Escolher uma carreira como profissão nem sempre é algo muito fácil e simples. Pois envolve uma série de fatores, como estabilidade, afinidade, projeção para o mercado de trabalho, entre outros.  Mas se você já decidiu em fazer uma carreira em algum cargo público, saiba que escolher cursos superiores para concursos públicos pode ajudar a atingir esse objetivo. Neste post, selecionamos 10 indicações de cursos para você.

Afinal de contas, o sonho de muitos profissionais é ter estabilidade no emprego e na carreira que optou para exercer. Portanto, a melhor estratégia para isso é se dedicar a estudar para obter a aprovação em um concurso.

O fato é que alguns cursos superiores podem ser também uma maneira de realizar esse desejo profissional. Pois eles facilitam o seu ingresso em alguma carreira pública. Veja a seguir quais são os melhores cursos superiores para concursos públicos.

Leia também: E-book grátis: como fazer uma redação nota mil!

Os melhores cursos superiores para concursos públicos

Se você está mirando a carreira pública, saiba que pode ser fundamental escolher um bom curso superior. Portanto, saber quais são os melhores cursos superiores para concursos públicos pode ser a chave para abrir alguma porta de uma futura carreira pública.

Não só a estabilidade é atração no serviço público. Pois muitos cargos públicos permitem que você seja também muito bem remunerado. Confira a seguir os 10 melhores cursos superiores para concursos públicos:

1- Direito

O curso de Direito é de longe o que pode ser mais promissor para ingressar na carreira pública. Quem concluir a graduação em Direito terá uma infinidade de possibilidades de atuação dentro do serviço público.

Portanto, esse curso pode garantir a você muitas chances para trabalhar nessa área e inúmeras editais de concurso na praça. As possibilidades para quem é formado na área jurídica vão desde a magistratura, defensoria pública, delegado federal ou civil, entre outras carreiras.

Além disso, também é importante lembrar que muitos concursos cobram conteúdos que possivelmente foram vistos durante a graduação. É comum a maioria dos concursos públicos cobrarem legislação entre outras disciplinas comuns.

Portanto se você não tiver interesse em seguir em uma carreira da área jurídica, o curso de direito pode preparar você potencialmente para outras possibilidades de concursos.

2- Administração

O curso de Administração também pode fornecer a você uma formação muito rica para um cargo público. É importante ressaltar que, durante a graduação, também é possível ver bastante conteúdo que são costumeiramente exigidos nos concursos públicos.

Portanto, a graduação de Administração pode ser também um dos melhores cursos superiores para concursos públicos. Pois esse é um curso com conhecimentos bastante abrangentes, que podem garantir a você um belo arsenal para ser aprovado em um concurso público.

3- Ciências Contábeis

Se formar na área da contabilidade também pode ser bastante promissor para ingressar no serviço público. Um dos concursos potenciais para essa área pode ser de algum cargo para a Receita Federal, por exemplo.

Portanto, assim como curso de Administração, o curso de Ciências Contábeis também ensina diversos conteúdos que são cobrados em provas de muitos concursos. ,

Sendo assim, essa é uma formação que pode ampliar bastante o leque de atuação e oferecer a você diversas possibilidades em um cargo público.

4- Enfermagem

Se você tem interesse pela área da saúde, a graduação em Enfermagem também pode ser uma opção para trabalhar em cargo público. Essa é uma área bastante requisitada e seguidamente existe edital aberto para as esferas municipais ou estaduais.

Portanto, o diploma em enfermagem também pode ser um dos melhores cursos superiores para concursos públicos. Pois essa é uma área com uma grande demanda e pode fazer de você se candidatar para concorrer a um concurso específico e assim ocupar um cargo público.

5- Cursos de licenciatura

Essa formação é para quem deseja exercer a profissão de professor. Qualquer curso de licenciatura permite que você trabalhe na área da educação, em sala de aula ou em algum segmento administrativo. A área da licenciatura é muito ampla, pois você pode encontrar uma diversidade de cursos que oferecem essa modalidade de formação.

Além disso, ao fazer uma pós-graduação, você poderá concorrer no futuro uma vaga de professor universitário em alguma universidade pública. Para isso, você precisará se dedicar aos estudos. Portanto, é importante você ter em mente que esse pode ser um caminho um pouco mais longo.

Mas vale ressaltar, que embora longa, a carreira de professor universitário é bastante interessante, além de oferecer uma boa remuneração.

Para poder prestar algum concurso para professor em uma universidade pública, você terá que se dedicar alguns anos para o mestrado e logo após, ao doutorado. Portanto, exige um pouco mais de tempo do que simplesmente obter a aprovação em um concurso público. Mas a recompensa será boa, acredite.

6- Engenharia

Os cursos de engenharia também podem ser uma boa indicação para os concursos públicos. Afinal de contas, muitos setores públicos necessitam do trabalho dos engenheiros.

Através dessa formação é possível trabalhar em cargos públicos como companhias elétricas, setores de desenvolvimento urbano, órgãos que fiscalizam os diversos segmentos da engenharia, entre outros.

7- Medicina

Essa, sem dúvida, é a graduação mais disputada entre todas. Além de poder exercer uma bela carreira profissional na área da saúde, saiba que essa formação também pode ser muito promissora para quem deseja ocupar um cargo público. Portanto, além de uma bela remuneração, o médico contará também com a estabilidade no emprego público.

O único desafio para se formar nesse curso, será o de bater a concorrência acirrada em um vestibular de medicina do país. Após isso, basta se dedicar aos estudos, que a recompensa virá.

Afinal de contas, a profissão de médico é a que tem a maior taxa de ocupação no Brasil, isso quer dizer que, após se formar, você terá grandes chances na profissão.

8- Ciências Econômicas

Se você tem afinidade com a economia, saiba que essa pode ser uma excelente formação para se dedicar a uma carreira pública. Pois o curso de Economia também é bastante amplo e permite que você possa estudar legislação, cálculos e estatística, por exemplo. Ao estudar essa disciplinas, você também estará estudando para conteúdos, que geralmente caem em provas de concursos.

Vale lembrar também que o curso de economia permite que você possa trabalhar na área de comércio exterior, o que pode ser uma promissora carreira pública.

9- Odontologia

O curso de Odontologia é mais uma que pode oferecer a você a oportunidade de ocupar um cargo público. Para isso, basta focar de olho nos editais que estão em aberto e se dedicar. Além de grandes oportunidades no setor público, a carreira de dentista também pode ser uma ótima opção de caminho profissional para você seguir.

Vale lembrar também que a odontologia é uma das profissões com o piso salarial mais altos no país. Portanto, essa é uma área que é bastante valorizada e isso pode garantir a você excelentes ganhos com a profissão.

10- Arquitetura e Urbanismo

Toda cidade tem um órgão público que cuida do desenvolvimento urbano. Portanto, a faculdade de Arquitetura pode ser também um dos melhores cursos superiores indicados para concursos públicos. O arquiteto é o responsável por elaborar projetos para melhorar a qualidade de vida urbana.

Pois ele é quem planeja e executa obras que visam a melhoria da mobilidade das pessoas e torna a paisagem da cidade mais atraente.

Conclusão

Agora que você sabe mais sobre os melhores cursos superiores para concursos públicos, certamente pode perceber que fazer uma carreira no setor público é mais uma das opções que a graduação permite a você.

Portanto, é importante você ter em mente que a aprovação em uma prova dessas exige disciplina e foco. Ao desenvolver essas duas habilidades, com certeza, você terá grandes vantagens na hora da prova.

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui