cursos da área da saúde

Cursos da área da saúde: 11 opções para ir além da Medicina

Os cursos da área da saúde podem ser encontrados em mais de mil faculdades de todo o Brasil segundo o Censo da Educação Superior. E se você pensa que a área da saúde está restrita ao curso de Medicina, esse artigo é para você! Aqui, você vai encontrar mais 11 cursos da área da saúde que podem garantir a você um bom trabalho e um futuro promissor.

São carreiras que envolvem áreas como a Enfermagem, Nutrição, Bioquímica, Fisioterapia, entre outras, com muitas oportunidades de trabalho.

Siga essa leitura e descubra um mundo de opções na área da saúde muito além da Medicina.

Leia também: Como construir uma ótima carreira na saúde sem fazer medicina?

11 cursos da área da saúde que você precisa conhecer

1. Enfermagem

A graduação superior em enfermagem tem duração média de 5 anos e forma profissionais capacitados para desenvolver a proteção, promoção, recuperação e  reabilitação da saúde humana.

Durante a graduação, o aluno tem contato com disciplinas da Administração, Psicologia e Sociologia, além de aulas práticas em laboratórios e a oportunidade de realizar o atendimento real de pacientes.

O curso de enfermagem também é oferecido em nível técnico e dura aproximadamente 2 anos. Essa formação profissionalizante pode ser feita já no Ensino Médio, pelos alunos do 3º ano que desejam uma inserção mais rápida no mercado de trabalho. 

No curso técnico em enfermagem, o aluno tem contato com procedimentos práticos e pode atuar em clínicas e hospitais.

2. Farmácia

O curso de farmácia é do tipo bacharelado e tem duração de 5 anos. A graduação capacita os alunos a atuarem no ramo de medicamentos, cosméticos, fármacos, produção e análise de alimentos, entre outros.

Durante a graduação, os alunos têm contato com disciplinas como: anatomia, biologia, fisiologia, química geral, química orgânica e inorgânica, física, e muitas aulas práticas em laboratórios.

O profissional formado em farmácia possui diversas opções de trabalho, podendo atuar tanto em drogarias, quanto em pesquisas sobre medicamentos e análise de amostras de laboratórios.

3. Bioquímica

O curso de graduação em Bioquímica tem duração de 4 anos e prepara profissionais para atuarem tanto na área da saúde, como também nos ramos da agricultura, meio ambiente e processos industriais.

Durante a graduação, o aluno de Bioquímica estuda química orgânica, físico química, física, matemática, biologia, bioquímica clínica e toxicologia, bioquímica de alimento, cálculo, tecnologia, inovação, entre outras disciplinas.

Após a formação, o bioquímico encontra boas oportunidades de trabalho em diversos setores, como centros de pesquisas, laboratórios e universidades. 

4. Nutrição

Com duração média de quatro anos, o curso de nutrição é do tipo bacharelado e capacita os alunos para atuarem na promoção, recuperação e manutenção da saúde por meio da alimentação.

Durante o curso, o aluno encontrará uma formação multidisciplinar, tendo contato com disciplinas como: anatomia, biologia celular, bioquímica, educação nutricional, epidemiologia, estatística, farmacologia, psicologia, química, saúde coletiva, tecnologia de alimentos, entre outras.

O profissional de nutrição possui um vasto mercado de trabalho, podendo atuar como autônomo em seu próprio consultório, ou trabalhando em empresas e indústrias do setor alimentício, e também clínicas e hospitais.

5. Fisioterapia

Um dos cursos da área da saúde mais populares no Brasil, a graduação em fisioterapia tem duração de até 5 anos e forma profissionais que atuam na prevenção e recuperação de lesões musculares de seus pacientes.

O curso oferece habilitação em bacharelado e possui em sua grade curricular disciplinas como: anatomia, políticas e estratégias em saúde, histologia e embriologia, cinesiologia e biomecânica, fisiologia humana, geriatria e gerontologia, patologia, epidemiologia, psicomotricidade, entre outras.

Essa formação é mais uma que possui um vasto campo de atuação, podendo um fisioterapeuta atuar em clínicas, hospitais, empresas privadas, clubes esportivos, de forma autônoma, entre outros.

6. Fonoaudiologia

O curso de fonoaudiologia estuda comunicação e linguagem. Com duração de até 4 anos, a graduação oferece a habilitação em bacharelado.

Os estudantes do curso de fonoaudiologia são capacitados para diagnosticar e tratar deficiências de comunicação, podendo atuar nas áreas de:

  • Audiologia
  • Linguagem
  • Motricidade oral
  • Voz

Para isso, durante o curso, o aluno tem contato com disciplinas de: anatomia, epidemiologia, comunicação e voz, fisiologia, biofísica, genética, psicologia, libras, entre outras.

Após formado, esse profissional encontrará oportunidades em clínicas, hospitais, empresas de telemarketing, e até mesmo como preparador vocal de atores e cantores.

7. Odontologia

Outro curso da área da saúde bastante popular no Brasil é a Odontologia. A graduação, que dura até 5 anos, é voltada para o estudo da boca, mandíbula, maxilar e ossos da face.

Entre as principais disciplinas estudadas durante os 5 anos de graduação estão: bioquímica, anatomia, imunologia, farmacologia, estomatologia, materiais dentários, periodontia, prótese dentária, cirurgia e traumatologia, entre outras.

O profissional graduado em Odontologia pode trabalhar de forma autônoma em seu próprio consultório, ou atender em escolas,  clínicas públicas ou privadas, entre outras.

8. Psicologia

O psicólogo é o profissional responsável  pelo diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças mentais, de personalidade ou distúrbios emocionais. E o curso de graduação que habilita esse profissional tem duração média de 5 anos e oferece habilitações em bacharelado e licenciatura.

Durante o curso de psicologia, o aluno encontra disciplinas como: ética, avaliação psicológica, neuropsicologia, psicanálise, filosofia, direitos humanos, entre outros.

Assim que se forma, o psicólogo precisa se registrar no Conselho Federal de Psicologia para atuar profissionalmente, e então poderá atuar em: clínicas; hospitais; escolas e universidades; agências de recrutamento de profissionais; clubes esportivos; centros de reabilitação; entre outros.

Leia também: Como ser neurocientista: o que é preciso para se especializar na carreira

9.Terapia Ocupacional

O curso de Terapia Ocupacional tem duração de até 4 anos e prepara profissionais para tratar e recuperar física e psicologicamente pacientes com o auxílio de terapias.

Entre as principais disciplinas que compõem a grade curricular deste curso estão: anatomia, atividades e recursos terapêuticos, bioética, bioestatística, comunicação e expressão, fisiologia humana, neurofisiologia , psicologia, saúde coletiva, entre outros.

Os profissionais formados em Terapia Ocupacional encontram boas oportunidades de carreira nas áreas de reabilitação, em UTIs neonatais, na educação, com reintegração social e também na gerontologia.

10.Gerontologia

O curso de Gerontologia promove o estudo das mudanças que ocorrem no processo de envelhecimento do ser humano. A formação está dentro da área da Medicina e se dedica ao estudo exclusivo de doenças presentes nos idosos.

A graduação em Gerontologia tem duração de até 4 anos e tem como foco o estudo de  aspectos biológicos, psicológicos e sociais do envelhecimento.

Entre as principais disciplinas que compõem a grade curricular do curso estão: ética, comunicação humana e sociedade, epidemiologia do envelhecimento, fundamentos biológicos da gerontologia, princípios de cognição no envelhecimento,bioética, problemas relacionados ao uso de medicamentos, entre outras.

Por ser um curso recente, que teve início em 2005, o mercado de trabalho na Gerontologia ainda está se expandindo, mas as perspectivas são muito boas, afinal de contas, a população brasileira está envelhecendo.

Entre os principais setores que esse profissional pode atuar estão clínicas, hospitais, casas de repouso, órgãos públicos e organizações não-governamentais focadas na população idosa. 

11. Estética

O curso de Estética pode ser encontrado com habilitação técnica e bacharelado. Sendo que o primeiro tem duração de até 3 anos e a graduação superior de 4 anos.

Ambos os cursos capacitam seus alunos para atuarem nos mercados de beleza e bem-estar, podendo trabalhar com  tratamentos de embelezamento corporal, facial e capilar.

Entre as principais disciplinas do curso de Estética estão: anatomia, alongamento e prótese capilar, biossegurança, biocosmética e fitocosmética, dermatologia, farmacologia, colorimetria, nutrição, psicologia, química cosmética, entre outros.

O mercado de Estética não para de crescer e esse profissional costuma encontrar boas oportunidades de trabalho em salões de beleza, centros de estética, clínicas, academias, SPAs, indústrias, hotéis e resorts.

Cursos da área da saúde são mais caros? Mito ou verdade?

Muitos acreditam que os cursos da área da saúde em faculdades privadas são, em sua maioria, muito mais caros do que de outras áreas. Mas essa não é uma verdade absoluta!

Como dissemos no início do artigo, o Brasil possui hoje mais de mil instituições de ensino que oferecem formação na área da saúde e, muitas delas, com valores acessíveis, programas de bolsa de estudos e financiamento.

Além disso, dependendo do curso escolhido, o valor cobrado pelas faculdades é bem semelhante ao de áreas como humanas e exatas.

Por isso, pesquise mais sobre o curso da área da saúde do seu interesse, conheça as universidades que oferecem essa graduação e também o valor das mensalidades e programas de bolsas de estudo.

Com essas informações em mãos, vai ser muito mais fácil entrar na faculdade dos seus sonhos!

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.

Tags:
  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *