Cadastre-se
Cadastre-se e receba dicas, descontos, notícias e informações sobre o mundo da educação!
direito ead

Direito EAD: como funciona o curso? Vale a pena cursar?

O curso de Direito é um dos cursos mais concorridos no país. Isso porque ele oferece uma boa carreira para o graduando e abre um vasto campo de opções para o bacharel quando formado. Estas opções vão desde concursos em diversas áreas, até a atuação como advogado ou juiz. Entretanto, nem todas as pessoas que desejam fazer este curso possuem condições de cursá-lo de forma presencial. Por isso, a opção de Direito EAD é bastante interessante e vantajosa para muitos brasileiros.

Mas o curso de Direito já pode mesmo ser ministrado de forma EAD? Como funcionam os cursos a distância? Quais são as vantagens? Vale a pena fazer o curso de Direito desta forma? São justamente estas perguntas que vamos responder aqui neste conteúdo. Continue a leitura e saiba tudo sobre o curso de Direito EAD!

Leia também: Como estudar online? Conheça 4 métodos eficientes!

É possível cursar Direito a distância?

O processo de autorização para que as universidades e faculdades possam passar a disponibilizar o curso de Direito EAD está perto de ser concluído. Este é um processo que já vinha rolando há um tempo e finalmente está para ser aprovado. As últimas notícias em relação ao tema sugerem que em 2022 o MEC já autorize as instituições de ensino a oferecerem o curso de bacharel em Direito na modalidade EAD. Entretanto, por conta da pandemia do coronavírus, as escolas de ensino superior já estão disponibilizando aulas do curso de Direito de forma virtual.

Bolsa ENEM
👉 Estão abertas as inscrições para o VESTIBULAR Estácio que está chegando com 70%* de desconto em todo curso.

Além disso, mesmo que o curso de Direito ainda não possa ser ministrado de forma EAD, existem cursos tecnólogos que oferecem uma carreira na área jurídica nesta modalidade. Estes cursos não permitem que o graduando faça a prova da OAB e atue como advogado, mas possibilita que o formando possa atuar em diversos setores jurídicos, onde a atuação não é restrita ao bacharel em Direito.

Como funcionará o curso de Direito na modalidade EAD?

O curso de Direito é predominantemente teórico, por isso será muito simples a adaptação dele para ser disponibilizado nesta nova forma. Portanto, este curso deve funcionar de maneira muito semelhante aos demais cursos que já são oferecidos da modalidade EAD e são cursos excelentes. Claro, que assim como todo curso EAD, o direito também vai exigir muita disciplina e foco por parte do estudante, para que ele aprenda efetivamente os conteúdos mesmo não tendo aulas presenciais.

Se você está pensando em iniciar logo o curso, mas gostaria de poder migrar para a modalidade EAD quando ela estiver disponível, recomendamos iniciar o curso de Direito na faculdade Estácio. Ela é uma das intuições pioneiras na educação a distância e com certeza oferecerá o curso nesta modalidade assim que for possível. Desta forma, você poderá migrar para EAD e aproveitar todas as disciplinas que você cursar enquanto aguarda a liberação do curso de Direito EAD acontecer.

Vantagens do curso de Direito EAD

Os cursos a distância têm ganhado cada vez mais a preferência dos estudantes, pois oferecem flexibilidade e facilidades para quem não tem tempo de estudar presencialmente. As aulas ficam gravadas e podem ser acessadas de onde o estudante estiver, na hora que ele puder assistir. Também podem ser acessadas pelo celular, através do aplicativo da faculdade. Os exercícios também podem ser realizados diretamente na plataforma, pelo celular ou computador. E, assim, o aluno pode resolver questões dentro dos seus próprios horários.

Outro benefício dos cursos EAD é o baixo investimento, pois como a instituição de ensino pode disponibilizar a mesma aula para um número de pessoas bem maior, o custo acaba sendo menor. Assim, o preço da mensalidade dos cursos a distância costuma ser bem menor que dos cursos presenciais. A baixa concorrência e a facilidade de ingresso nestes cursos também são pontos positivos.

Vale a pena cursar Direito remotamente?

Antes da pandemia do Covid havia um certo preconceito em relação aos cursos EAD, pois era algo novo para a maioria das pessoas e muitos tinham o receio de cursar. Entretanto, quando a pandemia fez com que todos os cursos passassem a ser obrigatoriamente a distância, as únicas instituições preparadas para oferecer cursos desta forma eram as faculdades que já ofereciam cursos EAD. Este fato fez com que o preconceito diminuísse e incentivou muitas pessoas a repensarem a maneira que estudavam.

Bolsa ENEM

Você sabia que pode conseguir uma bolsa de até 60% no curso todo na Estácio com a sua nota do ENEM dos últimos 5 anos? Confira aqui o valor da sua bolsa e economize na graduação! 🎓

Mas, afinal, vale a pena cursar Direito EAD? A resposta é: depende! Pois os cursos a distância dependem muito mais do aluno do que os cursos presenciais. Neste novo formato de educação o aluno precisa ter foco e ser autodisciplinado. Como é a própria pessoa que escolhe os horários que vai estudar, fica muito fácil deixar para depois e acabar não estudando. Entretanto, desde que o aluno seja comprometido, a educação a distância é libertadora e vale muito a pena sim!

Leia também: Revolução educacional: entenda as novas tendências no mundo

Para mais conteúdos como esse, continue acessando o nosso blog!

Tags:
  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *