Geralmente, o recomendado é você se especializar na área que é formado. Mas é importante lembrar que buscar um nicho diferente de formação pode não ser uma má ideia. Em outras palavras, embora você tenha se formado em uma área específica, isso não quer dizer que não seja possível buscar mais uma linha de atuação. Afinal de contas, o mercado é muito dinâmico e buscar especialização em uma área diferente pode ser uma grande vantagem.

Especializar em uma área diferente pode, inclusive, ajudar você a se recolocar profissionalmente. Neste post, vamos abordar as vantagens desse tipo de formação e como isso pode beneficiar sua carreira.

Descubra também como dar os primeiros passos em uma segunda área de atuação e aprenda a expandir os seus horizontes. Para isso, é importante descobrir alguns passos que podem ajudar você a incrementar o currículo.

Leia também:  E-book grátis ensina como fazer uma transição de carreira. Baixe agora!

As vantagens de se especializar em uma área diferente da formação

Talvez poucas pessoas saibam que é possível se especializar em uma área diferente da formação. Muitas vezes, essa é uma saída possível para fazer algo que dê mais satisfação do que a área em que possui o diploma. Também pode ser uma grande vantagem, pois o mercado de trabalho pode ser muito dinâmico e nem sempre a garantia de se realizar profissionalmente é certa após concluir o ensino superior.

Portanto, uma boa estratégia pode ser a de buscar especialização em uma área diferente. Além de aumentar o nicho de atuação, essa pode ser também uma maneira de aprender mais sobre outras atividades possíveis.

Ser bom em uma atividade é um ponto muito favorável na carreira. Porém, você pode se tornar um profissional mais dinâmico e versátil ao buscar uma outra área para se especializar. Um bom exemplo disso pode ser um professor universitário. Saiba que é possível ser graduado em um curso e dar aula em outra disciplina. Para isso, basta fazer uma pós-graduação, como mestrado e doutorado na área que deseja trabalhar.

É importante pensar que, ao se graduar, isso não quer dizer que você terá que trabalhar pelo resto da vida na mesma atividade. Afinal de contas, é muito comum mudar de opinião ao longo dos anos. Além disso, cargos novos passam a existir e outros são extintos.

Sendo assim, se especializar em uma segunda área em potencial pode ser uma decisão bastante sábia. Pois é preciso estar preparado para a volatilidade do mercado de trabalho moderno.

Veja a seguir algumas vantagens que isso pode trazer para a sua carreira profissional:

1- Mais uma área de atuação

A principal vantagem em buscar especializar em outra área é a de garantir mais um nicho para atuar no mercado. Portanto, isso pode garantir a você a capacidade e qualificação necessária para se destacar em outra profissão.

Desse modo, você será alguém mais dinâmico e provavelmente bastante valorizado no mercado de trabalho. E isso pode garantir uma série de benefícios para sua carreira.

Se você tem andado meio desanimado com a área que está atuando e esperava outra coisa da carreira profissional, talvez essa seja uma saída interessante. Muitas vezes a falta de realização profissional pode estar ligado a fazer aquilo que não gosta.

Portanto, ninguém está condenado a executar a mesma coisa até o fim da jornada profissional. Ao buscar a especialização em uma segunda área pode fazer com que você enxergue o mercado de trabalho com outros olhos.

2- Ampliação na rede de contatos

Saber trabalhar em mais de uma área garante a você um número maior de contatos. Lembre-se de que ninguém vai muito longe sozinho e um networking mais amplo pode ser a maneira de se safar em uma crise de mercado, por exemplo. Ao ampliar a rede de contatos, você também estará ampliando as possíveis conexões de empregos em outras empresas.

Em caso de alguma demissão não planejada, essa pode ser uma maneira de conversar com algum contato para saber se não existe uma recomendação possível para as suas habilidades.

Portanto, tenha sempre uma lista de contatos que pode salvar você de algum tempo parado sem estar ocupando uma vaga de emprego. As vantagens de uma rede de contato ampla são muitas, não exite em utilizá-la quando precisar.

Ela também pode ser uma saída para outra vaga de emprego, em outra empresa.  Sendo assim, você pode incrementar essa lista ao fazer uma especialização em uma área diferente da sua formação.

3- Mudança na carreira

Se você está insatisfeito com a sua atividade atual, saiba que talvez seja possível dar uma guinada na carreira. A estratégia para isso é a de fazer uma especialização em uma outra área, mas que tenha alguma relação com a atividade que você exerce. Ao fazer isso, você poderá enxergar outras possibilidades de carreira e também tentar ir para outra que tenha afinidade com o seu perfil de trabalho.

Avalie bastante as possibilidades de atuação e estude para saber se a área que você planeja se especializar está aquecida. Isso vai evitar que você seja um profissional frustrado e que tenha uma vaga em potencial para trabalhar.

Portanto, tenha sempre na manga um plano alternativo para a carreira profissional.

Leia também: Segunda graduação: vale a pena fazer um novo curso?

4- Adquirir outros conhecimentos do seu interesse

Ao buscar se especializar em outra área daquela que você é formado, tente buscar uma que você tenha interesse em aprender. Nem sempre a graduação vai garantir que se aprenda tudo o que deseja. No entanto, é aí que você deve buscar uma área que complemente a sua formação e ofereça outras possibilidades de carreira.

Ao buscar um conhecimento do seu interesse, você estará se aprofundando em outra área que gosta. Portanto, essa pode ser a maneira de encontrar a realização profissional em uma formação mais ampla.

5- Crescimento profissional

É importante ressaltar que buscar uma especialização alternativa, também pode garantir crescimento profissional. Portanto, essa pode ser uma vantagem muito grande. Ou seja, através de outro conhecimento, provavelmente você seja indicado a outra vaga, que poderá garantir a você mais realização profissional.

Nesse sentido, isso pode ser algo muito positivo na carreira de alguém e evitar que você fique obsoleto no mercado de trabalho.

Portanto, é fundamental se atualizar, mesmo após graduado, pois as empresas buscam profissionais dinâmicos e que consigam dar conta do recado em outras áreas. Vale lembrar que isso é bastante comum no mercado atual, desse modo, buscar se especializar em outra área pode fazer com que você seja alguém diferenciado e com conhecimentos além daquilo que se formou.

Conclusão

Agora que você sabe mais sobre as vantagens de se especializar em mais de uma área. Certamente percebeu que aprofundar os conhecimentos em algo diferente do que se formou pode ser uma estratégia eficaz para o mercado de trabalho.

Além disso, essa pode ser uma saída inteligente para uma possível crise que você esteja sofrendo na profissão que atua. Pode garantir mais conhecimento e agregar valor no currículo. Sendo assim, pode ser também uma maneira de valorizar mais as suas capacidades e se adaptar a futuras mudanças.

Portanto, você deve ter em mente que o mercado muda e que outro conhecimento pode garantir vantagens para a carreira profissional.

Na verdade, ao buscar se especializar em outra área é algo positivo e bastante comum. E é saudável despertar interesse em outras áreas. Além de garantir mais conhecimento faz com que você enxergue o mercado com outras lentes e que aprenda mais sobre outros segmentos. Isso fará de você um profissional dinâmico e preparado para lidar com as possíveis mudanças futuras.

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.