetivo de estimular o estudo contínuo da língua. Além do francês há 36 idiomas disponíveis para o aprendizado na plataforma.

O Duolingo está disponível nos seguintes sistemas operacionais: IOS , Android e Windows Phone. Além disso, o aplicativo também pode ser acessado por meio do computador.

5. FUN-MOOC

A FUN-MOOC oferece 51 horas de aulas nos 17 níveis disponíveis no curso. A plataforma é 100% gratuita e é financiada pelo Ministério do Ensino Superior e Pesquisa da França. O curso é destinado para iniciantes no francês.

No curso você vai ter acesso a vídeos, áudios, leituras de documentos administrativos e do cotidiano, assim como, vai precisar escrever textos de assuntos variados e estudar a gramática e léxico com vídeos. 

Com intuito de te dar liberdade na hora de estudar francês a plataforma permite que você trabalhe nas sequências e atividades que mais lhe interessam na ordem que preferir.

6. Francês Zero

A Francês Zero é uma plataforma que oferece tanto o curso de francês gratuito quanto o pago. As aulas são no formato de podcast, mas também são oferecidos exercícios para serem feitos na própria ferramenta online.

A fim de diversificar o aprendizado da língua, o curso possui uma modalidade de estudo de músicas em francês. Nesta parte do curso você vai acessar a música, informações sobre o artista e fazer exercícios a partir da mídia. 

O curso é organizado em dois módulos. São eles, básico e intermediário. 

Curso de francês online: já escolheu o seu?

De fato, para estudar a partir de plataformas online também é preciso disciplina e dedicação. Entenda como alguns métodos de estudo que foram selecionados pelo blog Vai de Bolsa podem te ajudar neste desafio. 

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.

  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *