Cadastre-se
Cadastre-se e receba dicas, descontos, notícias e informações sobre o mundo da educação!
Curso Técnico em Artes Visuais

Curso Técnico em Artes Visuais: tudo sobre formação e mercado

Por mais que o conceito do que é arte tenha mudado através dos tempos, reconhece-se a importância que ela tem para a humanidade. A arte sempre esteve presente na nossa história e estudá-la ajuda a compreender quem somos e quem fomos. O conceito de artes visuais só surgiu depois da Segunda Guerra Mundial e os primeiros cursos foram criados na década de 1970. Desde então, o campo das artes visuais é bastante promissor no mercado de trabalho. Um bom começo para entrar na área é fazer o curso técnico em Artes Visuais.

O curso técnico em Artes Visuais é uma maneira mais rápida e prática de se estudar os conceitos do curso de graduação em Artes Visuais. Isso porque é da modalidade de cursos técnicos, diferente dos tecnólogos e de graduação tradicionais.

Há também outros cursos na área de artes bem interessantes, vale a pena conferir. Mas o foco desse post é o curso técnico em Artes Visuais. Confira todos os detalhes!

O que são Artes Visuais?

São todas as artes que podemos avaliar através do sentido da visão e representam o mundo real ou o imaginário. As artes visuais estão diretamente ligadas com criatividade, a beleza estética, ao que é agradável aos olhos. As cores e as formas são os principais elementos que as compõem.

Bolsa ENEM
👉 Estão abertas as inscrições para o VESTIBULAR Estácio que está chegando com 70%* de desconto em todo curso.

Existem formas de artes visuais que também são classificadas como dramáticas, que podem ser classificadas em outras categorias. Tais como: teatro, música, ópera, cinema e vídeo-arte, e também arte corporal e arte interativa, apesar de não existir uma divisão rígida entre essas formas de artes visuais.

Há uma ampla gama de tipos de artes visuais. Dessa maneira, as artes visuais inclui vários tipos de artes que as artes plásticas já não abraçavam.

Tipos de artes visuais

Muitas manifestações podem ser consideradas arte, fazendo com que sejam inúmeras as artes visuais. Temos como exemplo as mais tradicionais e também aquelas que utilizam a tecnologia como apoio. Confira abaixo:

Artes Visuais Tradicionais

  • Desenho: toda forma bidimensional, sou seja, em duas direções (plano do papel, por exemplo). São representações artística formadas por linhas, formas e pontos;
  • Pintura: manifestação artística onde se aplicam pigmentos em superfícies para colori-las;
  • Gravura: reprodução de cópias através de uma matriz artesanal;
  • Fotografia: utilização de imagens para diversos fins, como fotojornalismo e/ou fotografia artística;
  • Cinema: utilização de imagens em audiovisual como filmes e documentários;
  • Escultura: representação de formas com os diversos tipos de técnicas e materiais;
  • Arquitetura: utilização da arte para projetar espaços urbanos e edificações;
  • Novela: produção de audiovisual de maneira narrativa, normalmente exposta na televisão ou literatura;
  • Decoração: técnica para organização de espaços;
  • Paisagismo: harmonização de espaços coletivos;
  • Design Gráfico: também conhecido com artes gráficas, é a forma de comunicar visualmente um conceito ou uma ideia, através de técnicas formais;
  • Design de Produto: também chamado de desenho industrial, trabalha com a criação e produção de objetos e produtos tridimensionais com foco para usufruto humano;
  • Design de Moda: é a arte da aplicação do design e da estética em roupas e acessórios.

Artes Visuais que utilizam a tecnologia

  • Web art: utiliza a tecnologia para criar arte com a utilização de softwares de criação gráfica;
  • Vídeo-arte: utiliza a tecnologia de vídeo para criar arte;
  • Animações: é o trabalho do um conjunto de imagens, de modo com que pareça que elas estão se movendo. Podem ser feitos pelo computador ou manualmente.

Atuação profissional em artes visuais

O profissional que estuda o curso técnico em Artes Visuais pode atuar nas mais diversas áreas. Algumas delas são:

  • Indústria têxtil: podia criar estampas ou novas linhas de produtos;
  • Eventos culturais: pode atuar como curador e selecionar as obras que irão participar de exposições ou planejar eventos culturais;
  • Restauração: atuando na restauração, o profissional em artes visuais trabalha levando em consideração as características originárias de objetos artísticos antigos que serão restaurados;
  • Multimídia: pode também atuar no campo audiovisual, produzindo vídeos, vinhetas, desenhos animados, cinema;
  • Animações ou ilustrações: pode trabalhar em sites ou canais de TV produzindo animações ou ilustrações;
  • Artista: o profissional também pode se dedicar à produção de suas próprias obras de pintura, desenho ou esculturas.

O curso de Artes Visuais

O curso veio para atender a demanda por conta da importância e abrangência das artes visuais. Ele capacita os estudantes a criar, avaliar e participar do mercado cultural e artístico.

Os estudantes aprendem a ter desenvolver a percepção, reflexão, produção e crítica. ão feitos em 1 ou 2 anos, dependendo da instituição. O diploma é de técnico em Artes Visuais.

Bolsa ENEM

Você sabia que pode conseguir uma bolsa de até 60% no curso todo na Estácio com a sua nota do ENEM dos últimos 5 anos? Confira aqui o valor da sua bolsa e economize na graduação! 🎓

Grade curricular do Curso Técnico em Artes Visuais

Como exemplo, temos a grade curricular do curso técnico em Artes Visuais do Centro de Educação Profissional em Artes Cândido Portinari. O curso tem 1.200 horas e é dividido em 4 módulos, um por semestre. A escola foi fundada em 1973 e fica no estado do Amapá.

O curso tem como objetivo “compreender a elaboração de projetos em artes plásticas (desenho) e atividades que envolvem a concepção e a composição de elementos verbais e não verbais de produtos de artes visuais a serem impressos ou veiculados na cultura local, a partir da identificação de elementos significativos, de definição, da criação plástica e de seu contexto, com base em fundamentos culturais e estéticos da percepção humana, no uso fluente dos materiais e ferramentas das linguagens plásticas.”

Veja algumas disciplinas de cada módulo:

  • Módulo I: Ateliê de Desenho I – Bases do Desenho; Técnicas de Perspectiva; Ateliê de Desenho II – Elementos Natureza; Laboratório de Luz e Sombra; Ateliê de Desenho III – Técnicas de Composição e Estudo da Cor.
  • Módulo II: Laboratório Pintura I – Técnicas Secas; Ateliê de Desenho IV – Anatomia Humana; Ateliê de Desenho V – Paisagem; Ateliê de Desenho VI – Anatomia Animal; Laboratório de Gravura e Estética e História do Desenho.
  • Módulo III: Ateliê de Desenho VII – Retrato; Anatomia Aplicada – Criação de Personagens; Ilustração I – Técnicas Convencionais; Laboratório Pintura II – Técnicas Úmidas; Percepção Visual e Produção Gráfica e Sistemas de Impressão.
  • Módulo IV: Ilustração II – Desenho Vetorial e Pintura Digital; Projeto Gráfico I – Diagramação e Editoração; Projeto gráfico II – Quadrinho e Desenho de Humor; Laboratório de Serigrafia; Laboratório de Modelagem e Empreendedorismo.

Onde estudar o Curso Técnico em Artes Visuais

Ainda existem poucas instituições que oferecem o curso técnico em Artes Visuais, tais como:

  • Centro de Educação Profissional em Artes Cândido Portinari – Macapá – AP;
  • Casa dos Quadrinhos – Escola Técnica de Artes Visuais – Belo Horizonte – MG;
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – Olinda – PE.

Mercado de trabalho em Artes Visuais

Porém, o mercado da arte se mantém aquecido. A quantidade de pessoas que frequentam eventos como a SP-Arte, a maior feira de compra e venda de arte do Brasil, que acontece na cidade de São Paulo, só cresce. Em 2017 foi criado um novo evento do mesmo gênero: a Feira da Arte, também em São Paulo. Nesses eventos, os artistas conseguem espaço para divulgar e vender suas obras.

Outro setor que também cresce é o de curadoria, pesquisa de história da arte e restauração para Organizações Não Governamentais (ONGs), galerias e museus.

Nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, também há bastante oportunidade para quem trabalha com mídias e comunicação visual. Segundo o site salario.com.br, a média salarial para o profissional de Artes Visuais nível médio (técnico), é de R$ 1.654,60.

Curso pode abrir muitas portas

Se você gosta de arte, esse é um curso bem prático que pode te abrir várias portas.

Saiba mais sobre esse e outros assuntos relacionados à educação e mercado de trabalho, acessando o nosso blog.

Tags:
  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *