Você já ouviu falar em curso tecnólogo? O curso tecnólogo é um curso de curta duração com formação específica, oferecido por universidades públicas e privadas.
Existentes no Brasil desde a década de 60, antes eram cursos focados na área técnica, por isso o nome “tecnólogo”. Porém, com o passar do tempo começaram a atender as exigências do mercado, oferecendo cursos em outras áreas. Já existem mais de um milhão de universitários que escolheram fazer curso tecnólogo.
Os cursos tecnólogos duram menos tempo que a graduação comum, fazendo com que o estudante entre logo no mercado de trabalho. Pode-se cursar presencialmente ou à distância. Os dois tem a mesma validade.
É um curso de ensino superior, ou seja, só pode ingressar quem completou o ensino médio. Pode exigir um estágio curricular ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao final.
Sua grade curricular é otimizada e reduzida, mais voltada para o setor produtivo, com muitas disciplinas práticas e de laboratório. Tem como objetivo formar profissionais capacitados, especializados e atualizados.
Uma pesquisa de qualificação profissional desenvolvida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2016 aponta que mais de 90% dos tecnólogos estão empregados. O estudo ainda mostra que 79,5% dos formadas nestes cursos conseguiram trabalhar na mesma área do curso em que se formaram.
Segundo o site do Ministério da Educação (MEC), os cursos tecnólogos representam hoje 16% dos cursos de graduação do país.
Conteúdo
A principal diferença é que o curso tecnólogo é voltado para uma área específica. Enquanto isso, quem se forma em uma graduação comum de bacharelado e/ou licenciatura tem uma formação mais abrangente. Isso significa que esses estudantes podem tomar caminhos diversos dentro da mesma carreira.
Outra diferença são os cursos de graduação que têm profissões cujo exercício é protegido por lei e que um tecnólogo não pode exercer. Um tecnólogo em design de interiores, por exemplo, não pode assinar um projeto de arquitetura, assim como um tecnólogo em estética e cosmética não pode diagnosticar doenças de pele, exclusividade de quem é formado em medicina.
A duração dos cursos também é diferente. Enquanto o bacharelado e a licenciatura podem durar de 4 a 6 anos, o tecnólogo varia entre 2 a 3 anos de duração.
Sim. Mesmo havendo diferenças, o curso tecnólogo vale como graduação. O diploma de tecnólogo comprova formação em nível superior e vale em todo o território nacional, desde que seja aprovado pelo MEC.
Segundo o MEC, quem é formado em curso tecnólogo pode prestar concurso público, caso a exigência seja nível superior e/ou graduação. A exceção é quando o concurso exige que a formação seja especificamente licenciatura e/ou bacharelado. Tudo depende do edital do concurso.
Segundo o portal do MEC, sim. Assim como os egressos de cursos de bacharelado e licenciatura, os tecnólogos recebem diploma de graduação e têm o mesmo direito de fazer cursos de especialização, de mestrado ou de doutorado. Podem também ingressar em curso de mestrado profissional.
Segundo o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia de 2016 do MEC, existem 113 opções de cursos tecnólogos no Brasil. Este catálogo apresenta a carga horária mínima e a infraestrutura recomendada para cada curso.
Dependendo da região do país em que se encontra a faculdade, o curso pode atender necessidades específicas do mercado local.
Algumas opções de cursos tecnólogos são em universidades públicas, mas a grande maioria se encontra nas universidades particulares. São 13 os eixos tecnológicos dos cursos oferecidos:
Estuda tecnologias associadas à melhoria da qualidade de vida e à preservação e utilização da natureza. Como exemplo temos os cursos:
Compreende tecnologias associadas à infraestrutura e processos mecânicos, elétricos e eletroeletrônicos em atividades produtivas. Como exemplo temos os cursos:
São tecnologias relacionadas a atividades sociais e educativas. Tem objetivo de promover inclusão social e integração dos indivíduos na sociedade, entre outros. Temos apenas um curso tecnólogo nessa área:
Trata de tecnologias associadas a instrumentos, técnicas, estratégias e mecanismos de gestão. Abrange planejamento de gestão de negócios de empresas públicas ou privadas, de todos os portes e ramos de atuação. Como exemplo de curso temos:
São cursos de relacionados à infraestrutura e aos processos de comunicação e processamento de dados e informações. São exemplos os cursos:
São cursos de tecnologia relacionados à construção civil e ao transporte. Tem como alguns exemplos, os cursos:
Os cursos do eixo militar são relacionados à infraestrutura e processos de formação do militar. Sendo esse, elemento integrante das organizações militares que contribuem para o cumprimento da missão constitucional das Marinha, Aeronáutica e Exército. O acesso aos cursos requer o ingresso na carreira militar mediante concurso público. São alguns deles:
Estuda tecnologias relacionadas ao beneficiamento e à industrialização de alimentos e de bebidas. Alguns exemplos de cursos de produção alimentícia:
Compreende tecnologias relacionadas com representações, linguagens, códigos e projetos de produtos, voltada às diferentes propostas comunicativas.
São aplicadas ao teatro, cinema, televisão, ateliês, editoras, vídeo, fotografia entre outros. São exemplos de cursos desse eixo:
Estão relacionados aos sistemas de produção, técnicas e tecnologias de processos físico-químicos e à transformação de matéria-prima e substâncias, integrantes de linhas de produção. Como exemplo de cursos, temos:
Compreende tecnologias relacionadas à extração e produção animal, vegetal, mineral, aquícola e pesqueira. São exemplos de cursos:
São tecnologias relacionadas à infraestrutura e aos processos de prevenção e proteção de indivíduos e patrimônio. Abrange segurança pública, segurança privada, defesa social e civil e segurança do trabalho. Os cursos do eixo de segurança são:
São cursos relacionados aos processos de recepção, viagens, eventos, gastronomia, serviços de alimentação e bebidas, entretenimento e interação. São esses:
Deseja saber mais sobre esse e outros assuntos? Não deixe de acompanhar o nosso blog!