Cadastre-se
Cadastre-se e receba dicas, descontos, notícias e informações sobre o mundo da educação!
estudar espanhol

Estudar espanhol sozinho: dicas para aprender o idioma

Você sabia que o espanhol é a segunda língua mais falada no mundo? Ela é utilizada em aproximadamente 30 países, distribuídos em sua maioria na América Latina. Por isso é tão importante estudar espanhol. Além disso, falar um segundo idioma é praticamente indispensável nos dias de hoje para quem quer se colocar no mercado de trabalho. Além de poder acessar algumas opções de intercâmbio, assunto já tratado aqui no Blog Vai de Bolsa.

O espanhol é uma língua parecida com o português, por serem ambas derivadas do latim. Isso pode ser um bom indicativo para aprendê-lo. E você sabia que é possível estudar espanhol sozinho, na sua própria casa?

Confira nesse post dicas para você aprender a falar espanhol de forma muito prática, pela internet, sem gastar muito.

Sugestões sobre como estudar espanhol sozinho

Para os brasileiros, é muito bom saber espanhol. Primeiro por estarmos inseridos na America Latina, fazendo divisa com países onde falam a língua, e também por ser um dos idiomas mais fáceis de se aprender.

Bolsa ENEM
👉 Estão abertas as inscrições para o VESTIBULAR Estácio que está chegando com 70%* de desconto em todo curso.

Segue então uma lista de sugestões sobre como estudar espanhol sozinho:

1 – Baixe apps de idiomas

Existe uma variedade de aplicativos disponíveis para o estudo de idiomas. Aqui estão alguns dos principais. Todos estão disponíveis tanto para iOS quanto para Android:

Duolingo

Já falamos desse app aqui. É uma das opções mais conhecidas e utilizadas quando se trata de aprender idiomas online. Oferece cursos de uma série de línguas estrangeiras, entre elas o espanhol. Funciona como se fosse um jogo. É possível aprender a ler e falar e cada acerto gera uma recompensa, basta estabelecer as metas. O app aborda temas que trabalham a escrita, leitura, pronúncia e compreensão oral.

Babbel

Também é possível estudar vários idiomas, 13 no total. Somente alguns recursos são gratuitos mas é o suficiente para quem está começando. Utiliza padrões europeus de aprendizagem de idiomas, considerado moderno e eficaz. Possui cursos iniciantes, intermediários e avançados.

Wlingua Espanhol

Nesse app você pode escolher entre estudar espanhol da Espanha (castelhano) ou do México (español). Também tem conteúdo pago, sendo que o estudante pode utilizar por um período gratuitamente. São mais de 420 lições com áudios, exercícios, leitura e vocabulário.

Memrise

O app oferece espanhol falado por nativos e assim como o Wlingua também tem os dois tipos de espanhol. Considerado o melhor app pelo Google Play Awards em 2017. No espanhol da Espanha, uma das inúmeras aulas é dos Falsos Cognatos, ou seja, palavras que, por serem parecidas com o português, tem seu significado confundido. E, assim como o Duolingo, a ideia do app também é em formato de jogo.

Bolsa ENEM

Você sabia que pode conseguir uma bolsa de até 60% no curso todo na Estácio com a sua nota do ENEM dos últimos 5 anos? Confira aqui o valor da sua bolsa e economize na graduação! 🎓

2 – Tenha contato diariamente com a língua espanhola

Assim como um bebê aprende rapidamente sua língua materna porque está imerso nela, dessa maneira funciona com quem está em processo de aprendizado de outro idioma. Quanto mais a pessoa convive com o idioma, mais chances tem de aprendê-lo.

Portanto assistir, à filmes e séries em espanhol é sempre uma boa opção. De preferência com legenda na língua original ou sem legendas para treinar mais! Ler livros e ouvir músicas também são alternativas.

3 – Consuma cultura e entretenimento em espanhol

Hoje em dia temos muitas opções de conteúdo estrangeiro online disponível. Somente na plataforma Netflix são muitas as opções de filmes e seriados. Algumas opções são: Narcos, Ingobernable, Club de Cuervos, Pode me Chamar de Francisco, As telefonistas e o famoso La Casa de Papel.

Outra opção cultural bem legal é assistir canais de viagens. Você pode aprender sobre a origem das principais festas e pratos típicos espanhóis. Pode também buscar por fatos históricos e marcos importantes que envolvam a língua espanhola.

4 – Estudar espanhol no YouTube

O Youtube, assim como os streamings (plataformas de transmissão contínua como o Netflix) tem muitas opções para quem quer estudar espanhol.

No canal Bora Falar Espanhol, que tem mais de 100 mil inscritos, são 7 playlists com mais de 100 vídeos com aulas de espanhol. Em um deles, o professor fala sobre 5 erros comuns que os falantes de português cometem ao tentar falar espanhol.

No canal Espanhol para Brasileiros, com mais de 200 mil inscritos, são 10 playlists com mais de 400 vídeos disponíveis. Na playlist Espanhol para Viagens são 16 vídeos exclusivos para esse tema. Um deles mostra as 10 palavras do turismo em espanhol.

5 – Aproveite as opções de Podcasts

Lançado no Brasil em 2004, o Podcast é como um programa de rádio, porém você pode escolher o conteúdo e ouvi-lo na hora que você quiser. Existem podcasts de todos os assuntos e, claro, aprender idiomas é um deles.

Algumas opções de podcast para estudar espanhol são: Unlimited Espagnol par Oscar, Español Automatico, Coffee Break Spanish e LightSpeed Spanish. Procure essas opções no seu aplicativo de podcast favorito.

6 – Pratique conversação com nativos

Claro que o ideal seria poder fazer uma imersão em algum país de língua espanhola. Mas como a ideia é estudar espanhol sozinho, de preferência em casa, você pode fazer isso através de alguns sites. Eles normalmente cobram pelo conteúdo, mas tem bastante coisa interessante gratuitamente.

Busuu

Site especializado em inúmeros idiomas e dá feedback instantâneo com falantes nativos. As lições são criadas por linguistas profissionais e utilizam tecnologia de aprendizagem automática, com planos de estudo personalizados e reconhecimento de fala.

HelloTalk

Falantes nativos vão ensinar um idioma para você enquanto você ensina o seu idioma para eles. As conversas são através de texto, gravações de voz, ligações em áudio ou vídeo e até mesmo desenhos. A ideia do site é aprender conversando.

Sites dedicados a intercâmbio linguístico

Existem muitas opções de sites onde você pode se inscrever e conversar com pessoas do mundo todo que desejam aprender um idioma. Funciona como uma troca, você ensina o seu e aprende o da pessoa com quem você conversa. Além do aprendizado, também é uma ótima forma de conhecer pessoas e fazer amizades. Algumas opções de sites são: Italki, Speaky e Conversation Exchange. Vença sua timidez e aproveite esse recurso muito útil!

7 – Escreva em Espanhol

Produzir textos no idioma é uma maneira bem eficiente de estudar espanhol. Também desenvolve sua capacidade de autocorreção já que você pode ajustar as frases quando lê para que sejam compreendidas. Você pode escrever sobre sua rotina, como um diário. Pode também pedir para alguém corrigir sua escrita.

Para aprimorar uma escrita bem feita, você pode contar com a ajuda de uma série de dicionários de espanhol online. Algumas opções são: Bab.la, WordReference, Michaelis, Linguee, Babylon, Só Espanhol e Reverso Dicionário.

O site Só Espanhol é, além de um dicionário, também um site que introduz o estudante ao vocabulário espanhol. Dividido em diferentes categorias como: alimentação, animais, cores, comércio e serviços e meios de transporte. O site também conta com uma série de exercícios práticos, como: revisão de artigos, análise da utilização verbal, acentuação e conjugações.

Aprenda o vocabulário

Aprender o vocabulário é o primeiro passo para ficar fluente em uma língua. Segundo o site Palpite Digital, aprender as primeiras mil palavras mais frequentes em uma língua permitirá que você leia 70% de cada texto que encontrar. Sendo assim, o ideal é aprender as mil ou duas mil palavras mais comuns e, em seguida, personalizar seu vocabulário para suas próprias necessidades.

Nem todo mundo vai precisar de um espanhol técnico ou acadêmico, às vezes você só quer viajar e interagir com os locais. Avalie o que você precisa aprender e invista no vocabulário adequado.

8 – Repetição

Não basta só aprender, o conteúdo precisa ser revisto e repetido inúmeras vezes. Já vimos nesse post que existe uma teoria chamada curva do esquecimento onde vamos perdendo com o passar do tempo o conteúdo que aprendemos. Para que isso não aconteça, é preciso sempre repetir.

Quando se trata de uma língua estrangeira, não é só por conta do esquecimento. A repetição faz com que a pronúncia fique cada vez melhor e o aprendizado mais eficiente.

E aí? Gostou das dicas? Escolheu seu método preferido de estudar espanhol? Acompanhe nosso blog e receba mais dicas como essas!

Tags:
  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *