curso gestão em saúde

Curso gestão em saúde: descubra qual o melhor para você

Qualquer negócio precisa de um bom gestor para dar certo. Na área da saúde não é diferente. Não é à toa que o curso de Gestão em Saúde pode ser uma carreira interessante para algo que é fundamental na vida das pessoas. O profissional dessa área garante qualidade na administração de clínicas e hospitais, por exemplo, e no atendimento prestado aos pacientes. Neste post, vamos detalhar mais sobre o curso de gestão de saúde e quais suas especializações.

Em resumo, um curso de gestão em saúde se relaciona muito bem com disciplinas da área de Administração, Sociologia e até mesmo Ciência Política. Se você tem afinidade com alguma dessas áreas e gosta de empreendedorismo, quem sabe não seja uma boa ideia investir nessa carreira?

Veja a seguir e descubra quais os melhores cursos com foco em gestão em saúde. Fique por dentro dessa promissora área ou carreira, que pode fazer você deslanchar como profissional e gestor.

Qual curso para trabalhar em gestão em saúde

A formação na área de gestão em saúde é focada na parte administrativa. O que implica em uma gestão eficiente dos recursos destinados à saúde. É através dessa administração que pode-se entender se uma instituição está em déficit ou em superavit e assim reverter uma situação desfavorável ou melhorar aquilo que já está bom.

Para isso, é preciso ter conhecimento sobre diversos campos que são necessários para avaliar as necessidades de cada instituição. E criar soluções ou estratégias que são eficientes para o negócio.

Além de saber gerenciar os recursos, um gestor da área de saúde deve entender também sobre as políticas públicas. Principalmente, as fundamentais para a manutenção da segurança e do conforto dos pacientes e dos funcionários.

Sendo assim, é possível encontrar alguns cursos que tratam desse setor e garantir uma boa formação profissional e fazer dessa formação uma carreira importante para a saúde de um modo geral.

As possibilidades de trabalho para quem deseja se formar em um curso de gestão em saúde podem ser bastante diversificadas. Inclusive, com atuação no setor público ou privado.

Além disso, é possível garantir também especialização nessa área para quem formação em alguma área que se relacione com administração e saúde. Veja a seguir três cursos que podem fazer de você um gestor na área da saúde:

1- Gestão Hospitalar

Se você gosta de administrar, coordenar e gerenciar os processos que são importantes em um hospital, clínica ou qualquer centro de saúde, essa pode ser uma formação certeira na sua carreira. O curso de Gestão Hospitalar vai preparar o aluno para o mercado de trabalho e possibilita um amplo conhecimento para se trabalhar com gestão na área da saúde.

Esse curso é uma graduação de nível tecnológico, com duração média de dois a três anos. Para estudar Gestão Hospitalar, é necessário apenas ter completado o Ensino Médio e ser maior de 18 anos. Ao concluir o curso, o aluno estará apto a trabalhar como gestor hospitalar e ter controle das finanças e recursos que são destinados às instituições de saúde.

Veja a seguir algumas das disciplinas que são ensinadas durante o curso:

  • Matemática, contabilidade, planejamento financeiro e orçamentário;
  • Legislação e direito aplicado à área da saúde;
  • Gestão de contratos e planos de saúde;
  • Comunicação, linguagem e marketing;
  • Biossegurança e segurança do paciente;
  • Planejamento financeiro em saúde;
  • Tecnologias de gestão.

Além de ser possível encontrar graduação de Gestão Hospitalar, também existe pós-graduação nessa área. A pós possibilita um aprofundamento maior nos conteúdos. O que irá garantir que você seja um profissional diferenciado na área de gestão em saúde.

O que faz um gestor hospitalar

Esse profissional é o responsável direto pela condução administrativa de um hospital. Sendo assim, essa é uma profissão vital para o funcionamento dessa instituição. Pois além de saber como destinar os melhores recursos, ele deve saber também como captar investimentos e aplicar estratégias de inovação.

O objetivo é fazer com que um hospital, clínica, laboratório ou qualquer órgão que atenda pacientes e trate da saúde não se torne obsoleto.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para quem é formado nessa área pode ser bastante amplo. Há possibilidade de exercer atividades em qualquer lugar que trate da saúde das pessoas.

Portanto, é possível trabalhar na parte administrativa de hospitais, clínicas, laboratórios, centros de saúde, entre outros. Além disso, é possível trabalhar tanto no setor privado, quanto no setor público.

2- Gerência em Saúde

Se você tem pressa em ingressar no mercado de trabalho, é possível encontrar um curso técnico em Gerência em Saúde. A vantagem de fazer esse curso é que ele pode ser feito em paralelo com o ensino médio, ele tem a duração máxima de dois anos e isso faz com que você entre no mercado de trabalho mais cedo.

O técnico dessa área é responsável por ajudar a desenvolver projetos de gestão. Auxilia na contratação de profissionais, auxilia no controle de estoque, compra de materiais e acompanha o desenvolvimento dos serviços prestados pelas instituições de saúde.

3- Curso de Hotelaria

Se você pensa que o curso de Hotelaria não tem relação com a área da saúde, está completamente engando. Existe um setor do hospital ou de uma clínica que necessita dos serviços de hotelaria. Portanto, é fundamental a atuação de um profissional dessa área.

Para isso, é preciso de alguém que entenda muito bem como funciona essa parte da administração para dar baixa e entrada de pacientes. Além de cuidar de toda a parte da gestão hoteleira dessas instituições.

O curso de hotelaria é uma graduação de nível superior, com uma duração média de 4 anos e pode fazer com que você venha trabalhar na área de gestão em saúde. Pois a formação em hotelaria não é importante apenas para o turismo. Mas também pode ser aplicada nas instituições públicas ou privadas que tem como objetivo ou foco de trabalho a saúde.

O que faz um hoteleiro

Esse profissional é responsável por vários setores que são relacionados à hospedagem, desde a internação até a baixa. Além disso, ele coordena equipes que prestam o serviço desde a cozinha, até a cama.

Sendo assim, o hoteleiro não é responsável apenas pela parte nutritiva de um hospital, mas também por toda a lavanderia, além da limpeza e higienização dos quartos e banheiros.

Esse profissional é aquele que organiza e acumula diversas funções e é responsável por setores vitais de um hospital, como os leitos, por exemplo. Portanto, esse é um profissional que além de poder trabalhar com turismo, pode também exercer uma função em gestão em saúde.

Mercado de trabalho

Um área potencial para atuar pode ser também nos spas que são destinados ao bem-estar das pessoas. Vale lembrar que esses lugares são destinados muitas vezes na recuperação da saúde de pacientes, o que faz com que seja bem administrado, com um serviço de qualidade e excelência para que as pessoas tenham recuperação plena.

Além desse setor, hospitais e clínicas também necessitam de um hoteleiro para uma gestão eficiente em saúde, principalmente na parte hoteleira do hospital.

Portanto, esse profissional desempenha um papel fundamental coordenando equipes e funcionários que auxiliam na recuperação da saúde dos pacientes. Vale lembrar que os acompanhantes de quem está internado também necessitam de estrutura para que possam ajudar na recuperação desses pacientes e é aí que entra em ação a parte administrativa da hotelaria.

Conclusão

Agora que você sabe mais sobre os cursos com foco em gestão em saúde, certamente ficou mais fácil de decidir um caminho profissional. Para isso, basta identificar qual a sua área de interesse e descobrir quais caminho possíveis uma carreira pode levar você.

Portanto, busque conhecer mais sobre algum curso de gestão em saúde para entender como essa carreira pode ser promissora e fazer de você um profissional diferenciado no nobre papel de prestar um serviço de qualidade à população.

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.

  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *