Quando relacionamos cursos para quem gosta de animais, logo vem em mente medicina veterinária. Mas essa não é a única alternativa para quem procura transformar o amor ao bichos em profissão. Pelo contrário, como a área tem crescido muito e ganhado cada vez mais o respeito, admiração e investimento das pessoas. Por isso, existem muitas formas de trabalho. Vamos listar aqui neste post 12 opções.

Entre os cursos para quem gosta de animais você já encontra a zootecnia, aquicultura, ecologia, oceanografia, biologia marinha e até a farmácia. Essas são só algumas áreas que você pode trabalhar depois de formado.

Para isso, é claro que precisa passar por uma graduação ou pelo menos um tecnólogo. Confira mais detalhes dos 12 cursos para quem gosta de animais!

Agronomia

Ele está no topo da lista dos cursos para quem gosta de animais. É que a agronomia é uma das áreas mais completas. Quando formado, você pode trabalhar desde o plantio até a criação de animais e também na comercialização e produção de alimentos. Sendo assim, esse profissional é multitarefa e completo. Dá para atuar em quase todas as vertentes de trabalho.

Sendo assim, você terá a capacidade para fazer a preparação do solo no caso das plantações. Poderá identificar quais produtos usar para garantir uma melhor colheita. E Também pode atuar no plantio, controle de pragas e até no armazenamento, conservação e distribuição da produção.

Além disso, tudo o que se refere ao rebanho passa por você. Tratamentos, alimentação, comercialização e cuidados básicos para garantir maior produtividade e saúde animal.

Aquicultura

O profissional dessa área trabalha com o cultivo de peixes e outras espécies aquáticas em cativeiro. Aliás, saiba que o Brasil tem alguns pólos com a maior quantidade de tilápias, por exemplo. A Aquicultura um ramo muito importante e promissor de atuação.

Como profissional você será o responsável por cuidar de todos os aspectos relacionados com a criação dos peixes. Poderá fazer o manejo até a reprodução e abate. Todas as etapas precisam ser pensadas e organizadas para dar mais produtividade e garantir a sustentabilidade da criação. Por isso, é preciso se especializar na área.

Você precisa dominar, por exemplo, técnicas para o controle das condições de iluminação e temperatura da água, cuidados com a alimentação dos animais, planejamento da construção de viveiros e tanques e ainda saber sobre o tratamento de resíduos gerados.

Biologia Marinha

Entre os cursos para quem gosta de animais, Biologia Marinha é um dos mais atrativos. Estamos falando aqui da vida marinha. Por isso, a primeira ideia que vem a cabeça é a permanência em alto mar e na pesquisa em campo. Mas não é só isso. Você será o responsável por atuar nos ecossistemas marinhos, estudando e preservando os seres que habitam os mares.

A sua formação dura pelo menos quatro anos. Além de atuar em campo, existem muitas etapas que são realizadas em laboratórios e existe também a necessidade de elaborar análises e relatórios. Sua principal área de atuação será em pesquisas.

Ciências biológicas

A sua missão em mais essa da lista de cursos para quem gosta de animais será o de entender a relação entre os animais e o meio ambiente. A proposta é sempre encontrar a melhor forma de equilibrar esses mecanismos e deixar tudo funcionando de forma igual.

A partir desse contexto, é importante saber que você será o profissional responsável por realizar pesquisas na área de biologia, biologia molecular, biotecnologia, biologia ambiental e epidemiologia. Então, a vivência no laboratório será uma constante na sua rotina profissional.

Leve isso em consideração antes de escolher pela permanência na área. Além disso, você pode realizar os diagnósticos biológicos, moleculares e ambientais, fora as análises clínicas e patológicas.

Ecologia

A missão para você, depois de formado em um dos cursos para quem gosta de animais é sempre o de unir a convivência humana com o meio ambiente. No entanto, no caso da ecologia, você também terá o dever de compreender o funcionamento dos ecossistemas. A partir de então, poderá trabalhar no meio acadêmico-científico, como professor e pesquisador ou em órgãos de gestão ambiental.

Portanto, as áreas de atuação são inúmeras. Dá para buscar emprego em instituições de ensino e centros de pesquisa, em órgãos do setor público e privado, além de organizações não governamentais.

Engenharia Ambiental

Essa é mais uma profissão capaz de apoiar a convivência sustentável entre homem e natureza. Você pode trabalhar em projetos de redução de poluentes, gestão de saneamento e na recuperação de áreas degradadas. Sua tarefa será a de unir e preservar todas as formas de vida, sempre respeitando a cultura e as necessidades das regiões em que elas estão inseridas.

Afinal, atuar de forma sustentável é permitir que as duas vertentes estejam em harmonia, se respeitem e se desenvolvam.

Engenharia de pesca

Uma infinidade de possibilidades dentro da pesca. Entre os cursos para quem gosta de animais, o de Engenharia de Pesca oferece para você a capacitação necessária para fazer o cultivo, captura e comercialização de peixes, moluscos, crustáceos e outros animais aquáticos. Sendo assim, você terá sempre que trabalhar para desenvolver técnicas que garantam a existência e subsistência desses animais.

Você pode, por exemplo, desenvolver métodos e tecnologias para localizar os cardumes e pescá-los de forma eficiente. Dá para trabalhar também no planejamento de fazendas e viveiros e no desenvolvimento de novos produtos.

Farmácia

Não é só na venda de remédios para humanos que você pode atuar em farmácia. Também dá para trabalhar no desenvolvimento e manipulação de medicamentos veterinários. Aliás, essa é uma etapa bastante importante em grandes empresas, indústrias e criações de animais.

Para isso, precisa encarar pelo menos cinco anos de graduação. Se possível, pode também fazer uma especialização na área. Isso pode garantir salários melhores e uma grande chance de atuar no mercado de trabalho.

Gestão Ambiental

Ter uma visão mais global é a proposta de mais esse que está na lista dos cursos para quem gosta de animais. O gestor ambiental planeja e executa as atividades que estão relacionadas com o diagnóstico ambiental. Sendo assim, você terá que propor soluções para a recuperação de áreas degradadas e fazer também o monitoramento da qualidade ambiental.

Entre as atividades do seu dia a dia, está a fiscalizações de locais previamente identificados.

Oceanografia

Monitorar e também investigar como está a qualidade e a vida dos mares, oceanos e zonas costeiras. Nesse caminho, em oceanografia, você precisa ter uma visão de todas as formas de vida que estão presentes nesses espaços. Além disso, precisa atuar para garantir que elas sobrevivam de forma sustentável e harmônica. Para isso, pode fazer sempre uma interação com a atmosfera e os continentes.

No mercado de trabalho você vai encontrar espaço em regiões turísticas e também no setor do petróleo. Ainda há emprego no setor pesqueiro, na biotecnologia e até mesmo no setor de cosméticos, alimentícios e na indústria farmacêutica.

Zootecnia

Na zootecnia, sua missão será sempre a de aumentar a produtividade da criação animal e a rentabilidade de produtos de origem animal como leite, ovos, carnes. A principal área de trabalho está na indústria de alimentos, que sempre busca soluções para produzir mais e melhor.

De forma geral, durante a sua graduação em mais esse da lista de cursos para quem gosta de animais, você estará apto para coordenar a criação de rebanhos de bois, aves, cabras, ovelhas, porcos e cavalos. Além disso, poderá atuar de uma maneira mais técnica em setores como o da pecuária e da preservação de animais silvestres.

Medicina Veterinária

Além de trabalhar com os animais domésticos, existe a possibilidade do médico veterinário desvendar mistérios dos animais silvestres. Atuar na pesquisa, monitoramento e soluções de preservação. As indústrias, clínicas, organizações sociais são as principais empregadores desse setor.

Curtiu alguma das profissões?

Gostou das opções de cursos para quem gosta de animais? Acompanhe mais dicas e conteúdos sobre mercado de trabalho, cursos e capacitações no blog Vai de Bolsa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui