Você está procurando cursos pra quem gosta do mercado financeiro?. Trabalhar nesse tipo de segmento pode ser bastante promissor – e lucrativo – para sua carreira. Esse é um dos segmentos da economia que melhor remunera o profissional. No entanto, há exigência por uma formação bastante específica e conhecimento em diversas áreas para trabalhar no mercado financeiro.

Para atuar no mercado financeiro é preciso muito mais do que ser bom com números. Mas também é preciso entender sobre projeção de mercado, gestão, leis, logística entre outras questões.

Veja a seguir quais são os melhores cursos para quem gosta do mercado financeiro e descubra mais sobre as possibilidades dessa carreira. Descubra também como desenvolver melhores estratégias econômicas.

Quem sabe você não se interesse por esse ramo se a sua praia é lidar com finanças e economia?

Cursos pra quem gosta do mercado financeiro

Trabalhar no mercado financeiro pode ser bastante diversificado, pois qualquer empresa necessita de gerenciamento de recursos.

Para atuar nessa área, é necessário ter pensamento estratégico e inovador. Além disso, ter a capacidade técnica para avaliar as melhores estratégias que servem para solucionar os problemas econômicos de diversas ordens e segmentos.

Nesse caso, diferentes tipos de graduações permitem que se trabalhe nesse mercado e fornecem a formação necessária para o aluno. Veja a seguir quis cursos podem levar você a trabalhar no mercado financeiro:

1 – Economia

O curso de Economia é um dos mais recomendados para entender como funcionam as diversas realidades e vertentes econômicas. Através dessa formação o economista aprende sobre os diversos segmentos necessários para trabalhar no mercado financeiro e fazer disso seu ofício.

Sendo assim, ele é responsável por elaborar estudos e estratégias que viabilizam uma melhor projeção de mercado para as empresas privadas ou públicas e soluções estratégicas, com o objetivo de obter melhores resultados econômicos na área onde o economista atua.

Embora muitos acreditem que essa graduação pertença a área das ciências exatas, na verdade, ela faz parte das humanas. No curso de Economia se estuda tudo aquilo que se refere aos sistemas econômicos nacionais e mundiais e essa graduação permite que se aprenda sobre diversos fatores políticos, sociais  e muitos outros que afetam os sistemas de mercado financeiro, fazendo com que se expandam ou migrem em determinadas regiões.

Portanto, cabe ao economista fazer as previsões, com a finalidade de projetar as melhores estratégias e soluções econômicas para os diversos mercados financeiros.

2 – Administração

O segredo de uma boa gestão das finanças pode ser uma administração eficiente dos recursos. No entanto, o curso de Administração também pode ser um promissor caminho para quem gosta do mercado financeiro.

Essa é uma das graduações mais procuradas no país, isso se deve ao fato da ampla possibilidade de atuação no mercado de trabalho. Geralmente, quem ingressa nesse curso tem diversas possibilidades de trabalho, nas mais diferentes áreas e o mercado financeiro é uma dessas áreas em potencial.

Durante o curso de Administração o aluno aprenderá diversas disciplinas sobre a atuação no setor financeiro das empresas, sendo elas públicas ou privadas, indo um pouco além, na área de gestão de pessoas.

Sendo assim, o administrador pode trabalhar nos mais diversos setores, como organização dos recursos financeiros e planejamento econômico que cumprem o objetivo de garantir lucro para as empresas, evitando com que entrem em crises econômicas por conta de uma administração ruim.

Portanto, o administrador deve estar muito atento às tendências de mercado para encontrar soluções eficientes e que permitem o crescimento do mercado onde atua.

3 – Ciências Contábeis

A área da contabilidade também pode ser uma boa opção para quem gosta do mercado financeiro. Esse curso é fundamentado por diversas áreas que fazem o aluno adquirir um conhecimento bastante abrangente sobre, economia, administração, direito e contabilidade.

Desse modo, o contador é responsável por boa parte do setor financeiro de uma empresa, ele é quem conhece de forma sistemática todos os processos que envolvem pagamentos e recebimentos por parte das empresas.

Além disso, ele é vital para o funcionamento organizado das finanças, poi entende como ninguém dos juros, impostos e leis que regulamentam os contratos.

Portanto, o contador muitas vezes sabe mais que o dono da empresa como está a saúde dos negócios. Cabe a ele sinalizar qualquer problema dessa área e apontar a melhor saída para que as contas da empresa não entre no vermelho.

4 – Engenharia de Produção

Quem faz o curso de Engenharia de Produção entende tudo sobre os processos produtivos de uma empresa ou fábrica. Ele é responsável por projetar estratégias eficientes, de maneira que a produtividade da empresa seja feita com qualidade. E que possa aumentar os recursos produtivos sem que afete o lado financeiro. O objetivo é desenvolver um melhor gerenciamento de recursos tanto materiais quanto humanos.

Portanto, o engenheiro de produção também está capacitado a atuar no mercado financeiro. Deve conhecer profundamente as questões que envolvem bens e serviços. Sendo assim, ele atua de forma direta no mercado na captação de melhores estratégias para o segmento em que trabalha.

5 – Comércio Exterior

Quem se gradua no curso de Comércio Exterior entende como ninguém das relações econômicas internacionais. O profissional desse área é responsável por diversos acordos comerciais internacionais e que causam grande impacto tanto na economia nacional, quanto mundial.

Ele deve buscar os melhores acordos que são fundamentados pelo mercado financeiro. Além disso, o comércio internacional representa uma grande fatia do PIB (Produto Interno Bruto) de diversos países.

Quem estudo comércio exterior aprende uma grande variedade de disciplinas que servem para saber melhor das leis e dos acordos internacionais. Sobre as políticas externas e sobre a economia nacional ou internacional.

Quem trabalha nessa área entende tudo sobre a troca de bens e serviços internacionais e nacionais. Portanto, esse pode ser mais um dos cursos para quem gosta do mercado financeiro.

Como atuar no mercado financeiro

Se você já possui uma graduação ou não dispõe de muito tempo ou é inviável cursar uma universidade por diversos motivos, saiba que é possível se especializar em outras áreas.

Atualmente, existem pós-graduações ou cursos de especialização que podem capacitar você a trabalhar no mercado financeiro. Veja duas opções:

1 – Trader

Trader é quem atua diariamente em operações da Bolsa de Valores. Ele busca ganhar dinheiro com operações a curto prazo. Ele compra e vende ações de rápida transição e aproveita a flutuação do mercado para isso.

Para ser bem sucedido nessa área é preciso bastante estudo e poder investir um pequeno capital. Caso contrário, essa profissão pode ser bastante arriscada sem um conhecimento eficaz das transações e das possibilidades de mercado.

Para fazer o curso de trader é bem simples, existem plataformas online de ensino que oferecem essa especialização. Ou você pode pesquisar sobre traders confiáveis no país que oferecem essa oportunidade de aprendizado.

2 – MBA

MBA é uma sigla que significa Master Busines Administration, em português significa Mestre em Administração em Negócios. Essa é uma pós-graduação muito conhecida e oferecida para quem é da área das finanças ou administração. Para fazer essa pós, é necessário ter um curso superior e pode ser encontrada tanto na modalidade presencial, quanto a distância EAD.

Se você busca saber como trabalhar no mercado financeiro e sente que a graduação não preparou você o suficiente para isso, essa, com certeza, pode ser um ótima alternativa. Para isso, basta pesquisar quais instituições de ensino oferecem essa modalidade de especialização.

Conclusão

Agora que você sabe mais quais são os cursos para quem gosta do mercado financeiro, certamente ficou mais fácil de analisar as possibilidades e tomar uma decisão. Para isso, basta identificar qual curso é o mais adequado ou viável para você e seguir em frente.

Pois essa é uma das áreas mais promissoras e que podem garantir a você uma remuneração bastante diferenciada. Mas saiba que antes de tudo é preciso muito estudo e capacitação para conseguir trabalhar plenamente nesse mercado.

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui