Qual a diferença entre Publicidade e Propaganda e Marketing?

Qual a diferença entre Publicidade e Propaganda e Marketing?

Você se acha bastante criativo, mas tem um pouco de perfil analítico? Se a resposta for sim, talvez precise entender melhor a diferença entre Publicidade e Propaganda e Marketing. Essas áreas estão relacionadas, mas os profissionais não desempenham as mesmas tarefas. Sendo assim, é preciso compreender muito bem essa realidade para não se frustrar na hora de entrar no mercado de trabalho.

Saiba que a principal diferença entre Publicidade e Propaganda e Marketing é que o profissional com a primeira formação atua para estimular a compra de um cliente. Ou seja, todas as estratégias e peças desenvolvidas no dia a dia têm como fim o produto final e a venda.

Já quem se forma em Marketing precisa pensar em um cenário mais macro. Esse é o profissional responsável por planejar o antes, o durante e o depois do processo de vendas.

Está indeciso qual desses dois cursos fazer? Confira mais diferenças entre as duas áreas nesse post.

Entenda a diferença entre Publicidade e Propaganda e Marketing

Agora que você já entendeu que a principal diferença entre Publicidade e Propaganda e Marketing é que o primeiro profissional tem um perfil mais criativo e o segundo mais analítico. Vamos aprofundar o assunto um pouco mais.

O curso de Marketing vai formar você para realizar atividades como a pesquisa de mercado. Sua principal função será analisar sempre o comportamento do consumidor. Então, com base nessas informações, precisará definir e construir a imagem do produto ou da empresa. Sua função será juntar informações para definir estratégias. É isso o que você vai aprender no curso de Marketing.

A principal diferença entre Publicidade e Propaganda e Marketing é que no caso da última profissão você precisa atuar para entender e satisfazer
os clientes. Sua missão é a de cumprir e entregar todas as necessidades que eles procuram. O desafio é complexo e nem sempre tem um caminho definido para ser seguido. Dessa forma, você precisa ter um perfil analítico e capaz de juntar informações e dados para resolver problemas e propor novas soluções.

Aliás, vale saber que ao longo do curso você receberá capacitação para definir quem é a empresa e quem são seus clientes. Sua função será sempre a de manter todas as estratégias alinhadas para seguir um padrão e continuar se posicionando no mercado como referência no assunto. Além disso, você é que terá que apontar e reforçar os diferenciais dos produtos e serviços, por exemplo.

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Formação de Marketing

Existem várias possibilidades para garantir a sua formação. Outra diferença entre Publicidade e Propaganda e Marketing é que no segundo caso o curso é tecnólogo, por exemplo, tem duração de apenas dois anos.

No curso, você receberá informações sobre todos os conceitos do Marketing. Assim, poderá colocar tudo em prática. Leve em consideração que tecnólogo é mais voltado para os desafios do mercado. Dessa forma, sua especialização será voltada para realidades do dia a dia.

Disciplinas do curso de Marketing

  • Gestão de sistemas de informação
  • Gestão estratégica de marketing
  • Marketing digital e mídias sociais
  • Pensamento computacional
  • Análise de mercados e projeção de cenários
  • Distribuição física e custos logísticos
  • Estatística e probabilidade
  • Formação de preços
  • Inovação e empreendedorismo
  • Neurociência e comportamento do consumidor
  • Comunicação contemporânea
  • Design e organização de eventos
  • Direito empresarial e do consumidor

Entenda o curso de Publicidade e Propaganda

Já falamos aqui que a principal diferença entre Publicidade e Propaganda e Marketing é que a primeira formação vai dar para você uma base criativa. Você será o responsável por colocar a mão na massa. Terá que criar logotipos, embalagens, coordenar a comunicação de um artista com seu público, por exemplo. Você será a pessoa que constrói a imagem e que vende uma marcar ou conceito. Sua função é embalar tudo o que o marketing idealizou para vender ao cliente final de uma forma criativa.

Sendo assim, o curso de publicidade e propaganda vai apresentar para você várias técnicas possíveis para influenciar e fazer parte da escolha do público pela marca. Sua missão será apoiar a equipe de vendas da empresa a embalar os produtos e serviços. Você será a principal ponte entre o consumidor e o produto. Você terá que construir propostas para engajar, difundir e tornar as ideias algo público.

Formação de Publicidade e Propaganda

Certamente, o profissional de Publicidade e Propaganda vai contribuir para o sucesso de um negócio. A sua formação será voltada para um perfil criativo e com conhecimento técnico. A sua missão será sempre a de atuar de forma crítica e ética. É preciso saber aproveitar as oportunidades, mas sem desrespeitar o consumidor. Além disso, com o curso você estará ainda mais atualizado sobre as mudanças tecnológicas que podem apoiar você nas estratégias de divulgação.

Durante o curso você receberá instruções para idealizar campanhas de comunicação institucionais e publicitárias e de mercado. Terá capacidade também para escolher entre uma veiculação nas mídias mais tradicionais quanto nas novas mídias digitais. O curso tem duração de pelo menos quatro anos. Então, esteja bastante disposto para receber muito conteúdo.

Principais disciplinas do curso de Publicidade e Propaganda

  • Computação gráfica e editoração eletrônica
  • Fundamentos da fotografia
  • História da mídia
  • Narrativas midiáticas
  • Teorias da comunicação
  • Comportamento do consumidor 4.0
  • Cultura e convergência midiática
  • Direção de arte em publicidade
  • Experiências midiáticas sonoras
  • Política da comunicação
  • Comunicação comunitária e terceiro setor
  • Pesquisa e análise de tendências de consumo

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Salários e a diferença entre Publicidade e Propaganda e Marketing

Existem muitas possibilidades nessas profissões. No entanto, a diferença entre Publicidade e Propaganda e Marketing está não só nas atividades, mas também nos salários. É importante saber que tudo tem relação com o tempo de experiência, tamanho da empresa e sua capacidade de gerar bons e novos negócios. Sendo assim, quanto mais tempo passa, mais o seu salário aumenta.

Outro ponto importante com relação aos salários é que você precisa saber vender a própria imagem profissional. O marketing pessoal é fundamental nessas áreas de atuação. Afinal, com base nele, você poderá pedir salários maiores e bonificações por resultados. Dessa forma, além de saber vender os produtos e serviços das empresas, você precisa aprender a vender a própria mão de obra. Somente assim vai se dar bem nessas áreas de atuação.

Quanto ganha quem trabalha com Publicidade e Propaganda

Saiba que um Agente Publicitário ganha em média R$ 3.370,23. Esse valor é relativo ao salário no Brasil para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais. A base é uma pesquisa do CAGED do Ministério do Trabalho.

No entanto, é preciso levar em consideração que sempre existe uma variação nesse perfil. Então, vale saber que a faixa salarial do Agente Publicitário fica entre R$ 1.782,00 (média do piso salarial 2019 de acordos, convenções e dissídios), e o teto salarial de R$ 5.093,20. Para isso, estamos sempre levando em consideração as pessoas que trabalham com carteira assinada.

Quanto ganha quem trabalha com Marketing

Já um Analista de Marketing ganha em média R$ 3.742,55. Esse salário também faz referência ao mercado de trabalho no Brasil para uma jornada de trabalho de 43 horas semanais. Os dados também são relativos ao CAGED do Ministério do Trabalho.

A faixa salarial do Analista de Marketing fica entre R$ 2.430,00 (média do piso salarial 2019 de acordos, convenções e dissídios), e o teto salarial de R$ 5.655,85. Outra vez estamos considerando as pessoas que trabalham com carteira assinada.

Como arrumar um emprego em Publicidade e Propaganda e Marketing

São vários desafios e eles começam com um bom portfólio e um ótimo currículo. Saiba valorizar suas experiência e potencialidades. A dica é que você se concentre em transmitir, de forma clara e honesta, o que aprendeu pelas empresas que passou. Além disso, como a sua área será a de comunicação, aposte em currículos mais criativos e fora do padrão.

Busque sempre vagas que estão alinhadas com o seu profissional. Você viu, por exemplo, a diferença entre Publicidade e Propaganda e Marketing. São vagas com descritivos parecidos, mas não iguais. Então, para continuar com sua motivação e não se frustar ao começar suas tarefas, aposte só no que realmente se encaixa no seu perfil.

Por fim, saiba descrever corretamente os seus objetivos profissionais. Isso e fundamental para chamar a atenção do recrutador. Aposte, outra vez, na criatividade na hora de cumprir essa missão. Afinal, já pode ser uma primeira amostra do seu trabalho.