Se você vai prestar vestibular e quer saber quais os cursos mais concorridos da Fuvest, esse texto pode ser muito útil. Saiba que a primeira fase do vestibular 2020 aconteceu no dia 24 de novembro e a edição contou com 129 mil inscritos. Se você é um desses candidatos que concorre a uma vaga em um dos maiores vestibulares do Brasil, é importante ir se preparando para saber como está o nível de concorrência do curso que você deseja estudar. Neste post, vamos listar quais são os cursos mais concorridos da Fuvest e descubra mais sobre esse importante vestibular. Saiba que a Fuvest é a porta de entrada para estudar na Universidade de São Paulo (USP). O vestibular é dividido em duas etapas e oferta um total de 106 carreiras, divididas em um total de 182 cursos para ingressar em uma futura graduação na Universidade de São Paulo. Se você prestou vestibular para a Fuvest, saiba que no dia 25 de novembro foi divulgado o gabarito oficial. Desse modo, você já pode conferir como foi o seu desempenho na primeira fase do concurso e se preparar para a fase seguinte. Confira!

Os cursos mais concorridos da Fuvest

A edição do vestibular 2020 contou com um dos maiores números de inscritos da história. Além disso teve uma abstenção de 7,9%, o que significa uma leve diminuição em relação a edição anterior que obteve um número de 8,1% de candidatos que não foram realizar o exame. Isso quer dizer que o nível de concorrência passa a ser um pouco mais elevado, pois conta com um aumento razoável no número de participantes. Além do grande número de inscritos, a Fuvest divulgou também quais as carreiras com o maior número de inscritos, nesse caso, candidatos por vaga. Um dos fatores que fez com que aumentasse o número de candidatos por vaga foi a iniciativa da USP ao buscar o diálogo com o público-alvo, através do programa “Vem pra USP!”. Além disso, a Fuvest aumentou o prazo de inscrição para 40 dias e ampliou um outro programa interessante chamado “USP e as profissões”. Portanto, houve também um investimento da Universidade de São Paulo, que atraiu milhares de novos inscritos, fazendo com que esse seja um dos maiores vestibulares do Brasil, perdendo apenas para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Veja a seguir os cursos mais concorridos da Fuvest:

1- Medicina

Esse é o curso mais concorrido em todos os vestibulares e para o da Fuvest não seria diferente. As três graduações de Medicina tiveram o maior número de inscritos. De acordo com o site da instituição, esse curso conta com 129,46 inscritos por cada vaga no campi São Paulo, em seguida vem Medicina Bauru, com 124,21 candidatos por vaga e logo após, Medicina Ribeirão Preto, com 89,04 candidatos por vaga. Quem deseja ingressar nesse curso, deverá suar muito a camisa para a segunda fase.

2- Psicologia

De acordo com o site da Fuvest, o curso de Psicologia aparece em quarto lugar com um total de 73,67 candidatos por vaga. Se você deseja estudar a mente e o comportamento humano, terá que se esforçar bastante na segunda fase.

3- Relações Internacionais

Logo em seguida, ocupando a quinta posição entre os cursos mais concorridos da Fuvest, aparece o curso de Relações Internacionais. De acordo com a informação encontrada no site, esse curso teve uma média de 58,6 candidatos por vaga. Se você quer garantir o seu ingresso nesse curso, terá que estudar mais do que 56 candidatos.

4- Curso Superior Audiovisual

O curso que entra entre os dez mais concorridos da Fuvest é o Curso Superior Audiovisual. De acordo com a lista da instituição, esse curso conta com a média de 46,92 candidatos por vaga. Portanto, é preciso muito estudo para ingressar nessa carreira.

5- Psicologia (Ribeirão Preto)

O curso de Psicologia do campi Ribeirão Preto também aparece entre os mais concorridos. De acordo com o site da Fuvest, a média de candidatos por vaga é de 43,24. Para ingressar nessa graduação é preciso ter um bom desempenho nas duas fases do vestibular.

6- Medicina Veterinária

O curso de Medicina Veterinária também tem alto índice de candidato por vaga. Ele conta com a média de 42,91 inscritos por cada vaga ofertada, de acordo com o site da Fuvest. Portanto, se você deseja ser veterinário, é preciso dedicar algumas horas de estudos para ter um bom desempenho no vestibular.

7- Ciências Biomédicas

Para quem deseja ser biomédico também está concorrido o vestibular. De acordo com o site da Fuvest, esse curso conta com a média de 37,21 candidatos por vaga. Portanto, o curso de Ciências Biomédicas tem um índice bem alto de concorrência, desse modo, é preciso suar a camisa para garantir uma vaga.

8- Design

Quem deseja ingressar no curso de Design, também vai precisar se esforçar. De acordo com o site da Fuvest, a média de candidatos por vaga é de 32,36 inscritos.

Os cursos menos concorridos da Fuvest

Embora a Fuvest tenha um grande número de participantes, não quer dizer que não existam cursos com um relação menor entre volume de candidatos e vagas ofertadas. Veja a seguir 4 cursos que tiveram um menor número de inscrições:

1- Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental

O curso que teve o menor índice de inscritos foi o de Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental. De acordo com o site da Fuvest, ele conta com a média de 1,61 candidatos por vaga. Caso você não tenha ido muito bem na primeira fase do vestibular, você pode se recuperar na segunda, não desanime.

2- Ciência da Informação (Ribeirão Preto)

O segundo curso da lista entre aqueles com o menor índice de inscritos é o de Ciência da Informação (Ribeirão Preto). De acordo com o site da Fuvest, ele conta com a média de 1,86 candidatos por vaga. Se você prestou vestibular para esse curso e não está satisfeito com o desempenho, tenha pensamento positivo que você pode tirar o prejuízo na segunda fase do vestibular.

3- Engenharia de Biossistemas (Pirassununga)

Um dos cursos com o menor número de inscritos foi o Engenharia de Biossistemas do campi de Pirassununga. De acordo com o site da Fuvest, esse curso contou com uma média de 1,98 candidatos por vaga. Se você prestou vestibular para esse curso e acha que não obteve um bom desempenho, não desanime, ainda há chances de correr atrás na segunda fase do vestibular.

4- Biblioteconomia

O quarto curso que aparece na lista como um dos menos concorridos é o curso de Biblioteconomia. De acordo com o site da Fuvest, ele conta com a média de 3,71 candidatos por vaga.

A segunda fase do vestibular Fuvest

Para quem segue no processo seletivo da Fuvest 2020, a data da prova da segunda fase já está disponível. Ela está marcada para o dia 5 de janeiro de 2020 para a primeira prova dissertativa, que conta com 10 questões de Português mais a Redação e para o dia 6 de janeiro de 2020, a segunda prova que aborda 12 questões sobre duas a quatro disciplinas, dependendo da carreira escolhida. Para a segunda fase é importante você já ir se familiarizando com as leituras obrigatórias. Veja a seguir quais são elas:
  • Poemas Escolhidos – Gregório de Matos
  • Quincas Borba – Machado de Assis
  • Claro Enigma – Carlos Drummond de Andrade
  • Angústia – Graciliano Ramos
  • A Relíquia – Eça de Queirós
  • Mayombe – Pepetela
  • Sagarana – João Guimarães Rosa
  • O Cortiço – Aluísio Azevedo
  • Minha Vida de Menina – Helena Morley
Vale lembrar que o importante para ir bem no vestibular 2020 é ter uma rotina permanente de estudos. Desse modo, você tornará habitual e irá administrando o conteúdo aos poucos e assim captará mais conhecimento das disciplinas que devem ser estudadas.

Conclusão

E aí? Você vai prestar vestibular para um dos cursos mais concorridos da Fuvest? Se sim, boa sorte e mantenha a calma na hora do exame da segunda fase. O nervosismo pode ser um grande inimigo e fazer você cometer alguns erros que podem custar caro. É importante lembrar que além da dedicação aos estudos, é importante dedicar algumas horas do dia para descansar, portanto, aproveite ao máximo esses momentos para chega no exame com uma boa disposição e tranquilo para enfrentar as questões. Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.