Entrar na universidade é um sonho para muita gente, mas infelizmente, ainda existem muitas barreiras. A questão financeira é uma delas. Porém, quem tem um bom desempenho acadêmico pode contar com uma forcinha a mais: as bolsas de estudo. Muitas universidades oferecem descontos e até bolsas integrais para os candidatos que tiveram melhor desempenho no vestibular. 

Além disso, o ProUni, programa do governo federal, também garante uma ajuda a quem tirou boas notas no Enem e cursou todo o Ensino Médio em escola pública (ou privada com bolsa). Aliás, foram oferecidas 417 mil bolsas de estudo só em 2018 por meio do programa. Instituições renomadas como EstácioFMU e IBMR, por exemplo, oferecem bolsas.

Por isso, se você quer saber como garantir a sua vaga na faculdade sem precisar comprometer o orçamento da família, continue lendo esse post. Vamos explicar como funcionam as diferentes modalidades de bolsa por desempenho acadêmico, além de dar dicas para melhorar suas notas. 

Leia também: Vestibular 2020: veja no nosso e-book o que revisar antes da prova

Como funcionam as bolsas de estudo?

Se você está se perguntando como conseguir uma bolsa na faculdade, precisa primeiro entender as diferentes modalidades de auxílio oferecidas. A seguir, explicados um pouco mais sobre isso.

Descontos na mensalidade

Essa é a modalidade de bolsa mais comum nas universidades privadas. Elas podem ser integrais ou parciais e oferecidas de acordo com diferentes critérios, como renda, desempenho acadêmico, convênios, entre outros. 

Auxílio em dinheiro

Outro modelo de bolsa de estudos é quando a universidade ou outra instituição oferece uma quantia em dinheiro mensalmente para o estudante. Assim, ele pode cobrir parte do valor da mensalidade ou mesmo usar esse montante para comprar materiais didáticos, além de transporte e alimentação na faculdade. 

Como conseguir bolsas por desempenho acadêmico?

Você viu como funcionam os principais modelos de bolsa estudantil acima, mas existem muitas maneiras de conseguir esses auxílios. 

Uma dos mais comuns é comprovando um bom desempenho acadêmico, seja por meio do histórico escolar ou com boas notas nos exames, do vestibular e do Enem. A seguir, você vai entender um pouco melhor como funcionam os trâmites. 

Diretamente com a universidade

O seu desempenho acadêmico pode fazer toda diferença na hora de garantir uma bolsa integral ou parcial em universidades privadas. Isso porque muitas faculdades oferecem bolsa para os alunos que obtêm os melhores resultados no vestibular. 

É bastante comum que os primeiros colocados recebam descontos de 100% durante toda a duração do curso. Assim como bolsas menores para quem ficou entre as posições mais altas. 

Além disso, há instituições que oferecem vestibulares especiais, que já estão vinculados a algum programa de bolsa estudantil, como é o caso do Megavestibular da Estácio. Na edição de 2020, por exemplo, foram oferecidas bolsas de 50% em todo o curso para quem participasse do processo e fosse aprovado. 

ProUni

Outra maneira de conseguir bolsa de estudos aproveitando o seu desempenho acadêmico é por meio do ProUni. O programa do governo federal oferece vagas em universidades privadas com bolsas que podem ser de até 100% do valor da mensalidade. 

Para isso, o estudante precisa ter boas notas no Enem e se inscrever no site do projeto, que abre seleção duas vezes ao ano. Quanto melhor o desempenho no exame, mais chances de conseguir uma vaga. 

Além disso, existem alguns pré-requisitos para concorrer. O candidato precisa comprovar renda familiar bruta de até três salários mínimos por pessoa, assim como não ter feito outra graduação antes. 

Posso perder minha bolsa por baixo desempenho?

Assim como existem regras para ingressar na universidade, depois de conseguir a bolsa você também precisa manter o bom desempenho acadêmico. Se não, corre o risco de perder o benefício! 

No caso do ProUni, a exclusão do programa pode acontecer se o aluno não for aprovado em 75% das disciplinas cursadas no semestre ou se possuir mais de 25% de faltas.

Assim como nas bolsas oferecidas pela instituição isso também pode acontecer. As regras, nesses casos, variam de acordo com as determinações da universidade na hora da matrícula.

Como manter um bom desempenho acadêmico?

Seja na escola ou na faculdade, manter um bom desempenho acadêmico pode fazer toda a diferença. Você já viu que esse fator pode ajudar na hora de conseguir e manter uma bolsa de estudos. Mas ele vale também para intercâmbios, estágios e até na hora de pensar em uma pós-graduação

Por isso, separamos também algumas dicas para quem quer manter as notas boas ou se preparar para exames.

Monte um cronograma de estudos

Se você está se preparando para uma prova importante, pode ser interessante organizar um cronograma de estudos, com as matérias e conteúdos distribuídos ao longo do tempo. 

Assim você garante que vai conseguir estudar tudo que precisa e evita a ansiedade conforme o prazo for chegando. 

Revise a matéria no mesmo dia

Se puder, reserve um tempo logo depois da aula para revisar a matéria aprendida naquele mesmo dia. É interessante porque você consegue reforçar o que viu, além de recapitular para perceber se restou alguma dúvida. 

Procure um ambiente adequado para estudar

Outro ponto fundamental sobre estudos é que você precisa de um espaço adequado para estudar. Se a sua casa é muito barulhenta e você não tem muita privacidade, considere passar um tempo a mais na sua instituição de ensino para ter mais calma. 

Se não for possível, experimente usar fones de ouvido com músicas relaxantes. Elas ajudam a abafar o barulho e ainda melhoram a concentração. 

Leia mais: 20 músicas para aumentar a concentração nos estudos

Faça revisões periódicas

Tente programar revisões periódicas daqueles conteúdos que você viu há algum tempo. Principalmente se eles ainda forem importantes para matérias que você vai ter no futuro ou se forem cair no vestibular. 

Inclusive, se você estiver utilizando o cronograma que recomendamos, inclua essas revisões na sua programação. 

Participe de atividade extracurriculares

Outra forma de garantir um bom desempenho acadêmico, principalmente na faculdade, é participar de atividades extracurriculares, como grupos de estudo, mentorias, organização de eventos, congressos acadêmicos, entre outras. 

Apesar de não aparecerem no histórico escolar, esses compromissos podem ajudar a colocar em prática o que você aprende, assim como podem garantir estágios e bolsas. Além de constarem no seu currículo Lattes, que pode te ajudar a conseguir uma bolsa de pós-graduação!

Reserve tempo para descanso 

Por último, lembre de reservar tempo para o descanso. Não coloque seu desempenho acadêmico acima da sua saúde física e emocional. Afinal, você não vai conseguir continuar estudando se ficar doente ou estressado. 

Procure conhecer técnicas de meditação, tente fazer uma atividade física e não esqueça do lazer com as pessoas que você gosta. Esses momentos de descanso são fundamentais para a saúde do cérebro e para que a mente absorva tudo que foi aprendido. 

Instituições que oferecem bolsas por desempenho acadêmico

Para concluir, que tal conhecer algumas faculdades que oferecem bolsas por desempenho acadêmico?

Nós já falamos sobre a Estácio ali em cima, mas além dela, a FMU e o IBMR também tem seus programas de auxílio ao estudantes. Acesse o site das instituições e saiba mais sobre a regra de cada uma!

Inclusive, se você quer saber como estudar melhor para o vestibular, confira nosso eBook sobre o que revisar nas semanas que antecedem a prova e programe seus estudos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui