Cadastre-se
Cadastre-se e receba dicas, descontos, notícias e informações sobre o mundo da educação!

117 cursos online gratuitos com certificado reconhecido pelo MEC

Ganhar conhecimento é cada dia mais importante, independente da sua área de atuação. Isso porque a grande maioria dos setores vivem em constante atualização. Nesse sentido, é extremamente importante fazer novos cursos, ainda mais se forem cursos online gratuitos com certificado reconhecido pelo MEC.

Já pensou, além de não ter que gastar com transporte, poder aprender algo novo no conforto da sua casa? Além disso, ficar por dentro de novas funções e se atualizar profissionalmente? Essa é a proposta aqui!

Então não perca mais tempo procurando cursos online gratuitos com certificado reconhecidos pelo MEC, e continue a leitura que o blog Vai de Bolsa vai te dar todos os detalhes.

Leia mais: Saiba como fazer cursos online em Harvard de graça!

Bolsa de Estudos
👉 A 1ª mensalidade da sua graduação a partir de R$ 59? Só a Anhanguera para oferecer um Vale Educação com esse desconto.

Quais os cursos gratuitos pelo MEC?

O Ministério da Educação do governo federal lançou em setembro de 2021 a plataforma Aprenda Mais, em que os profissionais de diversos setores podem acessar mais de 117 cursos disponíveis em mais de 12 áreas de atuações, tudo de forma online e gratuita. Contudo, esses cursos são de curta duração, em torno de 20h a 60h de aprendizado.

Ainda assim, isso é importante para dar aquele upgrade no currículo e se preparar melhor pensando no mercado de trabalho, que a cada ano está mais competitivo. Além disso, nesse site você vai encontrar cursos para quem é da área da saúde, ciências exatas, humanas, segurança, setor alimentício, entre outros.

Caso queira fazer um dos cursos gratuitos reconhecidos pelo MEC, basta primeiramente escolher qual deseja e realizar seu cadastro no site para iniciar o curso que tem mais relação com sua profissão.

Leia também: Qual é a melhor plataforma de cursos online? Confira aqui!

Confira as áreas dos mais de 100 cursos online gratuitos com certificado reconhecidos pelo MEC

  • Ambiente e Saúde;
  • Ciências Exatas;
  • Ciências Humanas;
  • Desenvolvimento Educacional e Social;
  • Gestão e Negócio;
  • Idiomas, Linguas e Literatura;
  • Informação e Comunicação;
  • Produção Alimentícia;
  • Produção Cultural e Design;
  • Recursos Naturais;
  • Segurança;
  • Turismo, Hospitalar e Lazer.

Além desses cursos nas áreas que estão na base do governo federal, existem dessa forma outras instituições que oferecem diversos cursos online para ampliar seu conhecimento e também emitem certificado gratuito.

Saiba mais: Udemy: conheça a maior plataforma de cursos online do mundo

Quais sites de cursos online são reconhecidos pelo MEC?

Sesi

Dessa forma, se você está em busca de cursos online gratuitos, logo, uma excelente opção é o Sesi, que forma milhares de alunos anualmente e prepara eles pensando no mercado de trabalho.

A empresa, que é uma das instituições brasileiras mais renomadas se tratando de educação no país, oferece cursos gratuitos na área de humanas, com cursos de redação e comunicação corporativa. Além disso, também oferece igualmente na área de exatas, envolvendo administração, matemática e educação financeira.

Ao iniciar o curso, nesse meio tempo as aulas na plataforma ficam disponíveis por 30 dias para o aluno concluir o curso online gratuito e ter direito ao certificado.

Coursera

Do mesmo modo, outro grande site que possui cursos gratuitos, porém com certificados de grandes empresas como Google e Facebook é o Coursera. Nele há uma infinidade de cursos, tanto gratuitos como pagos onde a pessoa pode se especializar nas mais diversas áreas de atuação.

Segundo divugou a empresa, a princípio são mais de 2.690 especialidades de cursos, entre eles, aprendizados nas áreas de marketing, design, empreendedorismo, história ou desenvolvimento pessoal.

Além disso, é possível conseguir certificado de grandes empresas da atualidade, o que pode alavancar seu currículo e te ajudar a conquistar aquela vaga de emprego que tanto sonha.

FGV (Fundação Getúlio Vargas)

Já pensou em ter em seu currículo algum curso feito na FGV? Ainda mais sendo de graça? Então saiba que essa é uma possibilidade muito real A FGV disponibiliza diversos cursos gratuitos em seu site.

A universidade oferece certificado reconhecido pelo MEC e ainda possui em sua grade cursos nas áreas de Direito, Economia, Gestão Empresarial e Marketing.

Aprenda também: Saiba aumentar seu conhecimento no mundo online

Quais são as vantagens dos cursos online gratuitos com certificado reconhecido pelo MEC?

Além dos cursos serem gratuitos, essa é uma excelente oportunidade de você retomar os estudos e sem precisar sair de casa.

Para isso, é possível organizar sua rotina e dedicar pelo menos 30 minutos por dia para fazer os cursos online gratuitos com certificado reconhecido pelo MEC, que mais tem relação com seus interesses de atuação.

Como se inscrever nos cursos online gratuitos com certificado reconhecido pelo MEC?

Agora que você já decidiu ingressar em um dos cursos que oferecem o certificado do MEC, saiba que você tem alguns caminhos possíveis. Entre eles acessar o portal www.aprendamais.mec.gov.br, escolher uma das áreas de atuação, o curso que deseja e, na sequência, fazer seu login e senha. Caso ainda não tenha, efetue seu cadastro.

A partir disso, será possível navegar entre os cursos e iniciar as aulas de maneira virtual, sem se preocupar com tempo e deslocamente.

Que tal continuar bem atualizado com as principais informações sobre o mundo da educação? Então, continue navegando em nosso blog. Até a próxima!

Tags:
  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *