6 opções de curso para quem gosta de matemática

0
2
curso para quem gosta de matemática
A decisão de qual curso de graduação fazer não é uma tarefa fácil. Mas se você faz parte do clube dos apaixonados pela Matemática, neste artigo você encontrará 6 opções de curso para quem gosta de matemática, além do próprio curso de Matemática. A matemática é um sistema formal de pensamento para reconhecer, classificar e explorar padrões. É uma ciência que estuda objetos abstratos (números, figuras, funções) e as relações existentes os mesmos, por meio do raciocínio lógico e método dedutivo. Isso pode parecer complicado no início, mas pode deixar você apaixonado pela matéria. Isso porque a matemática relaciona a lógica com os problemas cotidianos da vida real. Ela é fundamental para todas as áreas do conhecimento e está presente em todas as empresas. Por isso, os profissionais que a dominam são extremamente valorizados e disputados entre as organizações. Então, se você tem aptidão nessa área, vamos conversar sobre 6 opções de curso para quem gosta de matemática, que possuem esta ciência como base para sua estrutura curricular e de atuação.

Matemática

A matemática enquanto ciência viva está em constante atualização e evolução. É uma área abrangente que exige muita pesquisa, estudo e dedicação. Ela está ligada ao real e ao abstrato e a graduação em Matemática é bastante exigente, mas também abrangente.

Curso Bacharelado em Matemática

Dessa forma, o curso de Bacharelado em matemática, com duração mínima de 4 anos, tem esse objetivo de formar o profissional para a pesquisa científica, a fim de que não saiba apenas fazer cálculos, mas compreenda os conceitos matemáticos, as teorias lógicas e saiba utilizá-las no devido tempo e para as devidas utilidades.

Curso Licenciatura em Matemática

Já a Licenciatura em Matemática tem duração média de 4 a 5 anos. Além das disciplinas de base do curso de Matemática, ela inclui disciplinas com viés pedagógico, a fim de preparar o profissional para o exercício docente e atuação em equipes multidisciplinares. O licenciado em matemática também estará preparado para utilizar ferramentas e recursos diversos para ensinar e propor estratégias didáticas a partir de conhecimentos científicos e práticos para que seus alunos compreendam o mundo ao seu redor a partir da visão matemática. Portanto, você precisa decidir entre fazer licenciatura ou bacharelado.

Administração

Administração refere-se ao conjunto de valores, princípios, técnicas, estratégicas e ações empregadas para cuidar e gerenciar pessoas, recursos ou negócios específicos. Nessa área, quem tem afinidade com matemática tem um grande diferencial competitivo. O objetivo do curso de Administração é formar o administrador capaz de exercer liderança em qualquer instituição por meio de um planejamento administrativo coerente, eficiente e eficaz, antenado com o mercado, com o uso de recursos e ferramentas tecnológicas modernas integradas à vida da empresa. Por isso, quem cursa Administração pode atuar em qualquer instituição ou até mesmo no seu próprio negócio, atuando como administrador, como prestador de serviços, consultor, entre outras funções e cargos. A graduação de Administração ou Administração de Empresas tem a duração de 4 anos e você encontra este curso sendo ofertado tanto presencialmente quanto na modalidade EaD.

Ciências Contábeis ou Contabilidade

A faculdade de Ciências Contábeis tem uma duração média de 4 anos. Muitas disciplinas desta graduação também são comuns às do curso de Administração, e as duas têm a matemática como uma base imprescindível para o exercício de sua função. É um curso para quem gosta de matemática perfeito. O profissional contador é responsável pela parte contábil de pessoas físicas ou jurídicas, de empresas de vários setores e portes. Ele pode atuar como contador autônomo, pela sua própria empresa, ou atuar em uma empresa de Contabilidade. Ele é responsável pelo gerenciamento dos recursos financeiros de seu cliente, tanto dos registros quanto das previsões de entradas e saídas, sejam diárias, mensais e/ou anuais. Assim, é esperado do profissional das Ciências Contábeis o uso do raciocínio lógico, crítico e analítico na tomada de decisões, capacidade de elaborar estratégias para resolução de problemas com responsabilidade e ética. O contador deve ser alguém bastante atualizado com as leis que regem o país em que atua e com os quais seu cliente mantém negócios. Certamente a faculdade de Ciências Contábeis é um curso para quem gosta de matemática!

Engenharia

A Engenharia é uma área muito ampla. Como define o Dicionário Michaelis, é a “arte de aplicar os conhecimentos científicos à invenção, aperfeiçoamento ou utilização da técnica industrial em todas as suas determinações”. Matemática e Física são as principais bases da Engenharia. Os diversos projetos realizados pelo engenheiro necessitam dos conhecimentos científicos matemáticos e seus diversos cálculos para que este seja exato e viável. Este é um curso com duração mínima de 5 anos, mas pode variar dependendo da especificação da Engenharia que o aluno queira cursar. São diversas as vertentes da Engenharia que um estudante pode cursar no Ensino Superior. No Blog Vai de Bolsa, você pode conferir vários posts aprofundados sobre opções de cursos de engenharia. Além dessas ramificações, existem mais tipos de engenharia sendo ofertadas por outras instituições de ensino superior, sendo a Engenharia um curso para quem gosta de matemática.

Arquitetura e Urbanismo

Arquitetura e Urbanismo é um curso de graduação que tem duração média de 4 anos. Seu objetivo é formar profissionais que atuem “tanto no mercado privado como em órgãos governamentais – pesquisando, projetando e coordenando a construção de edifícios e seus espaços internos e externos, paisagens e espaços urbanos, planos diretores de cidades ou o restauro de prédios históricos” (Universidade Federal do Paraná – UFPR). Dessa forma, sendo uma área de conhecimento interdisciplinar, a graduação de Arquitetura e Urbanismo encontra na matemática uma área de conhecimento que embasa todas as outras vertentes do conhecimento nesta formação, ao oferecer ao estudante o conhecimento necessário para um desenhar, planejar, medir, calcular e projetar de forma exata espaços livres, casas e edifícios para fins diversos, além de projetos paisagísticos e de design de interiores. O arquiteto está sempre se reinventando, estudando tendências e inovando em suas ações, buscando segurança, praticidade, modernidade e viabilidade em seus projetos. Disciplinas matemáticas como Cálculo, Desenho Arquitetônico, Topografia e Computação Gráfica estão presentes no curso de Arquitetura e Urbanismo, um curso para quem gosta de matemática.

Física

Física e Matemática andam de mãos dadas. Podemos dizer que, enquanto a física trata do elemento material, dos fenômenos naturais, da experimentação para a explicação do que existe no mundo real, a matemática é a própria linguagem da física, isto é, é por meio dela, dos cálculos, do raciocínio lógico e de suas fórmulas que tais fatos podem ser comprovados. A Física se vale de conceitos para a explicação dos fatos e fenômenos; a matemática é o conjunto de tais conceitos, a sua representação. Cálculo Diferencial e Integral, Métodos Numéricos, Álgebra Linear, Mecânica Clássica e Instrumentação Computacional são algumas das disciplinas. No decorrer do curso de graduação de Física, o estudante pode optar pelo campo de atividades que mais compactua com seus interesses, como: Astronomia, Astrofísica, Meteorologia, Relatividade, entre outras.

Atuação também no desenvolvimento de softwares

O curso de Bacharel em Física tem duração mínima de 4 anos e tem um viés de estudo, pesquisa científica e tecnológica, para realização de projetos e manuseio de equipamentos da área da física especificamente ou relacionadas. Há bacharéis em Física, inclusive, que atuam na programação de softwares computacionais baseados em modelos físicos. A faculdade de Licenciatura em Física tem duração média de 4-5 anos e ofertará ao aluno disciplinas pedagógicas, a fim de prepará-lo para o exercício da docência. Se você gosta de física e matemática, certamente este é um curso que lhe agradará muito.

Gostou das opções de curso para quem gosta de matemática?

E aí, gostou das opções de curso para quem gosta de matemática que trouxemos no artigo de hoje? Explore o Blog Vai de Bolsa e descubra muito mais!