O exame mais esperado do ano está chegando! E o que esperar do tema da redação do Enem 2019? A expectativa é que o tema da redação seja neutro, no sentido de não entrar em assuntos polêmicos e que geram discussões acirradas.
Em entrevista concedida para a imprensa sobre o Enem, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, declarou que o exame não terá foco em questões ideológicas.
“A gente pediu que o foco não fosse em questões ideológicas. [Pediu] Que medisse a capacidade de ler, compreender texto, e não ficar discutindo coisas que possam polemizar o ensino dos jovens e das crianças do Brasil. A gente quer que as crianças aprendam e o ensino avance, e não criar polêmicas”, apontou Weintraub.
Para ir preparando os participantes para a redação do Enem 2019, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou a Cartilha da Redação, elaborada pelos próprios aplicadores do exame.
Uma das formas de se preparar melhor para a prova é estar por dentro dos assuntos mais atuais que têm repercutido no mundo. Veja o nosso post sobre temas que podem cair na redação do Enem em 2019.
Conteúdo
Ao longo das 45 páginas da cartilha, estão caracterizados os critérios da correção da prova de redação e, ainda, traz a amostra de sete redações que conquistaram a nota 1.000 no Enem 2018, com os devidos comentários dos avaliadores.
Para fazer o download da Cartilha da Redação no Enem 2019, basta clicar aqui.
Nas primeiras páginas da Cartilha da Redação estão descritos os critérios de correção da redação do Enem.
De acordo com o que foi divulgado, a prova de redação exigirá a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. Nela, o participante deverá defender uma tese, ou seja, uma opinião a respeito do tema proposto, e apoiada em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão, formando uma unidade textual.
O texto da redação deve ser redigido de acordo com a modalidade escrita formal da língua portuguesa e o participante também deverá elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto que respeite os direitos humanos.
A redação de cada participante será avaliada por dois professores, que irão analisar o desempenho de acordo com os seguintes critérios:
Cada professor atribuirá uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências e a soma desses pontos resultará na nota total de cada professor, que pode chegar a 1.000 pontos.
Já a nota final do participante será a média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois avaliadores.
Não existe uma fórmula secreta para se sair bem na redação do Enem 2019. Porém, entre as páginas 26 a 28 da cartilha, os aplicadores do exame deram algumas instruções.
Confira algumas das recomendações:
Na cartilha, a partir da página 31, estão sete redações selecionados para a amostra, estas que obtiveram a nota máxima no Enem 2018.
Os sete textos cumprem todas as exigências relativas às cinco competências necessárias para a redação do exame:
Na cartilha, os aplicadores do Enem 2019 também chamam a atenção para três pontos fundamentais para se dar bem na redação:
Os locais de prova do Enem 2019 estão disponíveis para consulta no cartão de confirmação do participante. Para acessá-lo, clique aqui ou acesse pelo aplicativo do Inep, disponível para download gratuitamente na App Store (iOS) e na Play Store (Android).
E você, como está se preparando para a redação do Enem 2019?
Aqui no blog já compartilhamos algumas dicas para se dar bem, confira: