cursos gratuitos senai

11 cursos gratuitos do Senai para fazer à distância

Se você deseja se preparar para exercer uma profissão em áreas de tecnologia, indústria ou administração, um bom caminho a seguir é buscar por um dos cursos gratuitos do Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.

A entidade oferece Formação Técnica de Nível Médio e cursos profissionalizantes gratuitos para jovens e adultos em todo o Brasil, e os prepara para exercer uma profissão após a habilitação profissional.

Quer conhecer alguns dos melhores e mais procurados cursos gratuitos do Senai? Então continue sua leitura conosco e conheça mais sobre a instituição e como se inscrever para esses cursos.

Vamos lá?

Bolsa ENEM
👉 Estão abertas as inscrições para o MEGAVESTIBULAR Estácioque está chegando com 70%* de desconto em todo curso. Provas nos dias 17 e 18 de setembro!

Leia também: Conheça os 10 cursos EAD mais procurados do Brasil

Conheça o Senai

O Senai é o maior complexo de educação profissional da América Latina e o quinto maior do mundo. A instituição oferece cursos profissionalizantes em mais de 28 áreas da indústria brasileira, que vão da iniciação profissional, passando pela graduação até chegar a pós-graduação tecnológica.

O objetivo do Senai é fomentar a inovação da indústria através da educação, consultoria, pesquisa aplicada e serviços técnicos e tecnológicos. Tudo isso a fim de estimular a competitividade de empresas de todos os Estados brasileiros.

Os cursos são gratuitos e podem ser feitos a distância de qualquer lugar do Brasil, bastando apenas que o aluno tenha acesso a internet.

Bolsa ENEM

Você sabia que pode conseguir uma bolsa de até 60% no curso todo na Estácio com a sua nota do ENEM dos últimos 5 anos? Confira aqui o valor da sua bolsa e economize na graduação! 🎓

7 motivos para fazer um curso gratuito no Senai

Tem dúvidas se você deve ou não investir seu tempo em um curso gratuito no Senai? Confira alguns motivos que podem te convencer:

  1. O Senai oferece uma variedade de cursos de qualificação profissional e cursos técnicos;
  2. A instituição oferece cursos a distância, o que permite ao aluno maior flexibilidade em seus estudos. Ou seja, você pode estudar quando e onde quiser;
  3. As aulas são ministradas através de mídias digitais, como vídeos, livros didáticos, animações, simuladores de realidade aumentada, entre outros. Tudo isso para proporcionar ao aluno uma experiência imersiva, interativa e realista.
  4. Alguns cursos possuem até 20% de aulas práticas, que são ministradas de forma presencial em laboratórios do Senai. Tudo com a mais alta tecnologia.
  5. As aulas dos cursos são ministradas e acompanhadas por tutores e monitores altamente capacitados, que fornecem feedbacks constantes das atividades de aprendizagem online ou presencial.
  6. Os cursos oferecem atendimento personalizado dos professores para que os alunos possam esclarecer suas dúvidas em diversos canais, como e-mail, chat, telefone ou webconferencia.
  7. Os cursos gratuitos do Senai são reconhecidos no mercado de trabalho e grande parte das empresas prefere contratar técnicos formados pela instituição.

Agora que você conhece ótimos motivos para fazer um curso gratuito do Senai, conheça 11 opções para você investir em sua carreira.

11 cursos gratuitos do Senai

O Senai oferece centenas de cursos profissionalizantes, e em alguns casos esses cursos são gratuitos e a distância. 

Aqui você encontrará informações sobre as formações mais populares oferecidas pela instituição. Veja só:

1. Consumo Consciente de Energia

Com carga horária de 14 horas, o curso de Consumo Consciente de Energia dá ao aluno um maior entendimento sobre os impactos da má utilização de energia elétrica e qual o efeito disso direta e indiretamente.

A capacitação visa estimular momentos de reflexão sobre a situação atual e futura dos nossos recursos energéticos.

O aluno recebe o certificado após obter 60% de aproveitamento ao final do curso

2. Desenho Arquitetônico

O curso de Desenho Arquitetônico possui 14 horas aulas e dá ao aluno a oportunidade de conhecer as normas, as principais técnicas e a história dos projetos de arquitetura. 

Tudo isso para que o estudante se familiarize com materiais e representações gráficas de estruturas e se prepare para uma carreira na Construção Civil.

É 100% online e gratuito, e o curso ensina as noções básicas da representação gráfica da construção civil.

3. Finanças Pessoais

O curso de Finanças Pessoais do Senai ensina aos alunos sobre a importância do equilíbrio financeiro para obter mais qualidade de vida, tranquilidade e motivação.

Com 14 horas de aula, o curso, que é voltado para a área de Gestão, ajuda o aluno a determinar o seu perfil financeiro, a planejar suas finanças, gerenciar suas dívidas e ainda traz boas noções sobre investimentos e sobre os Direitos do consumidor endividado.

4. Lógica de Programação

O curso de Logística de Programação apresenta aos alunos os conceitos básicos sobre lógica de programação, tipos de dados, estruturas de controle e repetição e exemplos do uso de variáveis homogêneas e heterogêneas.

Gratuito e com 14 horas aulas, esse curso possibilita que os alunos aprendam os princípios básicos da lógica de programação para poder criar sites, desenvolver games e programar robôs. 

5. Fundamentos de Logística

A capacitação em Fundamentos de Logística prepara os alunos para questões fundamentais da logística, seu histórico, conceitos e de como utilizar melhor a logística num ambiente empresarial envolvido no mercado globalizado.

Entre os conteúdos vistos no curso estão: Contexto Histórico do Transporte no Brasil; Modalidades de Transporte; Sistemas de Transporte; Modais Rodoviário, Ferroviário, Aquaviário, Dutoviário e Aéreo.; Modal Ferroviário; Gestão da Qualidade e Logística de Almoxarifado.

Leia também: Curso técnico EAD: saiba tudo sobre essa modalidade

6. Logística (5’s e almoxarifado)

Através do ensino de questões fundamentais da logística, seu histórico e conceitos, o curso capacita os alunos a utilizar a logística da melhor forma em um ambiente empresarial. E tudo isso acrescido da metodologia 5S.

Essa metodologia visa a redução do desperdício através da aplicação de 5 princípios: senso de utilização, de organização, de limpeza, de padronização e de autodisciplina.

Além disso, o aluno ainda tem acesso a disciplina especializada em logística de almoxarifado.

7. Noções Básicas de Mecânica Automobilística

O curso gratuito e a distância de Noções Básicas de Mecânica Automobilística do Senai prepara os alunos para explorar os principais temas relacionados à mecânica automotiva, desde os conceitos básicos até a conceituação de funcionamento e funções dos sistemas complexos, como sistemas mecânicos principais e secundários.

Para isso, são ministradas disciplinas sobre aplicação e interpretação de conceitos físicos e mecânicos, relacionados à área de mecânica automotiva, tais como: Sistemas de Suspensão e Rodas, de Freios, de Direção, de Transmissão Mecânica; Motor Ciclo Otto; Sistema de Alimentação; Turboalimentador.

8. Propriedade Intelectual

O curso de iniciação profissional de Propriedade Intelectual do Senai oferece aos alunos conhecimentos básicos de Propriedade Intelectual na sociedade (os aspectos legais sobre Patentes, Segredo Industrial, Uso de Marcas), de acordo com as Leis de Proteção dos Direitos Autorais.

Entre as principais disciplinas desse curso estão: Direito do Autor Direitos Conexos Programa de Computador Marca Patente Desenho Industrial Indicação Geográfica Segredo Industrial e Repressão à Concorrência Topografia de circuito integrado Cultivares Conhecimento Tradicional.

9. Desvendando a Indústria 4.0

O curso apresenta o conceito de “Indústria 4.0”, propiciando ao aluno a introdução ao tema e a obtenção da base conceitual das tecnologias habilitadoras que suportam esse mercado.

A capacitação possui 20 horas aula e tem como disciplinas: Introdução – Indústria 4.0; Evolução industrial; Internet das coisas;  Big data; Robótica avançada; Segurança digital; Computação em nuvem; Manufatura digital; Manufatura aditiva; Verticalização integrada.

10. Metrologia

Um dos cursos gratuitos do Senai mais procurados do último ano, a capacitação em Metrologia proporciona aos alunos o conhecimento básico necessário à aplicação e interpretação das medidas na área da mecânica. 

O curso explora os principais temas relacionados à metrologia, desde os instrumentos mais básicos como as réguas até instrumentos com um grau maior de precisão.

11. Segurança do Trabalho

Com 14 horas/aula, o curso gratuito e a distância de Segurança do Trabalho leva aos alunos questões básicas da prevenção de acidentes e segurança do trabalho, de forma a criar uma mentalidade prevencionista.

Na grade curricular dessa capacitação estão as disciplinas de: Acidentes e Acidentes do Trabalho e suas consequências; Riscos Ambientais e prevenções; Organização do local de trabalho; Princípios de Higiene e Saúde Pessoal e Ambiental; Normas Regulamentadoras; NR-23 – Prevenção de Combate a Incêndios; Equipamentos de Proteção e Primeiros Socorros.

O aluno receberá um certificado se obtiver até 70% de aproveitamento durante o curso. 

Como se inscrever nos cursos gratuitos do Senai

Ficou interessado em um dos cursos gratuitos do Senai? Para se inscrever é muito simples!

Você deve acessar o https://loja.mundosenai.com.br/, selecionar a sua região e buscar pelo curso desejado.

No link acima você também encontra diversas opções de cursos pagos de qualificação e especialização profissional.

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.

Tags:
  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *