Se você tem uma mente criativa e voltada para as artes, e adora cinema, uma boa opção de carreira profissional para seguir é a de Direção Cinematográfica. É possível trabalhar nesse ramo com uma formação em faculdade de Cinema. Embora sejam poucas faculdades que oferecem esse curso no Brasil, você pode estudar em áreas semelhantes, como Produção Audiovisual ou até mesmo rádio, TV e vídeo.

O diretor de cinema ou cineasta é o principal responsável por escolher a melhor narrativa que a obra deve tomar e também toda a parte artística e técnica. É ele que monta toda a equipe técnica que auxilia na montagem de um filme ou vídeo, por exemplo.

Trabalhar na área de direção cinematográfica exige um conhecimento aprofundado sobre tudo aquilo que engloba o cinema, indo desde a teoria até a parte prática da coisa. Faculdades como a Estácio, a FMU e a IBMR oferecem cursos de graduação de muita qualidade nessa área.

Com a expansão tecnológica, esse segmento ficou mais abrangente e é possível atuar em áreas que não sejam específicas das telas cinematográficas. Para saber mais sobre essa atividade, leia esse texto até o final.

Veja e confira como é possível trabalhar com direção cinematográfica e quais os campos de atuação dessa área.

Leia também: Baixe grátis o nosso e-book Guia para conquistar o primeiro emprego

Como estudar direção cinematográfica

Se você deseja trabalhar com direção cinematográfica, saiba que você não encontrará uma graduação específica dessa disciplina. Pois ela está inserida exclusivamente no curso superior de Cinema. Essa formação permite que você trabalhe em qualquer processo que envolva o universo cinematográfico.

O objetivo do curso superior em Cinema é de capacitar profissionais para atuarem em qualquer processo que envolva produção cinematográfica. Isso vale para qualquer gênero ou formato que envolva produção de vídeos, se tornando mais ampla do que a aplicação específica para as telas do cinema ou unicamente em direção de filmes.

Além disso, essa formação pode ser encontrada no formato de licenciatura ou bacharelado, lembrando que isso depende da instituição de ensino. Caso você tenha interesse em atuar no mercado de trabalho convencional, você deverá optar pela modalidade de bacharelado.

Mas se o seu objetivo profissional é trabalhar em sala de aula, deverá optar pela licenciatura. Portanto, essa graduação lhe permite ter escolha sobre qual campo profissional deseja atuar, o que pode ser muito interessante, dependendo de seus objetivos profissionais.

As disciplinas que são oferecidas no curso estão muito relacionadas à arte e a parte técnica e tecnológica. Sendo assim, é preciso gostar de tudo aquilo que engloba o universo artístico e audiovisual. Para saber mais sobre essa graduação, confira algumas disciplinas que são ofertadas nesse curso.

As disciplinas do curso de Cinema

  • Fotografia;
  • Teoria da Literatura;
  • Universos da Arte;
  • Expressões Cinematográficas;
  • História do Cinema;
  • Montagem Cinematográfica;
  • Fotografia Cinematográfica;
  • Som;
  • Escrita Criativa;
  • Cinema Brasileiro;
  • Direção de Produção;
  • Gêneros Cinematográficos;
  • Cinema Documentário;
  • Teoria do Cinema;
  • Roteirização;
  • Direção Cinematográfica;
  • Pós-Cinemas;
  • Produção Executiva;
  • Análise Fílmica;
  • Comunicação e Cultura;
  • Direção de Arte;
  • Tecnologias do Audiovisual;
  • Iluminação;
  • Trilha Sonora;
  • Dramaturgia;
  • Estudos Culturais;
  • Cinema e Literatura.

Como você pode notar, o cinema reúne todo o universo da arte: Literatura, Teatro, Fotografia, Música, entre outros. Portanto, para se destacar e para gostar de estudar nesse curso, é fundamental gostar do universo artístico.

Onde estudar

Se você tem interesse fazer um curso superior em Cinema, saiba que é possível realizar esse objetivo na instituição de ensino Estácio. A vantagem de escolher essa instituição é que você pode optar pela modalidade de ensino a distância.

Portanto, essa pode ser uma comodidade e uma maneira mais flexível de se obter um diploma de ensino superior. Além disso, você pode utilizar a nota da última edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Por outro lado, se você mora na região de São Paulo e tem o interesse em estudar em um curso semelhante e que pode lhe ensinar sobre produção cinematográfica, saiba que isso é possível através da instituição de ensino Centro Universitário FMU. Essa instituição oferece cursos presenciais na área Produção Audiovisual, Rádio, TV e Vídeo, Comunicação e Marketing, entre outras.

Para quem mora no Rio de Janeiro, também é possível fazer uma curso presencial na área de comunicação através da instituição de ensino IBMR. Nessa universidade, você também encontrará graduações correlatas a de produção cinematográfica, como Fotografia ou Produção Audiovisual.

Vale lembrar que todas essas instituições aceitam a nota do Enem como forma de ingresso. Além disso, saiba que é possível obter uma bolsa de estudos de até 100% dependendo da nota de classificação. Pra isso, é preciso ter um bom desempenho nessa avaliação para que você tenha chances de estudar sem arcar com as mensalidades.

Como é o mercado de trabalho

Para quem deseja trabalhar com produção cinematográfica, saiba que essa é uma área com bastante possibilidade de atuação nos dias atuais. Pois, graças a tecnologia, o mercado para quem trabalha com os sistemas audiovisuais é bastante amplo.

Hoje em dia é possível trabalhar com vídeos corporativos, animação, marketing, captação e edição de som, continuidade, fotografia, montagem, entre diversas outras possibilidades.

Além disso, é possível trabalhar com mídias digitais na parte de direção. Pois muitos youtubers necessitam desse tipo de profissional, por exemplo.

O perfil para quem deseja trabalhar com direção cinematográfica

Como dito anteriormente, essa é uma profissão para quem é criativo e gosta do universo das artes. Se você gosta de exercer a escrita criativa, essa área pode ser bastante promissora. Pois um diretor cinematográfico se envolve com vários processos do cinema, como elaboração de roteiros, direção de arte, fotografias e várias outras vertentes.

Portanto, é fundamental ser dinâmico e gostar de se envolver com diversos segmentos de produção audiovisual. Além disso, é preciso gostar de tecnologia, pois essa área utiliza bastante esses recursos, pois a produção cinematográfica consiste em saber manipular os programas de edição de vídeos além de conhecer sistematicamente os equipamentos utilizados nas filmagens.

Para gostar de trabalhar nessa área, é preciso gostar de equipamentos de áudio e vídeo. Pois eles são essenciais para a concretização de projetos cinematográficos ou audiovisuais. E por incrível que pareça, esse mundo tecnológico é um universo a parte.

Existe uma variada gama de tipos e marcas de microfones, lentes e câmeras, além de toda parte de software, que torna mais prático e acessível esse trabalho.

Conclusão

Agora que você sabe mais sobre a área de produção cinematográfica, quem sabe essa não possa ser uma opção de carreira para você? Se você gosta de artes e trabalhar com fotografia, áudio e vídeo, essa pode ser uma área bastante promissora e interessante.

Para isso, é preciso ser criativo e gostar de contar boas histórias, e entender sobre alguns fundamentos teóricos, que esses cursos que foram expostos podem fornecer a você.

O importante é buscar a formação mais adequada para que você possa trabalhar com produção cinematográfica. Portanto, não deixe de pesquisar sobre os cursos e capacitações que eles podem levar você. A vantagem de obter um diploma de ensino superior são muitas.

Além de preparar você para o mercado de trabalho, você dominará técnicas que até então desconhecia e que tornam possíveis um bom direcionamento profissional.

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui