8 cursos para quem gosta de artes

Você já parou para pensar que artes e mercado de trabalho têm tudo a ver? Se você é criativo e tem apreço por esse conhecimento, talvez seja possível conciliar seu dom artístico com a sua profissão. Para isso, basta se informar quais cursos para quem gosta de artes são mais indicados.

Saiba que empresas necessitam muitas vezes de alguém criativo para encontrar soluções alternativas e pensar “fora da caixa”. Quem sabe você não tem essa vocação, mas precisa de um empurrãozinho?

Veja a seguir uma lista com cursos para quem gosta de artes. Quem sabe essa lista não permite que você encontre o artista que mora dentro de você?

Cursos para quem gosta de artes

Sua afinidade pelas artes pode ser transformada em profissão. Além de fornecer uma experiência estética, trabalhar com essa área pode trazer inspiração para muita gente. Um exemplo muito claro são as soluções desenvolvidas pela arquitetura para transformar uma construção de concreto em linhas harmoniosas, que tornam mais agradável um passeio pela cidade, por exemplo.

Veja a seguir 8 cursos para quem gosta de artes:

1- Arquitetura

Essa é uma das áreas que existe há muito tempo na história da humanidade. O objetivo principal de um arquiteto é desenhar e projetar espaços urbanos que possam harmonizar o convívio do homem nesses espaços. Desse modo ele pode atuar tanto no design de interiores como exteriores. Acredite, estar em um ambiente planejado por um profissional dessa área é muito mais agradável. Tudo isso se deve a uma questão fundamental, a criatividade por meio da arte.

Não é à toa que as obras de Oscar Niemeyer despertam tanta admiração por quem vê. Certamente ,o talento artístico fez dele um artista e uma das figuras-chave da arquitetura moderna no Brasil. Portanto, um profissional dessa área sabe colocar à disposição linhas e materiais de forma que sejam uma obra artística. Se você pretende fazer um curso de graduação, saiba que é primordial gostar de artes para fazer Arquitetura.

2- Design

Esse curso capacita um profissional dessa área criar e desenvolver conceitos visuais. Desse modo ele permite que as imagens tenham valoração estética. Ou seja, esse é um dos elementos essenciais da arte. É a partir da ação desse profissional que certos painéis são mais atrativos para quem consome determinada marca.

Sendo assim, essa profissão só é possível por meio da criatividade através da arte. Um panfleto, rótulo ou até mesmo uma página na internet é atrativa porque teve uma boa atuação de um designer. Além do mais, essa é uma profissão que permite que você trabalhe de diversas forma, em um escritório, home office, faça algum trabalho de freelance, entre outros.

Outra boa vantagem de optar por esse curso se você gosta de artes é a de seguir para vários caminhos, como design de interiores, diagramação, etc. Portanto, esse é um dos cursos mais versáteis para quem gosta de artes, permitindo uma enorme abrangência no mercado de trabalho.

Confira com mais detalhes como é o curso de Design Gráfico.

3- Fotografia

Essa é a profissão que permite você captar um momento único na vida. Já pensou nisso? A fotografia cristaliza um instante, que nunca mais poderá ser vivido novamente de forma física, mas através dela, poderá ser feito um resgate na memória e assim eternizar esse momento. Somente um artista pode captar com tamanha sensibilidade esse fragmento do tempo e congelar para a posterioridade através do uso da imagem.

Se você procura um curso que trabalhe com arte, saiba que um fotógrafo é antes um artista. Pois ele consegue captar a incidência da luz em um ambiente ou textura e usá-la a seu favor. Ele literalmente trata de uma realidade objetiva de forma artística. Isso tudo você pode aprender em um curso de fotografia. Vale lembrar que profissionais dessa área também podem ter uma jornada de trabalho bem relativa.

Portanto, irá variar conforme a demanda de eventos ou trabalhos que o fotógrafo estará inclinado a participar. Ser fotógrafo também é uma profissão para quem gosta de viajar.

4- Teatro ou Artes Cênicas

Se você gosta de ler e de interpretar, essa certamente é a sua praia. Muitas empresas têm adotado as dinâmicas do Teatro para auxiliar no desenvolvimento humano das equipes. O Teatro permite que você se aproprie dos sentimentos alheios e transmita para um público. Portanto, é preciso muita responsabilidade e dons artístico para fazer isso com excelência.

Essa é uma das profissões que mais encantam as pessoas, sejam elas de qualquer geração. As crianças, por exemplo, adoram teatro. Ao fazer um curso dessa área, você além de estar se realizando pessoalmente, estará levando alegria e emoção por onde passa.

Se você tem essa veia artística para interpretar, isso pode fazer de você alguém muito dinâmico, pois é preciso saber improvisar na maioria das vezes. E é por essa técnica que as empresas se interessam. A improvisação tem por objetivo tirar uma pessoa de uma situação desconfortável. Portanto, se você gosta de artes, essa será uma profissão que acertará em cheio nessa vocação.

5- Design de Jogos

Você gosta de jogos eletrônicos, desenhar e programar? Se a resposta for sim, essa é uma das profissões que mais têm a ver com você. Saiba que essa é uma área de atuação que vem aumentando no Brasil, graças a expansão da tecnologia. Pois o Brasil além de grande consumidor de jogos eletrônico, é também um grande produtor.

Se você gosta de criar algo e desenvolver programas, esse pode ser um bom caminho para agregar profissão e lazer. Confira mais sobre essa profissão no blog Vai de Bolsa.

6- Moda

Se você tem uma visão criativa e tem habilidades para expressar de forma artística através da criação de roupas e tendências. Esse pode ser um bom nicho de mercado pra você. Hoje em dia, é possível fazer uma graduação em um curso de Moda, por exemplo.

Certamente, essa é uma área que exige bastante vertente artística e se subdivide em diversas áreas como:

  • Produção;
  • Modelagem;
  • Coordenação;
  • Fotografia;
  • Personal Stylist.

Com essas diversas possibilidades, a área da moda torna-se muito versátil e agrega várias tendências artísticas.

7- Artes Visuais

Esse é um curso com uma abordagem bem complexa e ampla no mundo das artes. Quem resolve se graduar nesse curso, aprende as mais diversas técnicas para criar e transmitir sensações, fatores que estão diretamente ligados com a arte. Desse modo um profissional desse curso aprende a aplicação de técnicas em todas as vertentes artística, como pintura, desenho, escultura e etc.

Além de poder exercitar o poder criativo, esse curso permite que você dê aulas, seja em instituições de ensino ou na elaboração de um atelier. Com certeza, esse é um curso para quem gosta das manifestações artísticas e quer aprender mais técnicas e aprimorar o repertório de inspirações.

8 – Publicidade

Já ouviu a expressão: “propaganda é a alma do negócio”? Essa é uma das áreas que mais inova com o passar dos anos. Quem é criativo e tem boas ideias para divulgar um produto e entende bem sobre tendencias e público alvo, essa é a sua praia.

A essência do trabalho de um publicitário é criar soluções eficazes na aplicação e divulgação de produtos. Como esse é um mercado bastante concorrido, a criatividade e a veia artística farão de você um grande nome do mercado brasileiro. Um boa empresa consegue captar clientes através de uma boa publicidade, por isso os profissionais dessa área são muito requisitados.

É uma área interessante também para atuar como freelancer.

Se informe dos caminhos possíveis

E aí, se identificou com uma dessas áreas? Agora que você sabe mais sobre os cursos para quem gosta de arte, certamente está mais fácil de filtrar uma área de atuação e fazer uma escolha assertiva para a sua carreira. Para isso, não deixe de estudar e se informar mais sobre os caminhos possíveis que seus interesses podem levar você. Afinal, trabalhar com que se gosta pode ser uma maneira de tornar os dias duros de trabalhos mais leves e assim ser uma profissional renomado.

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa. Lá você encontrará diversas informações que poderão auxiliar você em sua trajetória acadêmica ou vocação profissional.

  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *