A última pesquisa da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontou que apenas um em cada dois brasileiros em idade adulta se exercita pelo menos 150 minutos por semana. Este número mostra que 47% da população faz alguma atividade física com regularidade. O dado foi calculado baseado na revisão de várias pesquisas realizadas entre 2001 e 2016 com quase 2 milhões de pessoas ao redor do globo. Mas, você acha que este número apresenta poucas oportunidades para os estudantes dos cursos fitness?

Nada disso! Muito pelo contrário. Outro estudo, agora realizado pela Associação Internacional de fomento ao Universo de Saúde e Exercícios (IHRSA), mostrou que a indústria de esportes e bem-estar movimenta cerca de 2,1 bilhões de dólares no Brasil. São mais de 34,5 mil estabelecimentos do ramo, colocando o país como o segundo com o maior número de academias. O líder deste ranking é os Estados Unidos.

Além disso, quando uma pessoa decide adotar uma vida mais saudável, seja por recomendações médicas ou bem-estar, não são apenas as academias que lucram com isso. Outros negócios também geram mais oportunidades, como por exemplo: moda, nutrição esportiva, equipamentos, tecnologia e até a indústria de cosméticos.

Você conseguiu enxergar vários cursos fitness nesta lista? Continue a leitura do post e saiba mais!

Bem-estar e o envelhecimento da população brasileira

As estatísticas não param por aí. A expectativa de vida do brasileiro vem aumentando e a preocupação de quem passou dos 60 anos com o bem-estar e alimentação também cresceu. Isso porque uma rotina com exercícios focados em equilíbrio, mobilidade e força, além de uma alimentação equilibrada, dá mais autonomia para essas pessoas. Eles ganham em qualidade de vida, mas também evitam acidentes e envelhecem de forma mais saudável.

Engana-se ainda quem acredita que quem passou dos 60 anos está na aula de hidroginástica. Nada disso! Eles estão nas aulas de musculação, treinamento funcional e até correndo maratonas. É claro que essa prática esportiva na melhor idade deve ser acompanhada por um profissional capacitado para evitar acidentes, não é mesmo? Afinal, o objetivo é reduzir os danos causados pelo tempo, como o enfraquecimento dos músculos e a perda de equilíbrio, e não se machucar ainda mais.

Mas o que são os cursos fitness afinal?

A tradução do dicionário Oxford para a palavra fitness é boa forma física. No entanto, o verbete é formado a partir de fit, que significa ajuste, aptidão e encaixe. Dessa forma, embora a palavra fitness esteja muito vinculada às musas do Instagram, o termo está relacionado com todo e qualquer exercício e cuidados com a saúde e com o corpo. Desde praticar caminhadas para melhorar o condicionamento físico, fazer musculação para definir o corpo, cuidar da alimentação e até praticar pilates para corrigir a postura.

Dessa forma, os cursos fitness mais conhecidos são:

  1. Educação Física
  2. Esporte
  3. Fisioterapia
  4. Naturologia
  5. Nutrição

Vamos saber mais sobre eles? Continue a leitura do artigo!

5 cursos fitness para quem quer trabalhar com saúde e bem-estar

1. Educação Física

O candidato que optar pelo curso de Educação Física pode cursar licenciatura ou bacharelado. Via de regra, a principal diferença entre as habilitações é que o primeiro prepara o profissional para atuar em escolas, já o segundo é mais escolhido para quem pretende atuar com pesquisa ou em academias e outros centros esportivos.

Em resumo, o profissional formado em educação física é responsável por organizar e supervisionar atividades corporais, além de auxiliar e promover a qualidade de vida em portadores de deficiência física.

Entre os vários campos de atuação deste profissional, podemos citar:

  • Academias
  • Escolas de ensino fundamental e médio
  • Escolas de dança
  • Grupos de idosos, gestantes ou portadores de doenças crônicas
  • Recreação
  • Recuperação pós-cirurgia
  • Turismo ecológico

É importante ressaltar, no entanto, que o profissional formado deve ter registro no Conselho Regional de Educação Física (Cref). Além disso, para quem pretende atuar ativamente com cursos fitness, existem várias pós-graduações ou Master of Business Administration (MBA) para desenvolver ainda mais o seu conhecimento no ramo.

2. Esporte

O profissional formado em Esporte tem o desafio de treinar atletas para participar de competições esportivas, podendo se tonar tanto um técnico quanto um preparador de times. Você acha que os dois campos de atuação são iguais? Então, vamos tirar essa dúvida! O técnico orienta os atletas ou o time para serem referência no esporte, já o preparador cuida do condicionamento físico dos atletas por meio de orientações de exercícios.

E se você ficou se perguntando qual a diferença entre a graduação em Edução Física e Esporte, também temos esta reposta. O educador físico está preparado para atuar em academias e escolas (ou até treinar atletas se fizer cursos complementares para isso). O profissional formado em esporte, como falamos anteriormente, trabalha na preparação de equipes para competições.

As principais áreas de atuação para quem escolher este curso fitness são:

  • Administração e gerenciamento de equipes esportivas
  • Gestão de carreira de atletas
  • Marketing esportivo
  • Treinamento e condicionamento físico

3. Fisioterapia

Fisioterapia é um dos cursos fitness que também oferece uma gama de áreas de atuação depois da formatura: consultório próprio, clínicas e hospitais, academias e casas de bem-estar são algumas possibilidades. Isso porque o fisioterapeuta é responsável por prevenir ou corrigir doenças e lesões que podem ser tanto causadas por má postura ou por alterações genéticas, acidentes, entre outros.

O profissional trata os pacientes por meio de técnicas de exercícios, massoterapia. e termoterapia, além de aparelhos como os utilizados nas aulas pilates, por exemplo.

Abaixo, confira alguns campos de atuação do fisioterapeuta:

  • Fisioterapia do trabalho
  • Fisioterapia esportiva
  • Pesquisar e desenvolver aparelhos para recuperação de pacientes
  • Reabilitação de doentes
  • Recuperação de cirurgias
  • Neurologia
  • Ortopedia 
  • Terapia intensiva

4. Naturologia

O naturólogo é o profissional que atua na prevenção e tratamento de doenças por meio de terapias naturais, levando em consideração não apenas o estado físico do paciente, mas também o emocional, social e psicológico. Esses profissionais atuam por meio de terapias naturais com objetivo de promover o bem-estar, aumentar a qualidade de vida, além da  recuperação da saúde.

Naturologia é um curso interdisciplinar e os tratamentos vão desde aromaterapia, reflexologia e hidroterapia, passando por tratamento com florais e fitoterapia e até práticas energéticas como o reiki. É importante ressaltar, no entanto, que muitos hospitais passaram a incluir as terapias integrativas e complementares na oferta de serviços para contribuir no tratamento de algumas doenças, principalmente as doenças crônicas.

Abaixo, confira alguns campos de atuação do profissional formado em naturologia:

  • Academias
  • Clínicas e hospitais
  • Consultórios particulares
  • SPA

5. Nutrição

Nutrição é mais um dos cursos fitness com muitas possibilidades de atuação depois da formatura. Isso porque este profissional pesquisa, controla e orienta a relação das pessoas com o alimento. Aqui é importante ressaltar que o nutricionista não atua apenas prescrevendo dietas. Pelo contrário. Muitos profissionais da área estão trabalhando ativamente nas redes sociais para derrubar o mito do nutricionista com uma fórmula milagrosa de emagrecimento. 

Outro ponto que merece destaque é que o culto ao corpo perfeito tem aumentado o caso de distúrbios alimentares como a bulimia e anorexia. Dito isto, este profissional pode inclusive ajudar essas pessoas em sua recuperação. Além de atuar também na orientação de portadores de doenças crônicas como a diabetes, hipertensão e doenças do coração. Esses pacientes precisam de cardápio especial e cuidado redobrado com a alimentação.

Confira abaixo alguns campos de atuação do profissional formado em nutrição:

  • Consultório próprio
  • Desenvolvimento de produtos na indústria de alimentos
  • Gastronomia
  • Marketing de indústrias alimentícias
  • Nutrição clínica
  • Nutrição esportiva
  • Saúde coletiva

É importante destacar também que o número de pessoas com restrições alimentares vem avançando no país. Assim, o profissional que pretende se especializar nesta área deve fazer bons cursos complementares ou até pós-graduação.

E você, tudo certo para decidir um entre os cinco cursos fitness que apresentamos? Se você pretende conseguir uma bolsa para estudar Educação Física, Fisioterapia, Naturologia ou Nutrição, confira o artigo: 6 caminhos para conseguir bolsas de estudo na faculdade.

Acompanhe o blog Vai de Bolsa e fique por dentro de notícias relacionadas a Enem, graduação e carreiras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui