Curso superior em exatas: conheça as opções

A área de exatas se encaixa perfeitamente no popular ditado “ou você ama, ou você odeia”. Isso porque não é qualquer um que tem aptidão com matemática, ou que tem prazer em estudar essa área. No entanto, se o seu caso é de amor, as oportunidades no mercado de trabalho são inúmeras. Para isso, o melhor caminho para começar é fazer um curso superior em exatas. Nesse caso, também temos muitas opções interessantes. Quando falamos em curso superior em exatas, as primeiras opções da lista são sempre as engenharias. Nesse campo, temos as tradicionais engenharias civil, mecânica e elétrica, mas também as menos conhecidas de aquicultura e automação. Mas quem gosta de exatas pode partir também para a faculdade de ciências contábeis, física, ou ainda a área da TI, com ciências da computação. Ah, não podemos esquecer do próprio curso de matemática! Neste post, vamos detalhar algumas opções para quem procura um curso superior em exatas e ainda não se decidiu pela melhor alternativa. No Blog Vai de Bolsa, você poderá ver de forma aprofundada vários desses cursos. Você poderá acessar os links nesse post. Boa leitura!

Engenharias: muitas opções em exatas

Quando se vala em curso superior em exatas, as primeiras opções que vêm à cabeça são na área das engenharias. No Blog Vai de Bolsa, já abordamos alguns dos cursos de engenharia. Vamos resumir por aqui. Confira algumas delas:

Engenharia Mecânica

A Engenharia Mecânica é um dos cursos mais tradicionais nessa área. Em suma, é uma área do conhecimento dividida em algumas partes, como: projetos, especificação de materiais, fabricação e manutenção, além de sistemas de recuperação e desenvolvimento de motores. A atuação de um engenheiro mecânico vai muito além de uma oficina. Nesse caso, ter domínio da área de exatas é fundamental. Na faculdade, o curso tem duração média de cinco anos. Você irá aprender a projetar, implantar, operar, manter, reparar e mecanizar sistemas. Isso sempre aplicado a veículos, ferramentas, sensores, máquinas, entre outros equipamentos. Entre as disciplinas estudadas, estão análise das variações, bases físicas para engenharia, modelagem matemática, resistência de materiais mecânicos, entre outras. Com esse conhecimento, você poderá atuar em áreas como a automobilística, siderúrgica, energia, petrolífera, máquinas e outras estruturas. Na verdade, o engenheiro mecânica pode ser encontrado em toda a atividade industrial. Ou seja, o campo de atuação é gigantesco.

Engenharia Civil

Se você gosta da área de exatas, além de obras e construções, o curso de engenharia civil é perfeito. Nessa área, você vai trabalhar com obras desde a concepção do projeto (que exige muitos cálculos!) até a execução, no canteiro de obras. Em outras palavras, pode atuar na construção de uma simples casa até obras monumentais, como um estádio de futebol ou uma ponte. É do engenheiro civil a responsabilidade de garantir a viabilidade e a segurança dessas edificações. A duração do curso de engenharia civil também é de cinco anos. Nesse período, você vai aprender disciplinas em torno de assuntos como projetos de estruturas, geotecnia, hidráulica e transportes. Entre as disciplinas, estão bases físicas para a engenharia, teoria das estruturas, estruturas de aço e madeira, inovação tecnológica, pontes, entre outras. O egresso em engenharia civil terá que obter o registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) para ser habilitado profissionalmente. Após essa etapa, já poderá atuar tanto na iniciativa privada, como em construtoras, como na pública, em órgãos de infraestrutura. O mercado de trabalho para o engenheiro civil é muito amplo.

Engenharia Elétrica

A engenharia elétrica é também um dos cursos mais tradicionais em exatas e também na área das engenharias. A graduação prepara o estudante a atuar em segmentos como eletrotécnica e instalações elétricas, automação e controle industrial, energias, sistemas elétricos de potência, eletrônica e telecomunicações. Em resumo, se por um lado o engenheiro civil faz o projeto estrutural de uma obra, ao engenheiro elétrico fica a responsabilidade de fazer o projeto elétrico de uma construção. A relevância é praticamente a mesma entre as áreas. Ou seja, uma não sobrevive sem a outra. No curso de engenharia elétrica você vai dominar assuntos em torno da geração, transmissão, distribuição e utilização de energia elétrica. Você pode fazer projetos em uma simples residência ou até em hidrelétricas e usinas nucleares. Entre as disciplinas a serem estudadas, estão eletrônica digital, programação aplicada de sistemas elétricos, distribuição de energia elétrica, engenharia econômica, entre outras.

Outras engenharias

Como falamos acima, para quem procura curso superior em exata, a área da engenharia é muito vasta. Acesse abaixo mais alguns cursos já abordados no Blog Vai de Bolsa dentro das engenharias: Como é o curso de engenharia automotiva Engenharia aeronáutica: tudo sobre o curso e a profissão Entenda como é o curso de engenharia da computação Engenharia de aquicultura: saiba tudo sobre o curso Veja como é o curso de engenharia de produção Como é o curso de engenharia de telecomunicações Saiba como é o curso de engenharia química

Administração também é alternativa

Para quem gosta da área de exatas, o curso de Administração também é uma boa pedida. Principalmente, para quem tem afinidade com o campo de finanças. Afinal, uma das áreas mais rentáveis para quem atua como administrador é a financeira. Nesse caso, você poderá atuar no setor financeiro de empresas, órgãos públicos, e também no mercado de capitais, por exemplo. É preciso frisar que o curso de administração também envolve outras áreas do conhecimento um pouco mais distantes das exatas, como marketing. No entanto, até o no marketing, atualmente, há possibilidade de automatizar processos, desenvolver sistemas, tudo com o conhecimento que envolve as exatas. A área da Administração também possibilita muitas opções de pós-graduações. Inclusive, com especialização em campos de exatas. O Blog Vai de Bolsa já explorou esse assunto. Confira mais detalhes!

Já pensou no curso de física?

A física é uma área apaixonante para quem gosta do campo de exatas. Isso porque aplica conhecimentos matemáticos para entender fenômenos da natureza, o que é fascinante. Se você gosta desse mundo, uma boa opção é conferir como é o curso de graduação em física. Nesse curso, com duração média de 4 anos, você poderá ter habilitação em licenciatura (para dar aulas) ou bacharelado. Entre as disciplinas, estão física básica, cálculo, métodos numéricos, estrutura da matéria, termodinâmica, entre outras. O campo de trabalho também é amplo. Para quem opta pela licenciatura, poderá atuar em escolas e universidades públicas e privadas. Por sua vez, quem escolhe pelo bacharelado pode trabalhar em empresas petroquímicas, indústrias, na área de transporte e tecnologia.

Para finalizar, o curso de matemática

Para quem procura um curso superior em exatas, não podemos deixar de dar o exemplo do curso de matemática. Em outras palavras, esse é o curso “raiz” em exatas. Para quem realmente é apaixonado pelos números. O curso superior em matemática, assim como o de física, tem a opção licenciatura ou bacharelado. Com isso, entre as disciplinas, você vai encontrar história da matemática, cálculo, algorítimos, economia matemática, construção geométrica, estatística, entre outras. Na licenciatura, você poderá atuar como professor no ensino básico, empresas, ONGs, além de dar apoio escolar a estudantes. Caso sua vocação não seja ser professor, então opte pelo bacharelado. Com essa formação, você poderá trabalhar com economia e mercado financeiro, nas ciências computacionais, criação de algorítimos para computadores, biomatemática, entre outras áreas. Em resumo, se você gosta da área de exatas, você é um privilegiado, tamanha são as oportunidades nesse campo. E aí, decidiu qual curso superior em exatas vai fazer? Acompanhe mais informações todos os dias no Blog Vai de Bolsa.
  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *