cursos para quem gosta de desenhar

6 cursos para quem gosta de desenhar

Você é aquela pessoa que desde criança ama desenhar e surpreende a todos com o seu talento. Então, já pensou em se profissionalizar? Há muitos caminhos promissores para você seguir desenhando, aprender novas técnicas e viver da sua arte. Desenhar é expressão, comunicação, criatividade. E se a sua dúvida é se a sua paixão pelo desenho pode se tornar um trabalho remunerado, a resposta é sim! Reunimos neste post 6 cursos de graduação para quem gosta de desenhar.

São cursos com características e objetivos diferentes, porém com um ponto importante em comum: o desenho.

Cursos para quem gosta de desenhar

Conheça melhor estes 6 cursos para quem gosta de desenhar e veja se algum deles tem a ver com você. Quem sabe a sua profissão não se encontra em uma destas graduações.

1 – Arquitetura e Urbanismo

O curso de Arquitetura e Urbanismo pode ser uma ótima oportunidade para você que gosta de desenhar.

Se você se imagina desenhando espaços urbanos, edifícios e ambientes internos, este curso é para você. A graduação possui disciplinas ligadas ao desenho, como urbanismo, desenho arquitetônico e geometria gráfica.

Estudantes de arquitetura concluem o curso capazes de projetar, planejar, construir e organizar espaços. Isso levando em conta necessidades estéticas, conforto, funcionalidade, segurança e sustentabilidade. É a arte de organizar, projetar e implementar espaços, em perfeita harmonia.

Um bom arquiteto precisa entender de desenho. Mesmo que os desenhos e projeções sejam feitos por programas, é muito importante que o estudante saiba desenhar à mão livre. Conhecimentos de técnicas de luz e sombra, perspectiva, geometria e representação de objetos também vão contribuir.

Ao final da graduação de Arquitetura e Urbanismo, o aluno se qualifica para trabalhar com projetos prediais, paisagísticos, arquitetura de interiores e planejamento urbano.

Também está apto a trabalhar em restauração de monumentos e estudos de impactos ambientais. O arquiteto pode atuar como autônomo, em empresas de arquitetura, construtoras, bem como no setor público, e na área de educação e pesquisa.

2 – Artes Visuais

Para você que curte desenhos mais artísticos, o curso de Artes Visuais pode ser uma excelente opção entre os cursos para quem gosta de desenhar.

Artes visuais é uma área que abrange qualquer forma de representação visual de cor e forma. É um curso que também exige aptidão em desenho.

Contempla várias disciplinas para quem gosta de desenhar. Além do desenho, faz parte da formação outras formas de expressão artística como pintura, cerâmica, escultura, fotografia. A grade do curso tem matérias práticas de desenho, pintura, ilustração, história em quadrinhos e imagens digitais.

Os profissionais podem trabalhar com produções artísticas, realizar projetos educativos e culturais, além de ministrarem aulas. Você estará apto a atuar como artista plástico, ilustrador, desenhista, designer, fotógrafo, diretor de arte, curador, gestor cultural, crítico de arte, cenógrafo, museólogo. São muitas opções!

E se o seu caminho for pela licenciatura, você poderá trabalhar como professor em escolas e como educador em instituições como museus e centros culturais.

Pare um pouco para refletir e veja se você se imagina daqui há alguns anos trabalhando em galerias de arte, museus, ateliês, fundações culturais, escolas, secretarias de cultura, ateliê próprio. Caso sim, quem sabe não seja esta a profissão que procura!

3 – Desenho Industrial

O curso de Desenho Industrial é perfeito para aqueles que têm talento para design e desenho.

Por isso se você gosta de desenhar vale a pena conhecer mais sobre esta graduação, também conhecida como Design Industrial.

Um desenhista industrial é responsável por criar desenhos com especificações técnicas para a construção adequada dos produtos que serão confeccionados pelas indústrias.

Ao optar por esta profissão, você ingressará no mercado de trabalho capacitado a criar os mais variados tipos de produtos. Entre eles: vidros de perfume, garrafas de água, móveis, joias, roupas, calçados, automóveis e máquinas.

É importante você saber que o desenhista industrial fará desenhos mais técnicos, envolvendo geometria, cálculo, teorias de fabricação, características dos materiais e princípios mecânicos.

Além claro, de muita criatividade e inovação para a concepção dos produtos. É legal que você goste de inventar e que se interesse em como funciona o processo de fabricação de um produto.

O Desenho Industrial transita nas áreas de Artes, Arquitetura, Engenharia e Publicidade.

Entre as disciplinas que você encontrará no curso de Desenho Industrial estão o desenho técnico, ergonomia, física, desenho geométrico, programação visual, gravura, escultura, entre outros.

Gostou de conhecer mais sobre esta profissão, se imagina nela?

4 – Design Gráfico

Mais um curso para quem gosta de desenhar: Design Gráfico.

A essência do trabalho de um designer gráfico é o desenho! Se você tem interesse por este curso, saiba que muitas disciplinas são voltadas para a prática do desenho.

São abordados temas como técnicas artísticas, ilustração, representação de objetos em dimensões. O profissional formado em Design Gráfico cria projetos de comunicação visual. Atua com tudo aquilo que se relaciona com a identidade visual de uma marca.

Essa criação passa pela concepção de logotipos de empresas, embalagens de produtos, panfletos, outdoors, revistas, páginas da internet, etc.

O curso de Design Gráfico exigirá, além de habilidades de desenho à mão livre, bastante utilização de softwares para a criação de imagens digitais.

Entre as disciplinas do curso estão: computação e produção gráfica, videodesign, desenho artístico e vetorial, ilustração, publicações para web, tipografia.

Se você escolher a área de designer gráfico, poderá trabalhar como ilustrador, diagramador, arte-finalista, diretor de arte. São muitas opções de atuação dentro da área.

5 – Engenharia

A arte de desenhar também se faz presente em alguns cursos de engenharia. Se você procura um curso para quem gosta de desenhar porque não quer abrir mão desse hobby na vida profissional, engenharia é um caminho.

As graduações de Engenharias Civil e Mecânica, por exemplo, contemplam bastante desenho técnico na prática da profissão. Estes desenhos, feitos à mão livre ou em programas de computador é que vão representar as suas ideias e projetos de engenharia.

Mais do que habilidade para desenhar, para atuar nesta área é preciso ter raciocínio geométrico.

As engenharias de Cartográfica e de Agrimensura também são bastante ligadas ao desenho. Se você optar por estas especialidades será responsável por coletar e analisar dados geográficos para desenhar mapas.

Para cursar engenharia é aconselhável que você também tenha afinidade às áreas relacionadas à física, matemática e química. Esses serão conteúdos recorrentes e necessários à conclusão do curso.

6 – Design de Moda

O curso de Design de Moda é uma ótima escolha para quem procura cursos para quem gosta de desenhar e se considera uma pessoa criativa, inovadora e antenada com as tendências desse meio fashion.

Se você pensa em se graduar em moda, o desenho pode te acompanhar por toda a sua carreira profissional. Como profissional de moda, você poderá atuar na criação de roupas e acessórios.

Além disso, pode desenhar desde bolsas, sapatos, joias, a qualquer peça de roupa. O processo de criação envolve ainda ampla pesquisa de tipos de tecidos e criação de estampas e texturas.

Além do estilismo, na criação de roupas, o profissional de moda pode se aventurar por muitas outras áreas. Entre elas, a produção de desfiles e eventos de moda, modelagem de moldes, fotografia, ilustrador de moda.

Outra possibilidade de atuação bem em alta no momento é a de Personal Stylist. Essa carreira orienta pessoas dando dicas, muitas vezes por meio de desenhos explicativos, de como se vestir conforme o seu biótipo e preferências.

No mercado de trabalho você poderá ousar e partir para a criação da sua própria marca ou trabalhar em grandes lojas e magazines. O setor de confecções também está em expansão e busca profissionais formados em moda.

Agora é escolher o melhor curso e se matricular

Gostou de conhecer alguns dos cursos para quem gosta de desenhar e descobrir que você pode seguir essa carreira?

Agora é refletir e ver qual deles se encaixa mais ao seu sonho e anseios profissionais. Com a decisão tomada, é importante você escolher uma instituição de confiança. Principalmente, que ofereça um curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Assim, é uma garantia que o seu diploma será reconhecido no mercado de trabalho.

Se ainda está em dúvida sobre que carreira seguir, veja aqui algumas dicas de testes vocacionais que podem te ajudar a ver quais carreiras têm mais relação com o seu perfil.

  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *