Se você é apaixonado por jogos, já deve ter ouvido a frase: “Jogar videogame não vai te levar a lugar nenhum!”. Contudo, o que as pessoas não poderiam imaginar é que essa paixão pode virar profissão e o que não faltam são cursos para quem gosta de jogos.

A popularização da internet e a facilidade de acesso permitiram que os jogos fizessem cada vez mais parte da vida das pessoas. E os brasileiros abraçaram essa oportunidade.

O país é o 13º maior mercado de jogos do mundo e esse número aumenta a cada ano.

Consequentemente, a expansão do mercado de jogos acaba atraindo mais investimento e a busca por profissionais especializados e apaixonados pela área também não para de crescer.

Se você gosta de jogos e está em busca de uma profissão, essa pode ser sua grande chance! 

Conheça 9 opções de cursos para quem gosta de jogos

1. Artes Visuais

O curso de Artes Visuais tem como foco as representações visuais de cor e de forma. 

Com 4 anos de duração, o curso permite o desenvolvimento da percepção, reflexão, produção e crítica dos alunos.

Com essa formação, o profissional pode atuar na indústria cultural e de jogos, trabalhando como:

  • Ilustrador;
  • Desenhista;
  • Fotógrafo.
  • Designer;
  • Diretor de Arte.

E mesmo que não queira trabalhar diretamente com jogos, o profissional de artes visuais também pode trabalhar como:

  • Artista plástico;
  • Gestor ou curador cultural;
  • Museólogo;
  • Cenógrafo e
  • Crítico de arte.

Além, é claro de atuar como professor caso opte pela graduação com licenciatura. 

Neste caso, o profissional irá desenvolver atividades que desenvolvem a percepção e o conhecimento da arte visual através de diferentes peças e plataformas, sejam elas analógicas ou digitais.

2. Ciência da Computação

Um dos cursos mais procurados por quem gosta de jogos, a graduação em Ciência da Computação forma profissionais capacitados a desenvolver programas e sistemas de informática.

Com duração média de 4 anos, o curso envolve matemática, raciocínio lógico e muitos cálculos. Além de disciplinas de administração e empreendedorismo.

O mercado de trabalho para esses profissionais é bastante promissor. Afinal de contas, esses profissionais atuam diretamente com inovação e tecnologia, elaborando softwares para computadores e dispositivos mobiles.

Além disso, esse profissional pode atuar em outras frentes como:

  • Desenvolvimento e gerenciamento de banco de dados;
  • Desenvolvimento de softwares, aplicativos e jogos;
  • Desenvolvimento de novos produtos;
  • Assessoria para compra de equipamentos e softwares;
  • Manutenção de sistemas e redes de computadores.

3.Design de Jogos

Já imaginou poder desenvolver o seu próprio jogo? Pois essa é uma das prováveis atividades de quem faz o curso de Design de Jogos.

A formação, que pode ser feita por bacharelado e curso técnico, inclui construção gráfica, edição de imagens, animação e modelagem de cenários.

E o estudante sai apto para criar e desenvolver jogos de computador, mobile e até mesmo de video games. 

Neste processo, o profissional trabalha desde a definição das regras do jogo, passando pela modelagem, roteiro e animação, até chegar a fase final de testes.

O mercado de trabalho é extremamente promissor, afinal de contas, como já citamos acima, o Brasil é um dos maiores consumidores de jogos do mundo.

4.Design Gráfico

Se você se preocupa com as formas e características visuais dos jogos, o curso de Design Gráfico pode ser o que você procura.

A graduação pode ser feita em 2 anos como tecnólogo ou 4 anos como bacharel, e os alunos cursam disciplinas como:

  • Computação gráfica;
  • Desenho artístico e vetorial;
  • Estética;
  • Fotografia;
  • Ilustração;
  • Modelagem 3D
  • Produção Gráfica
  • Publicações para Web, entre outras.

A criatividade e o senso estético devem fazer parte do dia a dia desses profissionais, que trabalham para deixar os jogos cada vez mais atraentes para os usuários. 

Afinal de contas são os profissionais de Design Gráfico quem cuidam da identidade visual dos jogos, cenários e personagens. Peças fundamentais para conquistar mais jogadores.

5.Jogos Digitais

Relativamente recente, o curso de Jogos Digitais capacita profissionais a desenvolver jogos para diversas plataformas online.

O curso, que é tecnológico, dura 2 anos em média e pode ser feito em faculdades EaD ou presenciais.

O aluno do curso de Jogos Digitais aprende a criar todas as etapas de um jogo:

  • Roteiro;
  • Descrição de personagens;
  • Modelagem;
  • Ambiente digital e
  • Estratégias.

Grande parte dos profissionais de Jogos Digitais trabalham no mercado de entretenimento. Por outro lado, também há espaço de atuação em áreas de marketing, saúde, negócios e no setor educacional. 

6. Jornalismo

O crescimento do e-sports no Brasil fez com que empresas jornalísticas saíssem em busca de profissionais especializados em jogos.

E isso acontece porque no mercado ainda são poucos os profissionais de jornalismo que conseguem realizar coberturas e fazer comentários com a autoridade de um gamer profissional.

Dessa forma, o jornalismo passa a fazer parte dos cursos para quem gosta de jogos, e as possibilidades de trabalho não param de crescer.

O curso de Jornalismo dura 4 anos e capacita os profissionais a produzirem conteúdos para diferentes veículos e meios de comunicação, além da atuação em organizações públicas e privadas.

7.Marketing

O curso de Marketing tem ganhado notoriedade com atividades direcionadas ao universo digital. E isso já é motivo suficiente para atrair pessoas com interesse em jogos.

É que o mercado necessita de profissionais que criem estratégias para atrair público e cativar clientes.

E nada melhor do que usar o conhecimento e técnicas de jogos, aliadas à comunicação, para converter cada vez mais clientes.

O curso de Marketing é oferecido como bacharelado e tecnológico e pode ter duração de 4 ou 2 anos. Durante a graduação, o aluno cursa disciplinas que mesclam teoria e prática e envolvem também pesquisa, análise de dados e tomada de decisão. Três atividades bem comuns àquelas que são realizadas em um jogo. 

8. Publicidade e Propaganda

O curso de Publicidade e Propaganda costuma estar entre os mais concorridos. E não é por menos.

A graduação em PP oferece uma série de possibilidades aos alunos e é considerado um curso para quem gosta de jogos, pois envolve diversas atividades relacionadas a imagem.

O aluno do curso de publicidade faz uma imersão no planejamento, criação, produção e gerenciamento de ações publicitárias, de marketing e assessoria. 

E tudo isso demanda muita criatividade e pensamento estratégico dos estudantes e futuros profissionais.

Além de trabalhar nas tradicionais agências de comunicação e consultorias, os publicitários podem encontrar no mercado de jogos o espaço ideal para o desenvolvimento de estratégias e ações para divulgação de games.

9. Tecnologia da Informação

O curso de Tecnologia da Informação permite ao profissional gerir e controlar processos de inovação e tecnologia. E isso está diretamente relacionado aos jogos.

O profissional de TI pode atuar na estruturação dos jogos, além da coordenação de equipes que serão responsáveis por criar, planejar e otimizar os games.

O curso tecnológico pode ser feito em 2 anos e oferece disciplinas de programação, gerenciais e também estratégicas.

Com essa formação, o profissional está capacitado para prestar consultorias,  a desenvolver planos de negócios e gerir projetos de tecnologia, como por exemplo, o desenvolvimento de jogos.

Agora que você conhece diversas opções de cursos para quem gosta de jogos, já sabe que a diversão pode, muitas vezes, se transformar em uma profissão. Por isso, pense já em qual faculdade fazer.

Agora é com você! Qual dessas opções mais combina com suas aptidões?

Acompanhe o blog Vai de Bolsa e fique por dentro das novidades do mundo da educação e amplie seu conhecimento sobre carreiras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui