A internet transformou a maneira com que lidamos com o mundo. Modificou a nossa forma de fazer compras, de nos comunicar, assistir a filmes e séries e, por que não, estudar para o Enem e vestibulares. Em apenas um segundo na rede mundial de computadores: cerca de 77 mil pesquisas são feitas no Google,  4 mil chamadas são realizadas via Skype e mais de 80 mil vídeos são assistidos no Youtube. Em um primeiro momento, esse fluxo de informação pode parecer meio desesperador. Mas, a boa notícia é que você pode usar todas essas mídias para fazer cursos online para o Enem.

Se a sua primeira reação foi “Como assim fazer cursos online para o Enem?”, será que funciona mesmo? Bom, como tudo na vida, depende muito da forma com que você gerencia o seu tempo. Quais metodologias de estudo funcionam com você e, acima de tudo, se você tem autodisciplina para assistir videoaulas e manter uma rotina de estudo perene.

Por outro lado, o ponto positivo é que o ensino a distância evoluiu bastante no Brasil. Surgiram plataformas de ensino que otimizam a organização e experiência de estudo. Você pode ter aulas ao vivo e inclusive tirar dúvidas com o professor em tempo real. No nível superior, por exemplo, já são quase 2 milhões de estudantes. As vantagens citadas por esses alunos são: flexibilidade de tempo e horário, mensalidades mais baratas e fuga do trânsito das grandes cidades.

Esses benefícios também podem ser usufruídos por quem  opta por fazer cursos online para o Enem. O mais legal de tudo é que além das opções pagas, também existem cursos gratuitos. Portanto, o que não pode faltar é força de vontade e disciplina. Vamos ligar este computador e seguir em frente?

5 Cursos online para quem quer se preparar para o Enem

 

Curso Enem gratuito

O curso Enem gratuito é, como o próprio nome já diz, inteiramente grátis. Os candidatos podem ter acesso a todas as aulas do canal do YouTube, que vão desde dicas de estudo, passando por aulas sobre atualidades, macetes para mandar bem em matemática e redação.

Se você tem dificuldades de manter um plano de estudos apenas com videoaulas, a mesma equipe mantém o Blog do Enem. Neste site é possível baixar planos de estudo, fazer simulados, conhecer as notas de cortes e também baixar apostilas gratuitas. Tudo free!

Resumindo: você pode utilizar tanto o blog quanto o canal do Curso Enem Gratuito tanto para focar 100% nos estudos online, como também para usar como material de apoio ao cursinho que você faz presencialmente.

Geekie Games

É uma plataforma no qual os candidatos conseguem se preparar para o Enem por meio de um jogo. Nele, existem videoaulas, exercícios e simulados que auxiliam os candidatos a chegar cada vez mais perto da  almejada vaga no nível superior.

A principal vantagem do Geekie Games é que é um serviço altamente personalizado. Ao contratar o serviço, o estudante faz um diagnóstico para descobrir qual o seu estilo de aprendizagem, qual o conhecimento que já tem e o que precisa ser melhorado. O plano de estudo criado para esse aluno vai mudando à medida que ele avança nos estudos. 

O valor para usar a plataforma é acessível e eles também contam com um plano gratuito para candidatos de baixa renda. Além disso, o portal também oferece vários conteúdos gratuitos como, por exemplo, apostilas, simulados e dicas de estudo.

Descomplica

O Descomplica é um dos cursos mais famosos da internet e oferece para os seus estudantes aulas gravadas, 24 horas de aulas ao vivo por semana, material de apoio, oficina de redação e monitorias pelo menos três vezes por semana. Contudo, o serviço conta com um plano básico, mas também oferece um plus para os candidatos que vão prestar Medicina, por exemplo.

Além dos conteúdos exclusivos para assinantes, o Descomplica conta com um blog cheio de dicas de estudo e um canal no youtube com aulas gratuitas de todas as áreas do conhecimento.

Me salva

O Me Salva é um dos cursos online para o Enem pago que também oferece um conteúdo bem completo a um valor acessível. Assim como o Descomplica, esta plataforma oferece videoaulas, materiais complementares, simulados com base em como funciona a tri do Enem e mais conteúdos para quem vai prestar outros vestibulares.

Um diferencial do Me Salva é a ferramenta de correção de Redação. Por meio desta plataforma você escreve e envia o texto e o recebe de volta corrigido. Tudo isso seguindo as regras de correção do Enem. Outro ponto que merece destaque é que o serviço indica pontos em que o candidato precisa melhorar e os professores também podem enviar comentários no documento.

QG do Enem

O QG do Enem é um dos cursos online para o Enem que oferece mais produtos. Nele, é possível contratar um curso extensivo com duração de 12 meses, mas também assinar apenas a revisão, alguns meses antes da prova do Enem.

Um dos destaques do portal é que ele oferece módulos focados nas quatro áreas do conhecimento: Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, além de oferecer a opção de apostilas impressas para quem já consegue estudar sozinho, mas não abre mão de um material impresso.

Como nos demais cursos online para o Enem pagos, também há pacotes para quem vai prestar Medicina, mas também humanas ou cursos de tecnologias. Entre os serviços oferecidos ao assinar a plataforma estão: planos de estudo, monitoria, aulas ao vivo e correção de redação.

Cursos online para o Enem ou presencial? 

Como falamos anteriormente a educação a distância no Brasil só cresce. Além da flexibilidade de poder escolher onde e quando estudar, os cursos online para o Enem são mais econômicos. Você paga menos para estudar muitas vezes com os mesmos professores que dão aulas nos cursinhos presenciais.

No entanto, se você acha que precisa ter muita disciplina para estudar online, temos que concordar. É essencial gerenciar o tempo e seguir à risca um plano de estudo. Por outro lado, não existem conversas paralelas, estudantes interrompendo os professores e você ainda pode escolher em que momento vai fazer a pausa do descanso. É sempre bom lembrar que equilíbrio entre as horas de estudo e descanso são essenciais para a aprovação.

10 dicas para quem vai estudar online para o Enem

  1. Disciplina é essencial para se dar bem nos cursos online para o Enem;
  2. Não deixe acumular conteúdo. Tente seguir à risca o plano de estudos;
  3. Utilize a tecnologia a seu favor: use mapa mentais, aplicativos e tente relacionar os conteúdos das várias disciplinas;
  4. Estudar sozinho é bom, mas encontre um grupo de estudos para conversar sobre as aulas. Pode ser comunidades online, encontros no Skype ou presencial;
  5. Não desista na primeira semana. As estatísticas mostram que 21 dias é o mínimo para adquirir um novo hábito. Insista e quem sabe você pode descobrir que os cursos online são para você!
  6. Descanse. Equilíbrio, sempre!
  7. Mantenha o ambiente de estudo organizado;
  8. Tire as distrações de ambiente de estudo. Isso significa também manter o celular longe;
  9. Não se esqueça de comer. Tente manter uma dieta balanceada;
  10. Pratique exercícios físicos. Sabe aquele momento em que parece que nada mais entra? Que tal caminhar ou dar uma volta de bicicleta?

10 Canais do YouTube para se preparar para o Enem gratuitamente

  1. reVisão: conteúdo interdisciplinar;
  2. Minuto da Terra: vídeos divertidos sobre Ciências;
  3. Se liga nessa História: aulas sobre História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
  4. Redação e Gramática Zica: dicas para fazer uma redação nota mil no Enem;
  5. Nerckie: videoaulas de Matemática;
  6. Nerdologia: Ciência e atualizadas
  7. Canal Física: aulas de Física para o Enem e vestibulares;
  8. Cola da Web: videoaulas sobre o conteúdo do Ensino Médio
  9. Manual do mundo: experiência, curiosidades científicas e dicas de sobrevivência
  10.  Small Advantagens: aulas de inglês 

Agora que você já conhece vários cursos online para o Enem, veja dicas para conseguir uma redação nota mil. Leia o post: Temas da redação do Enem: como se preparar para uma redação nota mil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui