curso de marketing digital online

Curso de marketing digital online: confira 7 opções gratuitas

O marketing digital é uma das áreas mais promissoras e, além de oferecer diversas oportunidades de trabalho, tem se tornado cada vez mais popular entre diversos segmentos e empresas de todos os portes. E se você tem interesse em atuar nessa área, é necessário estudo constante e atualizações frequentes. Para isso, há as opções de cursos de marketing online grátis.

Essa é uma das alternativas tanto para quem deseja ingressar na área como para profissionais que querem se atualizar.

Neste artigo você irá conhecer as vantagens de fazer um curso de marketing digital online, seja você alguém em busca de iniciar uma nova carreira, ou que quer apenas melhorar o seu currículo. 

Além disso, confira também uma lista especial, com 7 opções de cursos de marketing digital online gratuitos. Vamos lá?

Leia também: E-book mostra as áreas promissoras para trabalhar com marketing digital

Por que investir em um curso de marketing digital online?

O marketing digital tem revolucionado a publicidade e o setor de vendas das empresas, gerando novas oportunidades de negócio. 

E para acompanhar esse universo de possibilidades é necessário se manter atualizado sobre tendências, ferramentas e novas formas de se trabalhar com esse setor. 

Por isso, a capacitação através de cursos online de curta duração é o melhor caminho para se manter neste mercado. A boa notícia é que este setor oferece diversos cursos gratuitos, e muito bem avaliados.

Se você ainda tem dúvidas se vale a pena investir o seu tempo em um curso de marketing digital online, aqui você encontrará algumas razões para isso:

1. Cursos gratuito e de qualidade

Como já adiantamos acima, o mercado oferece diversos cursos de marketing digital online gratuitos e muitos deles de alta qualidade.

Alguns desses cursos são oferecidos por empresas que estão diretamente interessadas na formação de profissionais de marketing digital para futuras contratações. Só isso já garante um conteúdo de qualidade e que é ministrado por grandes nomes da área.

É claro que não dá para acreditar em tudo que vemos na internet. Por isso, antes de iniciar o curso, pesquise sobre o profissional ou empresa que está ministrando, leia avaliações e comentários e, se possível, converse com algum ex-aluno.

2. Cronograma organizado

Com certeza você já baixou um eBook que nunca leu, se inscreveu em um Webinar e nunca assistiu…e com isso, acabou perdendo um tempo enorme.

Ao se inscrever e iniciar um curso de marketing digital online você terá um cronograma de aulas e atividades em uma sequência lógica, facilitando sua organização e, consequentemente, seu comprometimento.

3.Faça parte de uma comunidade

Alguns cursos de marketing digital online oferecem, além das aulas, a oportunidade dos alunos participarem de comunidades exclusivas para discussão dos temas apresentados, networking e compartilhamento de experiências, dicas e dúvidas.

Essas comunidades são fundamentais para o desenvolvimento dos profissionais e também funcionam como ferramentas de motivação para que os alunos concluam o curso.

4. Garanta uma certificação

A maioria dos cursos de marketing digital online, incluindo os gratuitos, oferecem aos alunos uma certificação.

Esse certificado, além de confirmar a participação do profissional, pode em alguns casos ser utilizado como comprovação de horas complementares para universitários.

5. Aumente suas oportunidades de trabalho

Curso concluído, boa rede de contatos e certificado em mãos contribuem muito para que o profissional consiga novas e melhores oportunidades de trabalho.

Com a variedade de áreas abordadas dentro de um curso de marketing digital online, os alunos têm a oportunidade de aprender algo novo, que além de agregar ao seu currículo, oferecem novas possibilidades de trabalho.

Confira 5 áreas de atuação de um profissional de marketing digital

O marketing digital possui diversos diversos segmentos de atuação e, hoje em dia, os cursos online acompanham essa variedade e acabam sendo orientados para determinada área.

Com isso, os alunos encontram diversas possibilidades de atuação dentro do marketing digital. Entre essas áreas de atuação estão:

  • Analista de E-commerce: profissional especializado no planejamento estratégico de vendas por e-commerce.
  • Mídias Sociais: responsável pelo planejamento e gerenciamento de redes sociais
  • Produção de Conteúdo: profissional responsável pela produção de conteúdos de texto, áudio, vídeo, infográficos, e-mail marketing, entre outros.
  • Analista de mídia paga: é responsável pelo planejamento de campanhas de mídia online, geração de leads e tráfego, além de análise métricas e resultados.
  • Analista de SEO: o profissional SEO (search engine optimization) atua com a otimização de conteúdos para mecanismos de busca.

Essas são apenas algumas das áreas do marketing digital. Se você tem interesse em se aprofundar na profissão, conheça outras áreas promissoras para trabalhar com marketing digital.

Veja 7 opções gratuitas de curso de marketing digital online

Agora que você já sabe que uma capacitação em marketing digital pode abrir novas oportunidades profissionais, que tal conhecer algumas opções gratuitas e online desses cursos livres? Confira!

1. Introdução ao Inbound Marketing

Oferecido pela RD University, da Resultados Digitais, o curso possui duração de 3 horas e aborda os conceitos introdutórios do Inbound Marketing. Entre os temas abordados no curso estão:

  • Metodologia de Inbound Marketing;
  • Etapas do funil de marketing;
  • Conselhos sobre estratégias aplicadas a cada uma das etapas do funil: atrair, converter, relacionar, vender e analisar.

Ao finalizar o curso, o aluno recebe um certificado de conclusão.

2. Marketing Digital para o Empreendedor

O curso é ministrado pela Endeavor e possui duas horas de duração. 

Com foco em empreendedores, o curso de Marketing Digital aborda desde a introdução do tema, passando pelo planejamento de um departamento de marketing até o alinhamento entre o setor de vendas e as métricas mais importantes.

Durante o curso, o aluno tem a oportunidade de conhecer cases de sucesso de empreendedores que aplicaram as estratégias de marketing digital em seus negócios.

3. Marketing de Conteúdo

Criado pela Rock Content, o curso de Marketing de Conteúdo possui 4 horas.

Voltado para profissionais que atuam na produção de conteúdo, o curso aborda conceitos do Marketing de Conteúdo, definição de personas, métricas e muito mais.

Ao final do curso, o aluno faz uma prova com 70 questões de múltipla escolha e consegue o certificado se acertar pelo menos 70% das perguntas.

4. Inbound Marketing – Hubspot

Que tal aprender Inbound Marketing com a empresa pioneira no assunto? Pois essa é a proposta do curso  oferecido pela Hubspot.

Uma das capacitações mais importantes para quem quer entrar na área de Marketing Digital, o curso de Inbound Marketing da Hubspot é composto por 12 aulas que tratam sobre os 4 estágios da metodologia Inbound.

Entre os assuntos abordados estão: otimização de site, landing pages, vendas de Inbound, entre outros. Ao final do curso, o aluno precisa fazer uma prova para conquistar a certificação.

5. Redes Sociais – Google Ateliê Digital

O Google Ateliê Digital oferece um curso gratuito de Noções Básicas de Redes Sociais. São 4 aulas que abordam as necessidades de presença nas redes sociais, como aderir às redes adequadas e de que forma expandir a presença nessas redes.

O curso tem apenas 30 minutos de duração e é uma base importante para quem não tem experiência com redes sociais.

6. Google Analytics

O Google oferece 3 cursos certificados para Analytics: nível básico e avançado.

Em cada um dos cursos, o aluno tem a oportunidade de conhecer o layout da ferramenta Google Analytics, configurá-la, criar dashboards especiais e, é claro, analisar esses dados.

Os cursos estão disponíveis apenas em inglês, mas é possível mudar as configurações para o idioma português.

7. SEO Básico

A escola de cursos online Mirago oferece gratuitamente o curso de SEO Básico, uma das áreas mais importantes dentro do marketing digital.

Com 4 horas de duração, o curso é introdutório e auxilia os alunos no entendimento dos conceitos básicos de SEO e como funciona o mecanismo de busca do Google. Além disso, durante o curso, o aluno tem a oportunidade de planejar um conteúdo e um site com base nos conceitos aprendidos.

E então, já sabe qual das áreas de marketing digital você irá investir?

Aproveite as opções gratuitas de curso de marketing digital online e conquiste uma boa oportunidade de trabalho no mercado.

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.

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