Conquistar o diploma de um curso de graduação é algo fundamental no mercado de trabalho. Para ingressar nas melhores oportunidades disponíveis, o seu diploma é importante. Com o aumento da popularidade do ensino a distância, o número de brasileiros com ensino superior ficou ainda maior e isso deixou de ser um diferencial na busca por uma vaga de emprego.

Segundo dados do Censo de Educação Superior, somente entre 2016 e 2017 o número de alunos matriculados no ensino a distância cresceu 17,6%. Este foi o maior avanço em um ano desde 2008.

O baixo custo e a flexibilidade de horários estão entre os principais motivos que têm levado as pessoas a optarem por esta modalidade. Afinal, você pode estudar de onde e quando quiser. No entanto, essa é uma área que exige cuidados. Alguns cursos online não são reconhecidos pelo MEC. Além disso, você precisa de uma estrutura mínima para se dar bem na graduação a distância.

Ensino a distância no Brasil

Antes de você definir se essa modalidade se encaixa no seu perfil de estudos, preste atenção na concorrência. Não pense que a sua vida universitária será mais fácil. Conquistar um diploma online exige muito estudo e bem mais comprometimento do que no ensino tradicional. Além disso, existe muita gente concorrendo com você.

Em 2017, por exemplo, o Brasil tinha 1,8 milhão de universitários estudando a distância. Esse é um número considerável, tendo em vista que a modalidade é relativamente nova no país. Para você ter uma ideia, isso representa mais de 20% do total de graduandos. Ou seja, o ensino a distância tem ficado mais atrativo para todos.

Reflexo disso é a grade quantidade de instituições de ensino que estão abrindo novos cursos. Com a grande procura de alunos, mais empresas abrem as portas. Só que o desafio para você, futuro graduando, está exatamente aí. Saber escolher uma boa instituição para conquistar um certificado EAD é desafiador.

Para você saber, em 2017 aproximadamente três a cada dez pessoas se matricularam em um curso EAD. Então, saiba que a modalidade no Brasil tem ganhado força. No entanto, preste atenção antes de fazer a sua matrícula. No próximo tópico você vai entender um pouco melhor o que considerar antes de escolher a sua faculdade.

Ead ou presencial?

Até aqui você já entendeu que o ensino a distância é concorrido e merece atenção na hora dos estudos. Mas quais as principais diferenças entre estudar ead ou de forma presencial? Elas são muitas e também dependem da sua personalidade e dedicação aos estudos.

Vantagens

Vale destacar que a principal vantagem da graduação a distância é a flexibilidade. Você pode estudar quando quiser. Isso significa que se você tiver um compromisso de última hora, como um dia mais longo no trabalho, não vai perder conteúdo. Afinal, poderá começar a sua aula em outro horário. Basta se organizar, conectar o seu computador e acessar o conteúdo em outro momento.

No entanto, é muito importante você pesquisar com atenção o formato do curso EAD oferecido pela faculdade. Em alguns casos, a graduação não é 100% online. Isso significa que em dias de prova, aulas práticas ou em momentos específicos, você terá que comparecer na faculdade. Então, se você não quer ter susto no meio do curso, verifique o formato EAD.

Além disso, outra vantagem do ensino a distância é a locomoção. Isso mesmo, você não precisará perder parte do seu dia no trânsito. Esqueça os horários do ônibus ou a carona até a faculdade. Você poderá estudar de qualquer lugar. Com uma conexão a internet a sua aula está garantida. Então, além de não perder tempo de deslocamento, você economiza no transporte. No fim da graduação, inclusive, essa economia pode ser bastante significativa.

Desvantagens

Nem só de vantagens sobrevive o ensino a distância. Como você acabou de ler, precisa de uma conexão com a internet para acessar a aula. Então, uma das principais desvantagens do EAD é a internet. Exatamente isso o que você leu. Qualquer instabilidade na sua conexão vai atrapalhar o seu desempenho escolar.

Além disso, uma baixa velocidade de internet pode prejudicar o seu estudo. Um vídeo que não carrega, um download que demora para acontecer e até uma atividade que não é postada por falta de conexão podem prejudicar seu desempenho.

Sendo assim, antes de pensar em entrar na educação a distancia, tenha certeza que a sua conexão com a internet é boa. Pense que isso é um investimento. Então, não considere apenas o valor da sua mensalidade na hora de calcular os custos da graduação. A sua internet precisa estar na conta mensal. E ela precisa ser de boa qualidade.

Antes de concluir a sua inscrição, analise como é a sua organização e planejamento para os estudos. Quer dizer que o sucesso do aprendizado depende só de você. É preciso definir e cumprir os horários e ter uma rotina bem elaborada. Caso contrário, você deixará acumular matéria e o seu diploma pode atrasar para sair.

Então, para quem não tem disciplina ou se distrai facilmente, estudar a distância é uma desvantagem. Afinal, mesmo tendo um professor tutor para acompanhar o seu desempenho é você que define o sucesso. Preste muito atenção na maneira como você conduz a sua rotina.

Diploma EAD

Agora que você conhece todas as áreas disponíveis, saiba que o seu diploma do ensino a distância tem a mesma validade do presencial. Isso significa que ele não vem com nenhuma descrição sobre a forma como você optou estudar. Então, ele não é discriminado como ensino presencial ou a distância.

No entanto, você precisa ter cuidado com a validade do seu diploma. A instituição de ensino precisa ser credenciada e habilitada pelo Ministério da Educação. Então, antes de concluir a sua matrícula, acesse o site do MEC e confira se a instituição de ensino é válida.

Além disso, como você aprendeu, algumas faculdades exigem a presença em etapas determinadas. Então, para saber se o seu pólo presencial é cadastrado e habilitado pelo MEC, também vale uma boa pesquisa.

Cursos técnicos EAD são os que mais crescem

Nem só de graduação vive o ensino a distância. Existem inúmeros cursos técnicos disponíveis no mercado. Eles também têm o diploma reconhecido e podem apoiar você em uma mudança de carreira. Os cursos técnicos estão focados em proporcionar rápida inserção no mercado de trabalho. Ou seja, eles têm uma proposta diferente da graduação. Mas podem ser indicados para a sua realidade.

Para você ter uma ideia, a maioria dos ingressantes na educação superior busca um curso de bacharelado: 60,1%. Em seguida vêm as licenciaturas (20,1%) e, depois, os cursos tecnológicos (19,1%). Apesar do menor percentual, foi nesta modalidade que houve o maior aumento no número de ingressantes entre 2016 e 2017: 16,2%.

A tendência vem se repetindo ao longo da década estudada. O grau tecnológico teve o maior aumento no número de ingressantes, de 119,4%. A quantidade de alunos também mais que dobrou no mesmo período.

Se você se interessou por essa carreira, preste atenção em alguns cursos disponíveis. Eles são focados na atuação prática do mercado de trabalho:

Técnico em Design de Interiores

O curso está em alta e oferece boas oportunidades. Durante o período de estudos, você terá uma formação ampla. Este é o profissional que elabora, projeta e acompanha a execução de projetos de interiores. Tem como foco os espaços residenciais, comerciais, institucionais, promocionais e também atua em vendas especializadas. O mercado de trabalho oferece inúmeras possibilidades. Você poderá atuar em escritórios de arquitetura, design de interiores ou estabelecimentos comerciais.

Técnico em Administração

Antes de começar uma graduação, que tal experimentar o mercado de trabalho? Esse é o objetivo principal do técnico em administração. Esse profissional executa atividades relacionadas aos processos de gestão de pessoas, vendas, marketing e finanças. Também existe a possibilidade de trabalhar em operações logísticas, gestão de materiais e patrimônio. Com a formação, você poderá buscar um trabalho em organizações públicas e privadas de diferentes segmentos.

Técnico em Segurança do Trabalho

É mais uma área em constante evolução e com oportunidades. Esse é o profissional que tem um papel bastante relevante dentro das organizações. O técnico em segurança do trabalho responsável pela análise e avaliação do ambiente de trabalho, das instalações e dos processos laborais. O objetivo sempre é à prevenção de incidentes, acidentes e doenças ocupacionais. O mercado de trabalho oferece oportunidades em organizações públicas e privadas de qualquer segmento. Além disso, você poderá atender como por meio da prestação de serviços autônomos.

Gostou das dicas? Tem muito mais conteúdo disponível para você no site Vai de Bolsa.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui