estudar para concurso

Como estudar para concurso? 5 dicas para ser aprovado!

Estudar para concurso público não é uma tarefa fácil. Trata-se de um estudo a longo prazo, que demanda organização, dedicação, disciplina e foco. As provas, via de regra, são exigentes, com variados e extensos conteúdos, além de terem uma enorme e preparada concorrência.

Mas qual o segredo das pessoas que passam no tão sonhado concurso? Em geral, elas se diferenciam dos seus concorrentes em um aspecto: são pessoas que traçaram as estratégias de estudo corretas para alcançar seus objetivos. Ou seja, não existe uma fórmula única para o sucesso. Cada pessoa deve encontrar a forma de estudar mais adequada ao seu perfil e a sua rotina.

Entretanto, algumas dicas podem fazer a diferença na sua aprovação. Isso porque a decisão de começar a estudar normalmente vem acompanhada de diversas dúvidas. Por onde começar? Quantas horas dedicar aos estudos por dia? Quais técnicas adotar? Quais são as melhores formas de organização? E por aí vai…

Pensando nisso, elaboramos um pequeno guia para orientar aqueles que desejam iniciar a trajetória de estudos para alcançar o cargo dos sonhos. Vem com a gente!

Saiba mais: Conheça os 10 melhores cursos para concursos públicos

1. Por onde começar a estudar para concurso?

Saber o que te motiva é um dos principais fatores para obter sucesso nos estudos. A rotina, a cobrança interna e externa e outros fatores do dia a dia podem tirar o seu foco da preparação. Por isso, é importante ter sempre em mente o que te motiva a seguir em frente.

Reflita sobre onde você quer chegar ao estudar para concurso e quais as metas para sua vida. Para além da estabilidade financeira, por que você quer ingressar na carreira pública e não na iniciativa privada? De onde vem sua disciplina e foco? O que te fortalece para não desistir perante as dificuldades? As resposta não são fáceis de encontrar, mas é preciso ao menos pensar com carinho sobre alguns pontos.

Estudar para concurso pode ser ainda mais desafiador para quem não conhece a si mesmo e está totalmente atrelado às expectativas dos outros. É necessário ter um contato maior com o seu “eu” interno. Sem esses exercícios de autoconhecimento, seu foco tende a não ser tão forte a ponto de resistir às adversidades futuras.

Além disso, é importante que você se insira no mundo dos concursos. Existe um mundo de conteúdos e informações sobre concursos públicos sendo produzidas diariamente e disponibilizadas de forma gratuita na internet, sobre os mais diversos assuntos. Veja vídeos, leia artigos, acompanhe professores, concurseiros e servidores.

2. Defina objetivos e metas para estudar para concurso

Já conseguiu entender o que te deixa motivado para seguir o seu planejamento rumo à aprovação no concurso? Agora, está na hora de estabelecer um objetivo a longo prazo que envolva o seu cargo dos sonhos. Para estudar de forma eficaz é necessário ter foco total e a definição de um cargo ou concurso ajuda muito nesse passo.

Antes de se entregar aos estudos, estabeleça seus objetivos a curto, médio e longo prazo. São justamente eles que vão nortear tanto o ritmo quanto o planejamento pessoal. Então, vale a pena parar por um momento para calcular a “rota” e enxergar o caminho pelo qual você está disposto a trilhar.

Em seguida, é importante definir metas de acordo com a conjuntura e com a complexidade das provas do cargo escolhido. As metas devem ser realistas e específicas, pois são elas que te levarão à conquista do seu objetivo. É interessante ter metas diárias, semanais, mensais e anuais, de forma que seu objetivo final não pareça tão distante a ponto de te fazer desistir no meio do caminho. 

Para potencializar a motivação, você pode estabelecer pequenas recompensas ao cumprir sua meta diária, como assistir a um episódio da sua série favorita, sair para comer fora ou dormir uma hora mais cedo. 

Depois de traçadas as metas, é preciso analisar sua rotina e fazer um planejamento de forma a conciliar suas atividades do dia a dia com o horário que será dedicado exclusivamente aos estudos.

3. Monte um plano de estudos

Começar a estudar para concurso pode parecer uma tarefa complicada, mas a chave para essa etapa é a organização. Primeiramente, você precisa definir para qual concurso irá estudar, quais são as matérias que têm maior peso no edital, quais são as matérias em que você têm mais dificuldade e quanto tempo você tem para se preparar até a prova.

Em seguida, analise sua rotina e faça um planejamento de forma a conciliar suas atividades do dia a dia com o horário que será dedicado exclusivamente aos estudos. É importante que você seja verdadeiro com você mesmo e só contabilize as horas que realmente conseguirá estar sentado na frente do seu material estudando. Depois de organizar seu tempo e planejar as suas horas diárias e semanais de estudos, é hora de criar um plano de estudos. 

O plano de estudos é a forma de organização das matérias a serem estudadas de acordo com as suas horas líquidas de estudo diário. O ideal é dividir a preparação em duas fases. A primeira delas é estudar apenas as matérias comuns aos concursos da área enquanto o edital ainda não foi publicado. Na segunda fase, é hora de estudar se baseando no conteúdo programático da prova.

É muito importante que o intervalo entre dois conteúdos da mesma matéria seja de no máximo uma semana para que você não se esqueça daquilo que já estudou. E lembre-se: Mais vale estudar 2 horas com concentração total do que 10 horas com os pensamentos nas nuvens.

4. Defina onde estudar para concurso

Depois de definir quanto tempo e quais matérias estudar para concurso, você deve escolher atentamente o local onde irá se preparar. É necessário saber em qual local você aprende melhor. A organização do lugar em que você estuda conta muitos pontos para a prática se tornar cada vez mais eficaz. Tente reservar um espaço destinado somente para os estudos.

Como o quarto geralmente é nosso local de descanso, ele pode dificultar a concentração. Se possível, reserve outro cômodo da casa como seu local de estudos. Caso isso não seja possível, organize uma mesa com seus materiais no quarto e capriche na disciplina.

Além disso, não se esqueça de deixar o cantinho com cara de “seu”. Coloque porta-retratos ou qualquer item de decoração que te faça se sentir bem. A experiência de personalizar o espaço pode incentivar sensações boas acolhedoras.

5. Mantenha o foco e a motivação

Estudar para concurso é como correr uma maratona. O maratonista tem que encontrar seu ritmo. Se ele mantiver um ritmo muito lento, todos vão ultrapassá-lo, e se for muito rápido, ele vai se cansar e desistir no meio do caminho.  

Da mesma forma funcionam as preparações a longo prazo. É preciso criar uma rotina de estudos exequível, que permita que você estude e realize todas as outras atividades que planejou para o seu dia, sem que isso te deixe excessivamente sobrecarregado. 

Portanto, de nada adianta estudar 8 horas por dia se você não tem tempo para descansar, se alimentar bem, praticar exercícios físicos e ter alguns momentos de lazer.  

Sobrecarregar a cabeça de conteúdo nunca será o melhor caminho, porque a qualidade dos estudos ficará comprometida. Por isso, reserve algumas horinhas para fazer coisas de que gosta. Tire o atraso de sua série favorita, pratique esportes e se reconecte consigo mesmo.

Aliviar a sua rotina depois de longas horas de estudo é de extrema importância. Até porque você conseguirá ter tempo para processar tudo aquilo que acabou de ler. Quando for revisar o conteúdo, as coisas vão fluir de uma maneira mais leve e saudável.

Saiba mais: Os 10 melhores cursos superiores para concursos públicos

Gostou do conteúdo? Acesse o nosso blog e veja mais dicas de como melhorar seus estudos!

  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *