Na era da revolução tecnológica, quais habilidades e competências o mercado de trabalho espera dos profissionais de alto desempenho? Muitos relatórios e pesquisas buscam essa resposta e todos apresentam aspectos diferentes, mas parecem ter um ponto em comum: as mudanças serão profundas e estar preparado para esse novo cenário fará toda a diferença.

A era digital fará com que a automatização seja cada vez mais comum. A base para isso serão os processos digitais, que buscam garantir mais produtividade, assertividade e otimização do tempo para que as pessoas e as equipes possam focar as suas atenções e esforços em ações estratégicas e não operacionais. Neste texto, vamos apresentar um pouco mais sobre o que o mercado de trabalho está exigindo dos profissionais e apresentar dicas de como você pode se preparar para esse novo contexto.

Por dentro das habilidades e das competências dos profissionais do futuro

Segundo o fundador do The World Economic Forum (WEF), Klaus Schwab, a humanidade está cada vez mais avançando na quarta revolução industrial. A chamada Indústria 4.0 é marcada pela junção entre tecnologias físicas, digitais e biológicas. Essa nova realidade já está mudando a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos.

Nesse cenário, alguns postos de trabalho vão desaparecer, enquanto outros irão surgir. Um exemplo disso é dado pelo estudo “Projetando 2030: uma visão dividida do futuro”, realizado pelo IFTF (Institute For The Future). Esse estudo indica que 85% dos trabalhos que existirão em 2030 ainda não foram criados.

Para entender o que é preciso para prosperar no mercado de trabalho do futuro, o WEF realizou uma pesquisa com especialistas em recursos humanos e em gestão estratégica das maiores corporações do mundo. O objetivo do levantamento era encontrar as habilidades e competências que serão mais valiosas no mercado de trabalho nos próximos anos.

A lista com as habilidades e competências que os profissionais deverão desenvolver até 2020 para não perderem espaço no mercado de trabalho e continuarem expandindo sua carreira foi divulgado no relatório The Future of Jobs: Employment, Skills and Workforce Strategy for the Fourth Industrial Revolution. Quer conhecer algumas delas? Então continue a leitura.

5 habilidades necessárias para ter sucesso no mercado de trabalho do futuro

Como grande parte das funções que estarão contratando profissionais nos próximos anos e décadas ainda não foram “criadas”, mais do que investir em um curso que você goste, será importante desenvolver algumas habilidades e competências que serão fundamentais para um mercado em permanente transformação. As mudanças fazem parte da rotina e você deve estar preparado para esse contexto.

Confira 5 habilidades e competências que estarão em alta no futuro do mercado de trabalho segundo o relatório “The Future of Jobs”:

1. Flexibilidade cognitiva

A capacidade de criar diversas saídas para um único problema, expandir a maneira de pensar, ser criativo e sair da sua zona de conforto sempre. Em resumo, essa é a definição de um profissional que tem flexibilidade cognitiva.

O profissional flexível é capaz de associar novas ideias e padrões. A criatividade é uma de suas características. Criatividade sendo entendida como a capacidade de unir informações, aparentemente aleatórias, criando algo novo. Cada vez mais, com novos produtos e tecnologias no mercado, as empresas esperam ansiosas por profissionais que tenham essa flexibilidade cognitiva.

2. Capacidade analítica para tomada de decisão

O volume de dados produzidos e armazenados pelas empresas atualmente é enorme. Assim, os profissionais precisam aprender a ler, interpretar essas informações e conseguir tomar decisões cruciais embasados nessa análise de dados.

Ter conhecimento e capacidade analítica para tomar decisões será uma habilidade fundamental no mercado de trabalho do futuro. Esse conhecimento e habilidade fará parte da rotina. Atividades como analisar conjuntos de dados para buscar insights e examinar números para fundamentar processos de decisões estratégicas serão valorizadas pelos empregadores.

3. Inteligência emocional

Compreender os próprios sentimentos e os dos outros com empatia para atingir os resultados desejados. A inteligência emocional é uma das habilidades mais procuradas nos profissionais do futuro e está relacionada com motivação e a nossa capacidade de gerir as emoções.

Essa habilidade é requisitada principalmente em cargos de gestão e liderança. No futuro, com cada vez mais soluções sendo criadas por equipes multidisciplinares, essa capacidade será valorizada para todas as posições de uma empresa.

4. Relacionamento interpessoal

O ambiente de trabalho será cada vez mais participativo e interativo, fortalecendo uma habilidade na qual os humanos superam as máquinas e a automatização: o relacionamento interpessoal.

Por causa disso, empresas de todos os ramos já estão priorizando a contratação de profissionais que desenvolveram suas habilidades interpessoais. Quem adquiriu essa competência consegue criar um bom relacionamento com todos no ambiente de trabalho, desde colegas até líderes e gestores.

Essa habilidade social envolve, ainda, saber se comunicar e extrair o melhor potencial das diferentes personalidades dentro de uma mesma equipe.

5. Resolução de problemas complexos

Pensar criticamente para construir novos caminhos rumo à resolução de problemas complexos. Essa habilidade, assim como outras, não nasce com o indivíduo, mas pode ser aprimorada ao longo dos anos. Por isso, quanto antes você começar a buscar a sua capacidade de resolução de problemas, melhor será para a sua carreira.

Resolver situações tensas e complexas que você nunca viu antes exige elasticidade mental, criatividade e foco. Essas são habilidades e competências que fazem partem do perfil dos profissionais que mais serão demandados no futuro.

Os próximos anos reservam muitas mudanças e transformações não só no mercado de trabalho, mas em todas as relações sociais. Por isso, é importante que você se mantenha atualizado, tanto em termos acadêmicos quanto no seu desenvolvimento pessoal.

Apontamos, neste texto, algumas das habilidades e competências que estão em alta no mercado de trabalho e que serão exigidas dos profissionais no futuro. Esteja atento às novas tendências nessa área porque, certamente, essas habilidades e competências ainda irão passar por muitas atualizações.

Quem não seguir o ritmo acelerado de desenvolvimento exigido pelo mercado de trabalho poderá encontrar dificuldades de colocação ou recolocação profissional no futuro. Assim, procure fazer parte do grupo que estará em boa posição no mercado e com oportunidades pela frente. Para isso, desenvolva as suas habilidades e competências, inclusive investindo em cursos de graduação e de pós-graduação.

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